
Na tarde do dia 05 de fevereiro, ocorreu a cerimônia conjunta de formatura, que incluiu a entrega de certificados do Curso de Introdução Bíblica Verbo da Vida, o Culto de Ação de Graças do 1º ano e a graduação do 2º ano do Centro de Treinamento Bíblico Rhema no sistema prisional da Unidade de Igarassu (PE).
A cerimônia contou com a presença do secretário da Supervisão da Região Metropolitana do Recife e paraninfo da turma formanda, pastor Tarcísio Rodrigues; da diretora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema e do Curso de Introdução no sistema prisional de Igarassu, Jeane Faustino, e sua vice-diretora Miriam Silva; da representante da Coordenação do Rhema no sistema prisional, Rose Saraiva; do diretor da unidade prisional de Igarassu, Carlos Cordeiro; e do pastor presidente da Igreja Verbo da Vida em Igarassu, Valber Douglas, acompanhado de sua esposa, Andréa Chá. Eles compuseram a mesa diretiva. Também marcaram presença agentes penitenciários, professores, familiares e amigos dos alunos.
Cerimônia de formatura

A diretora Jeane Faustino deu início à cerimônia de formatura agradecendo a Deus, a todos os presentes e parabenizando os alunos concluintes e formandos pela conquista.
O paraninfo da turma, pastor Tarcísio Rodrigues, dirigiu-se aos alunos com uma mensagem de encorajamento e reflexão. Ele compartilhou uma poderosa analogia: “Um homem está atravessando um vale de sombra de morte, mas está confiante de que o Senhor está com ele, que a bondade do Senhor está diante dele, que a misericórdia do Senhor está com ele e que vai habitar com o Senhor para todo sempre. O vale não é um lugar onde você vai morar, mas sim uma situação que você vai atravessar, e o seu foco deve ser sempre ‘Deus está comigo’.”
Em seguida, o pastor Tarcísio incentivou os alunos a aproveitarem a oportunidade de absorver todas as verdades que haviam aprendido e a derramarem seus corações integralmente ao Senhor. Ele ressaltou a todos que Deus se mostra forte àqueles que se rendem completamente a Ele, citando 2 Crônicas 16:9: “Os olhos do Senhor procuram por todo o mundo, para se mostrar forte para com aqueles cujo coração é totalmente Dele.”
Ele finalizou a mensagem reforçando que a caminhada com Deus exige confiança e entrega, e que, em todas as circunstâncias, a presença divina é o maior apoio.
Testemunho

O orador da turma, Josivaldo Matias, compartilhou uma reflexão profunda com os presentes, citando a passagem de Tiago 2:17-19: “Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma. Mas alguém dirá: ‘Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras’.”
Logo após, Josivaldo destacou que “somos frutos do que Deus colocou no coração de vocês”, referindo-se aos professores e mentores que acompanhavam a turma ao longo da jornada.
Ele também compartilhou seu testemunho pessoal: “O Rhema mudou a minha vida, e isso é notório, pois vocês me conhecem no dia a dia. Quando entramos em algo sério como o Rhema, passamos a andar vigilantes em nossa vida. Muito do conhecimento que adquiri aqui no Rhema eu levei para os demais PPLs (Pessoas Privadas de Liberdade). Eu represento o Reino dos Céus e represento o Rhema entre os outros PPLs”.
Josivaldo enfatizou que o Rhema proporciona uma transformação interna que se reflete nas atitudes cotidianas, sendo um exemplo para os outros e testemunhando, na prática, a verdade aprendida. “O Rhema e essa Palavra mudaram tanto a minha vida que hoje tenho muito cuidado no meu modo de viver. Por exemplo, quando tropeço em alguma coisa, me alerto para que saia da minha boca nenhuma palavra que possa ferir ou dar mau testemunho. Antigamente, era normal falar palavras feias, mas hoje eu represento Jesus!”, declarou.
Gratidão pela liberdade em Cristo

A cerimônia de formatura foi marcada por muita celebração e adoração a Deus, em reconhecimento à Sua bondade e ao Seu amor, que libertam aqueles que estão presos. A cerimônia não foi apenas a conclusão de um ciclo, mas também uma poderosa expressão de gratidão e louvor pela liberdade espiritual experimentada em Cristo.
Todos os presentes foram tocados pela presença de Deus e pelo poder transformador d’Ele na vida daqueles que O buscam com um coração sincero.
























3 Comentários
Cremos que em 2025 essas instituições vão invadir o território do Poder e ultrapassar as bênçãos. Cremos que cada aluno vai ser atros no céu e caminhos em densas florestas. Eles venceram inimigo pelo sangue do cordeiro e a palavra do seu testemunho
Através da escola podemos ver a prática da palavra quando mim viste preso mim visitante.Essa palavra vai alcançar milhares de pessoas ao redor do globo.Somos gratos ao senhor por essa instituição ter chegado aos presidios.
Gloria a Deus celebramos a conquista desses irmãos louvamos ao senhor por essa solenidade. Parabenizamos