
Para cumprir a legislação vigente no país, a Igreja Verbo da Vida em Guaratinguetá-SP está treinando e reciclando um grupo de membros para a criação do grupo de brigada de incêndio e primeiros socorros.
Esse grupo está sob a liderança de Alexsander Roberto Bedaque e participam também: Romeu Rodrigues, Matheus Augusto, Fernando Augusto, Lucas Roberto, Tales Moreira, Alex Henrique da Silva, Richard Arthur, Everton Jonata, Josi Honório, Bruna Joice, Monica Paula, Natalia de Oliveira, Sarita de Oliveira e Tatiana dos Santos.
Sob a supervisão de José Roberto Monteiro, líder da igreja local, esse grupo trabalhou em um grande evento, o “Louvorzão de Verão“, com o cantor e pastor, David Quinlan.
Antes disso, os Brigadistas passaram por uma série de treinamentos, no aspecto de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio, ministrados pelo bombeiro, Salvatto. No mês passado, essa equipe participou de um treinamento mais refinado e completo, na empresa Lumem Química LTDA, com sede no município de Roseira.
O coordenador, Alexsander explicou que “os treinamentos teóricos e práticos de primeiros socorros foram realizados no prédio da Igreja e o treinamento de combate a incêndio foi feito na empresa Lumen Química LTDA, que gentilmente cedeu o espaço, contendo: sistemas de combate a incêndio avançados e profissionais capacitados para ministrar o treinamento. Tivemos a colaboração da Auto Escola Alvorada que nos abençoou com o transporte coletivo para treinamentos distantes. Dessa forma, o Corpo de Brigada fica habilitado, qualificado e autorizado pela legislação, para agir em toda e qualquer necessidade. Todos os Brigadistas receberam certificados e a Igreja recebeu um certificado específico contendo os nomes dos membros participantes da Brigada. O curso teve duração de 20 horas”.
Entenda a função da brigada de incêndio e primeiros socorros
Desde que ocorreu o incêndio em uma casa de eventos, na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul, com a morte de centenas de pessoas, foi destacada e cobrada a importância desta função em locais e ambientes aglomerados, pois em caso de incêndios, esses profissionais são os protagonistas, atuam em parceria com os bombeiros, já que devem conhecer as medidas controladoras e rotas de fugas. Portanto, além da importância de lei, que determina a necessidade de criação de Brigadas, também é de fundamental importância, a valorização destas pessoas, que se dispõem a realizar essa função em seus locais de trabalho. Normalmente, as pessoas que são Brigadistas, tem um perfil de auxílio ao próximo.
Eles atuam em situações de prevenção e risco, exercendo ainda esta atividade junto com a sua atividade profissional, portanto devem ser incentivados e valorizados por todos. A Brigada de Incêndio é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas para que possam atuar em uma área previamente estabelecida, na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vítimas.
Os Brigadistas devem ser pessoas da própria empresa, gozar de boa saúde, boa condição física e conhecer as instalações. Devem ser treinados para ser capazes de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio.
O treinamento é requisito indispensável para que sejam aprovados autos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual.
É orientado, segundo as normas técnicas, que é necessário locais aglomerados possuir:
a) Proteção contra incêndio;
b) Primeiros Socorros ;
c) Saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, em caso de incêndio;
d) Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
e) Pessoas treinadas no uso correto desses equipamentos.
Assim, é extremamente importante que a criação da Brigada de incêndio sejam devidamente treinadas, pois só assim poderá contar com pessoas preparadas e aptas a agir em caso de inícios de incêndios e/ou situações semelhantes.
Veja algumas fotos:
[nggallery id=1058]
1 Comentário
Muito bom mesmo!