
A Conferência do Diaconato reuniu líderes e diáconos de todas as igrejas de João Pessoa (PB) em um encontro voltado para alinhamento, capacitação e fortalecimento na área. O evento foi organizado pela supervisão do pastor Giácome e Patrícia Travassos. Os participantes vivenciaram momentos de ensino e prática, conduzidos pelo casal Vinícius e Kézia Guerra, líderes do Diaconato da Igreja Sede em Campina Grande (PB).
PILARES DA LIDERANÇA EFICAZ

Durante a manhã, o pastor Vinícius iniciou a programação destacando a importância da honra na liderança e o reconhecimento daqueles que abriram caminhos. Segundo ele, o líder existe a partir de um legado e precisa manter conexão com os valores do Ministério Verbo da Vida.
O pastor apresentou os três pilares para uma liderança eficaz. O primeiro deles tratou da conexão com os valores do ministério, destacando que o líder serve ao Senhor e sua função vai além da execução de tarefas: moldando mentalidade, caráter e cultura. Entre os princípios reafirmados estão: vida de fé, unidade e amor, integridade, firmeza doutrinária e fervor de espírito. Além disso, coração para servir, edificação de pessoas, excelência e vida abundante.
O segundo pilar abordou a conexão com o propósito da igreja local, ressaltando que o Diaconato é uma extensão direta dos pastores. Sobre esse ponto, Vinícius também explicou que o departamento não funciona de forma isolada e os líderes devem traduzir, proteger e multiplicar a visão do pastor, evitando ruídos e distorções.
Já o terceiro fundamento enfatizou a conectividade com a visão. O pastor orientou que o líder precisa desenvolver uma visão alinhada ao chamado de Deus, pois ele atua tanto na execução das atividades, quanto no cuidado, mentoria e desenvolvimento dos liderados. Segundo ele, o Diaconato é um ambiente seguro para formação, amadurecimento e descoberta de propósito.
UM DIACONATO DE EXCELÊNCIA
No período da tarde, o pastor Vinícius ministrou sobre a construção de um Diaconato excelente, enfatizando que o serviço deve ser fruto de amor e paixão pelo Senhor. Ele relembrou a origem do departamento a partir de Atos 6:1-6, quando a igreja primitiva instituiu homens cheios do Espírito Santo e de sabedoria para atender às necessidades do povo. O pastor descreveu o diaconato como essencial, espiritual e estratégico para a ordem e crescimento da obra.

Vinícius também enfatizou que o departamento pode funcionar como porto seguro para aqueles cujo chamado primário é o serviço, e também como um trampolim para os que estão em processo de desenvolvimento ministerial. Além disso, o ministro acrescentou que os diáconos devem ser pessoas de reputação acima da média, sendo exemplos de conduta, honestidade, espiritualidade e diligentes na organização e na prática da excelência.

Na sequência, a ministra Kézia Guerra abordou sobre a importância da conduta pessoal e o caráter do servo. Ela ressaltou que ser diácono é um chamado permanente e que a vida dele deve refletir esse compromisso onde quer que esteja. Com base em 1 Timóteo 3:8-13, ela apresentou onze características de um bom servo, incluindo boa reputação, vida cheia do Espírito Santo e de sabedoria. E ainda inclui irrepreensibilidade, fidelidade familiar, humildade e boa administração do lar.
A ministra também orientou sobre a conduta no serviço, destacando submissão, lealdade, zelo, bom trato com os membros, cuidado com a ordem do culto e relacionamento saudável com a equipe. Além disso, abordou a importância da conduta na aparência, enfatizando higiene, vestimenta adequada e postura, afirmando que a imagem pessoal comunica o que se carrega por dentro.
Na parte prática, os ministros compartilharam orientações específicas sobre a imposição de mãos, destacando a importância de não expor pessoas, evitar acidentes, oferecer segurança ao ministrado e conduzir o momento com cuidado e respeito. Kézia também abordou as diretrizes sobre organização de filas e comportamento adequado durante momentos de ministração, reforçando que não se deve tocar pessoas de maneira inadequada, nem forçar situações.
IMPOSIÇÃO DE MÃOS


À noite, Patrícia Travassos conduziu o encerramento em um ambiente de consagração, imposição de mãos e honra ao chamado. A ministra enfatizou que o Diaconato vai além de uma escala de serviço, pois é um propósito para a vida inteira. Ela também declarou que “o verdadeiro papel do Diaconato é moldar vidas e isso só acontece sendo cheio do Espírito Santo”.
Com base em passagens bíblicas como Atos 3:4-6, Marcos 12:30 e Romanos 12:11, Patrícia reforçou que servir ao Senhor não é um ato mecânico, mas a expressão de um coração rendido. Ela ainda abordou temas como intensidade espiritual, zelo, firmeza, renúncia e a necessidade de não permanecer o mesmo após ser confrontado pela Palavra.
Segundo a ministra, a conferência não marcou apenas o encerramento de um evento, mas o início de uma nova postura nos diáconos e líderes: mais intensa, cheia, firme e totalmente entregue a Deus.

























2 Comentários
Gloria a Deus pelos nossos lideres formados por homens e mulheres que tem dado o melhor para servir a igreja esse treinamento foi para aperfeicoar o trabalho do diaconato que com certeza resultara em grandes frutos afinal eles são os braços direito do pastor.
Parabenizamos a nossa liderança por patrocionar o reino de Deus
Quanta gratidão,segurança e honra fazer parte desse ministério. Glória a Deus.