Verbo FM

O tempo de espera

por Luciano Subirá 

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor”. (Salmo 40.1)

Esse texto revela que Deus não só ouve o nosso clamor, ele fala a respeito de algo que é quase uma atitude de fé.

Muitas vezes nós pensamos na fé como algo quase que instantâneo. Apesar da fé muitas vezes trazer resultados rápidos, eu quero lhe dizer que nem sempre é assim.
Hoje, eu quero falar de algo que não é tão bom, algo que o salmista fala que é “esperei com paciência no Senhor”.

Se nós enxergarmos o que há por trás da espera na perspectiva de Deus, vamos ver que esperar não é falta de fé.

Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas”. (Hebreus 6.11-12)

Deus tem promessa para cada um de nós. Mas, a forma pela qual nós herdamos as promessas, envolve não apenas fé, mas fé e paciência.

Nós precisamos quebrar o mito que, às vezes, passa a ser cultivado dentro da gente de que não há lugar para espera dentro das promessas de Deus. As promessas concernentes ao plano de Deus para a nossa vida, necessariamente não serão algo que acontecerá de pressa.

Quando Deus prometeu um filho a Abraão, levou 25 anos para que se cumprisse.

Deus promete a José através de um sonho. Com 17 ele é vendido e, quando ele tinha 30 anos é que as coisas começaram a acontecer.

Isaque casa com Rebeca e descobre que a sua esposa tem o mesmo problema da sua mãe, infertilidade. Ele ora ao Senhor, e a bíblia diz que ele foi pai aos 60 anos.

Davi passou pelo menos 15 anos esperando o cumprimento da promessa para assumir o trono de Israel.

Esperar não é necessariamente falta de fé, mas a pergunta é: Por que Deus trabalha com a espera?

Uma vez eu falei com Deus: Quando o Senhor prometer algo, não dá pra deixar pra falar mais perto de acontecer?

“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo; Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai”. (Gálatas 4.1-2)

Nós precisamos entender que apesar do filho ser herdeiro de tudo, o pai deixa-o no mesmo nível de todos na casa, por que? Porque qualquer um que não tem maturidade tiver acesso a sua herança pode acabar dissipando tudo o que herdou. E a espera é o processo que nos ajuda a amadurecer. A gente percebe isso não só no ensino bíblico, mas é estatística pura.

Eu e você sempre estamos tentando pegar atalhos, porque às vezes, a gente esquece de pensar que Deus tem planos e propósitos para nós. A gente sempre tenta dar um jeito, e quando tentamos isso é como Abraão quando gerou Ismael.

O meu e o seu destino não está nas mãos das pessoas. O seu destino está nas mãos dAquele que governa todas as coisas.

O propósito de Deus em levar José para o Egito, era preservar a sua família e não destruí-la. Anos depois, ele encontra os seus irmãos e diz que Deus o enviou ali para os salvar.

Neste tempo, ele já estava maduro, imagina se Deus tivesse confiado isso a José antes, quando ele não tinha maturidade.

O esforço que a lagarta faz para se libertar do casulo é o que libera a enzima para o fortalecimento do seu crescimento. O problema é que muitos de nós estamos querendo que alguém corte o nosso casulo e facilite para chegarmos logo no fim da promessa e, isso é o que aborta muita coisa na nossa vida.

Deus sinaliza algo antes não porque quer nos iludir, mas o desejo dEle é nos ensinar no processo. Há processos no reino de Deus que precisam ser respeitados.

Você não planta a semente em um dia para colher no outro. Existe um processo de crescimento até a colheita. Deus trabalha com processos.

“Porém no quarto ano todo o seu fruto será santo para dar louvores ao Senhor. E no quinto ano comereis o seu fruto, para que vos faça aumentar a sua produção. Eu sou o Senhor vosso Deus”. (Levítico 19.24-25)

Uma árvore que passou pelo processo da espera, que não passo pela produtividade imediata, o que ela vai render depois vai justificar o tempo a espera.

Dentro do plano de Deus esperar para viver a realidade de algumas promessas significa que vamos precisar ser pacientes. Há tempo para todas as coisas, até para viver o cumprimento da promessa de Deus.

Muitas vezes no esforço de vivermos o que Deus prometeu estamos nos antecipando. Existem outros fatores além da questão da maturidade.

Tem muita gente que diz “Deus me chamou”, o problema é que ele não sabe muitas vezes esperar o tempo e o modo de Deus. Estamos fazendo muita bagunça no reino de Deus em nome do chamado e da promessa, por não saber esperar. Isso pode afetar uma igreja inteira.

Nosso problema é não conseguir esperar o que Deus prometeu. A gente confunde confiar com ajudar a Deus do nosso modo.

Podemos confiar nas coisas que Deus falou, só precisamos esperar a hora certa delas acontecerem.

*Trechos da mensagem de Luciano Subirá no Seminário de Verão 2018.

3 Comentários

  • Que benção essa mensagem que posso receber muitas desta que Deus nos abençoe 🙏

    Resposta
  • ótima palavra sem dúvidas,o melhor aindaestar por vir eu creio no meu milagre ele vai aconteçer,enquanto isso Deus está me lapidando para que quando ele chegue eu possa está preparada.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!