A Igreja Verbo da Vida em Olinda (PE) realizou a Conferência O cuidado do corpo e recebeu ministrações do pastor Luciano Subirá.
No início do evento, a Igreja desfrutou de um precioso tempo de louvor ao Senhor. Assim, ao ministrar a Palavra, o Pr. Luciano disse que o intuito da Conferência era incentivá-los a lerem os livros que receberam para renovarem a mente e cuidarem do corpo que Deus os deu.
Logo após, o ministro destacou o texto de Efésios 5:28-20, no qual o apóstolo Paulo faz referência sobre o cuidado com o corpo. De acordo com Luciano, a Bíblia fala de forma inquestionável de que se deve ter cuidado com o corpo. Desse modo, na mesma medida que Jesus cuidava do Corpo de Cristo, Ele cuidava do seu corpo físico durante seu ministério, pois a mesma Bíblia que diz que Jesus teve fome, diz que Ele comeu, quando diz que Ele teve sono, diz que Ele dormiu.
“Atualmente, essa nova geração tem recebido o sedentarismo como o novo tabagismo, aceito na geração anterior. Contudo, a conta feita por historiadores e pesquisadores afirma que Jesus e seus discípulos andavam cerca de 30km por dia para cumprir o ministério”, disse o ministro.
Ao contar seu testemunho, o Pr. Luciano Subirá relatou sobre a época em que sofria com obesidade. E que possuía a mentalidade de que tudo ia bem com suas taxas corporais, em meio à doença, pois era um homem de Deus. E essa era a mentalidade que o pastor foi desconstruir na mente deles. Em seguida, relatou que sofreu com pressão alta, diabetes, e buscou emagrecer até as taxas melhorarem. Mas o Senhor tratou com ele para que cuidasse verdadeiramente da casa do Espírito Santo.
Três pontos-chave sobre o cuidado do corpo
Primeiramente, o pastor explicou sobre a espiritualização exagerada, ensinando-os que não são apenas seres espirituais, mas estão em um corpo que precisa de cuidados. Um exemplo claro disso foi Cristo, que ao findar o jejum, voltou a comer, pois, em sua forma humana, ensinava as leis naturais. Assim, a Palavra ensina que não deve-se tentar o Senhor, nosso Deus. “Ele nos guarda, mas não quer dizer que não devemos nos proteger”, afirmou o ministro.
Em segundo lugar, Luciano abordou sobre viver para cumprir o propósito, quanto ao cuidado com a vida e que morrer antes da hora não é a vontade de Deus para Seus filhos. “Há uma hora certa para todas as coisas, inclusive para morte. Não devemos apressar esse momento, pois temos muitas coisas para realizar em Deus”, exortou.
Por fim, o terceiro tópico instruiu sobre as áreas que necessitam de cuidado. Conforme 1 Coríntios 6:19-20, ninguém é dono de si, pois um alto preço foi pago na cruz. “Dessa maneira devemos glorificar a Deus com nosso corpo. Como? Fugindo da imoralidade sexual, comendo e bebendo para a glória de Deus. Com ordem e decência, ao seu tempo. Tanto a desnutrição quanto a obesidade são doenças, um por falta e outra por excesso. A verdade deve ser dita em amor. Nenhuma sobrecarga é sábia, é um dia a conta chega. Devemos movimentar nosso corpo. Exercícios físicos afetam nossos hormônios, levando à liberação de hormônios necessários para uma vida equilibrada”, completou.
Cristo é o nosso referencial
Desta forma, os membros saíram convictos do dever de autopreservação e do cuidado com o corpo que Deus os deu, para que possam correr a boa carreira de forma plena e com excelência. De fato, os filhos de Deus devem ser influência para o próximo. Como o pastor Luciano Subirá concluiu: “Cristo é o nosso referencial de modelo e padrão de caráter e conduta!”.