Homens são uma presença importante no Departamento Infantil. Um professor cristão é aquele que antes de mais nada tem o coração de pastor, que se esmera em entender e se identifica com suas pequenas ovelhas, que tem como propósito levar as crianças a Cristo e depois a ensiná-las a continuar no Caminho.
Nenhum professor cristão deveria desejar nada menos que excelência na sua prática de trabalho para que o seu ensino resulte em transformação de vidas.Perceba que falo generalizando, professor homem ou mulher, porque a igreja é um ambiente composto de homens e mulheres que servem em todos os lugares, que participam ativamente do seu crescimento, e não poderia ser diferente no que diz respeito ao Departamento Infantil, pois nem só de mulheres se forma esse Departamento.
As nossas crianças precisam ter referências masculinas nesse ambiente, elas precisam de rapazes, de homens que sejam tão envolvidos quanto as mulheres. Quantas crianças não tem na sua casa essa imagem masculina para ser um referencial?
Em uma época em que tudo está tão distorcido, que os valores estão se invertendo, é na igreja que podemos reforçar o que a Bíblia nos ensina sobre a criação de Deus em relação ao homem e a mulher, e as suas funções como Corpo de Cristo. Mas como demonstrar isso para as crianças? Só através de palavras, de lições ou ministrações? Não! O exemplo falará mais que as palavras.
O Departamento Infantil deverá dar, sim, oportunidade aos homens para servirem, sejam eles jovens ou adultos. Deverão ser capacitados, preparados e participantes das escalas, assim como as mulheres. Já se foi o tempo em que ensinar era uma profissão exclusivamente feminina, era “coisa de mulher”, não existe mais essa barreira.
Por isso, a igreja deve adotar critérios através de entrevistas e direcionamentos para os interesses dos homens em relação à faixa etária e deve orientá-los no serviço na sala, deixando-os fluir, crescendo espiritualmente, junto à turma.
Homens, não tenham receio em participar do Departamento Infantil!
Lá, é um lugar de crescimento como em qualquer departamento da igreja. Seja aquela pessoa em que a criança poderá confiar; seja respeitoso, porém amoroso; entenda e participe das conversas e brincadeiras que serão programadas; não pense no Departamento Infantil como um lugar de passagem, mas como um chamado para sua vida, onde Deus poderá moldá-lo e guiá-lo. Talvez, posteriormente, as direções mudem, mas enquanto isso não acontece, fique firme com suas crianças!
Veja que, na Bíblia, existiram crianças que foram levantadas para servir a Deus ainda na infância e elas precisaram ser guiadas por homens para que conseguissem alcançar o seu propósito. Veja o caso do Rei Jaós (2 crônicas 24.1) e o Rei Josias (2 crônicas 34.1), que reinaram com ajuda de adultos. Com nossas crianças não deve ser diferente em relação a essa presença masculina servindo no Departamento Infantil.
Você é muito importante e necessário nesse serviço a Deus, por isso, fique livre para participar, sendo aquele tio ou professor que irá pastorear as crianças nesse tempo.
Você é muito bem-vindo ao Departamento Infantil! Os únicos requisitos que são exigidos são: ter comunhão com Deus, buscar aprender, ensinar com o coração e respeitar as diferenças. Então, você estará pronto para servir!
1 Comentário
Maravilhoso 👏🏼 isso mesmo.
Graças a Deus temos visto cada vez os irmãos se achegando no DI, não só os jovens, mas também os pais pegando junto e sendo excelentes tios ( Professores) e monitores