O inconformismo gera resultado

Luciano Subirá

“E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros! E Eliseu lhe disse: Toma um arco e flechas. E tomou um arco e flechas. Então disse ao rei de Israel: Põe a tua mão sobre o arco. E pôs sobre ele a sua mão; e Eliseu pôs as suas mãos sobre as do rei. E disse: Abre a janela para o oriente. E abriu-a. Então disse Eliseu: Atira. E atirou; e disse: A flecha do livramento do Senhor é a flecha do livramento contra os sírios; porque ferirás os sírios; em Afeque, até os consumir. Disse mais: Toma as flechas. E tomou-as. Então disse ao rei de Israel: Fere a terra. E feriu-a três vezes, e cessou. Então o homem de Deus se indignou muito contra ele, e disse: Cinco ou seis vezes a deverias ter ferido; então feririas os sírios até os consumir; porém agora só três vezes ferirás os sírios”. (II Reis 13.14-19)

” E Jeoás, filho de Jeoacaz, tornou a tomar as cidades das mãos de Ben-Hadade, que ele tinha tomado das mãos de Jeoacaz, seu pai, na guerra; três vezes Jeoás o feriu, e recuperou as cidades de Israel”. (II Reis 13.25)

Às vezes, nós temos o hábito de olhar só os extremos.

Eu olho para essas três flechadas que ele deu no chão. Há toda uma encenação, que eu chamaria de um ato profético.

A Palavra de Deus diz que Eliseu morre logo depois desse episódio. Ele, mesmo nessa condição, já idoso, acamado, se permiti ser usado por Deus. Isso nos mostra que nada deveria ser uma desculpa para nós para não sermos um instrumento de Deus na vida de alguém.

Quem determina a quantidade de vitórias que você tem? É Deus e a palavra profética que Ele liberou? Não! É atitude que você tem sob a palavra profética.

Nós estamos vendo aqui dois tipos de crente. Um que se contenta com pouco e outro que não descansa até alcançar tudo que Deus o confiou.

Existe algo aqui que precisamos observar, que é a interação com o ato profético.
Deus está dizendo que já determinou o Seu plano e Sua vontade, agora é você que tem que fazer algo para que isso aconteça.

Eu acredito que algumas gerações da igreja brasileira tem permitido perder o melhor de Deus por falta de um posicionamento.

Tem muita gente tentando achar soluções temporárias para o que Deus falou em várias áreas. Uma visão de conquista precisa crescer dentro de nós.

E quando vemos Jeoás e Eliseu, vemos o primeiro sendo um conformado. E o segundo, um que não a aceita nada menos do que Deus prometeu.

Como você reagiria se um anjo aparecesse pra você? Agora, a bíblia diz que foi O Anjo do Senhor que apareceu para Gideão. E o que Gideão faz? Ele retruca o anjo imediatamente. Sabe o que é isso? O desabafo de um inconformado.

Deus escolheu Gideão, Ele viu nele esse inconformado ou ele virou inconformado porque Deus o escolheu? Eu acredito que o que atraiu Deus para esse homem foi o inconformismo dele.

Eu não aceito em absoluto ser parte de uma igreja que se conforma em não viver as manifestações de Deus. O inconformismo vai nos fazer experimentar aquilo que Deus tem para nós.

Não dá para falar de Eliseu sem falar de Elias. Elias desistiu do ministério antes de ter terminado. No reino de Deus até para desistir você precisa ser responsável. Porque Deus manda Elias ungir Eliseu para que ele terminasse aquilo que ele começou.

Você não vê em Eliseu a mesma atitude de Elias. Eliseu na mesma hora aceita o desafio.
E Eliseu pede porção dobrada da unção que está sobre Elias. Isso mostra pra mim que Eliseu estava dizendo que ele queria cumprir o chamado dele, mas também queria a unção de Elias sobre ele, seria dois profetas em um. Essa é a atitude de um inconformado.

Quando Eliseu feriu o Jordão com a sua capa, e o rio se abriu, ele bradou: “Onde está o Deus de Elias?”. Com isso, nós precisamos entender que moveres são cíclicos. Moveres começam e terminam. Mas, tem gente que não sabe lidar com fim de ciclos ou nós interpretamos que Deus parou junto com os ciclos. Mas, o Deus que produz os ciclos não muda. Eliseu está dizendo que Elias foi embora, mas o Deus de Elias não mudou.

“Quando, pois, os edificadores lançaram os alicerces do templo do Senhor, então apresentaram-se os sacerdotes, já vestidos e com trombetas, e os levitas, filhos de Asafe, com címbalos, para louvarem ao Senhor conforme à instituição de Davi, rei de Israel. E cantavam juntos por grupo, louvando e rendendo graças ao Senhor, dizendo: porque é bom; porque a sua benignidade dura para sempre sobre Israel. E todo o povo jubilou com altas vozes, quando louvaram ao Senhor, pela fundação da casa do Senhor. Porém muitos dos sacerdotes, e levitas e chefes dos pais, já idosos, que viram a primeira casa, choraram em altas vozes quando à sua vista foram lançados os fundamentos desta casa; mas muitos levantaram as vozes com júbilo e com alegria. De maneira que não discernia o povo as vozes do júbilo de alegria das vozes do choro do povo; porque o povo jubilava com tão altas vozes, que o som se ouvia de muito longe”. (Esdras 3.10-13)

Os velhos estão dizendo consciente ou inconsciente “nunca que essa casa vai ser no nível que nós tínhamos”. Os jovens estão empolgados, animados com o que Deus iria fazer.
Deus está alertando para parar de chorar, ficar saudoso com os ciclos que passaram, mas estarmos animados com a próxima geração, coisas que irão acontecer, Deus tem algo novo e mais poderoso. Nós precisamos ter uma interação com a palavra profética.

Jesus só precisa de pessoas que acreditem que coisas extraordinárias podem acontecer a partir do pouco que nós temos.

Quem determina a dimensão do que Deus vai fazer não é Ele, é o tanto que você decide acreditar.

Nós precisamos aprender onde vamos colocar os nossos olhos. Está na hora de você deixar para trás algumas coisas boas que Deus fez e, colocar os seus olhos no que Ele fará.

*Trechos da mensagem do Luciano Subirá no Seminário de Verão 2018.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!