Verbo FM

Andar em amor é proteção

“Porque assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Não vos enganem os vossos profetas que estão no meio de vós, nem os vossos adivinhos, nem deis ouvidos aos vossos sonhadores, que sempre sonham segundo o vosso desejo” (Jeremias 29.8).

Algumas vezes, nós desejamos tanto algo e a gente alimenta a nossa alma por tanto tempo que a Bíblia diz que sonhos vêm por nossa causa. Veja bem, nós não estamos falando do Espírito Santo nos dar visões, não estamos falando de algo que vem da parte do Senhor, estamos falando de algo que é causado por nossa alma ou carne, e parece ser tanto do Senhor que pensam: “o Senhor está me dando esse sonho”, mas na verdade não é. 

E temos que tomar cuidado para não sermos os responsáveis por tomar a direção errada. Quando eu penso na direção, eu penso em ir de um lugar A para o B. Então, eu penso em um caminho, e se neste caminho estiver chovendo eu vou precisar de algo para me proteger, como uma capa de chuva. 

Andar em amor é como esta capa de chuva que irá lhe proteger no caminho. O andar em amor irá lhe proteger de ser enganado. Andar em amor irá lhe colocar na direção correta. Andar em amor irá lhe ajudar a discernir se aquele caminho é ou não do Senhor. 

Você vai perceber de várias maneiras se aquele caminho é ou não do Senhor, mas o andar em amor é primordial para o ser guiado. 

Infelizmente há muitos que ensinam as pessoas a serem independentes. Muitas pessoas estão caindo nessas armadilhas, eu conheço pessoas que não só saíram de igrejas, mas as pessoas que estão perto delas  também saíram. Isso não é do Senhor, Deus nunca te guiará para tirar pessoas das igrejas, ou te guiar a simplesmente sair de uma igreja. Afinal, igreja é ideia de Deus em primeiro lugar. Andar em amor te coloca na direção correta. 

O QUE É ANDAR EM AMOR?

Você nunca vai pular a cerca do amor para cumprir o propósito de Deus. Então, o que é amor?

“E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.” (I João 4.16)

Hoje em dia as pessoas estão compreendendo este versículo errado. Nem tudo que parece amor é de Deus. Porque você nunca entende amor de maneira completa sem Deus, por isso que Deus é amor, primeiro você conhece a Deus então você conhece o amor. 

“Mestre, qual é o grande mandamento na Lei?  Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.  Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas. (Mateus 22.36-40)

Nesta passagem fala sobre amar a Deus, a si mesmo e ao próximo. Um bom indicador para saber se você está andando na direção divina é: eu estou amando a Deus nesse caminho? Estou me amando? Estou amando o próximo? 

E se eu vejo que aquilo que o Senhor está me mandando fazer vai machucar o meu irmão, será que Deus está mesmo envolvido nisso? Se no que eu acho que Deus está me guiando está destruindo uma igreja, fofocando sobre a liderança, semeando uma semente de desonra, será que tem amor envolvido nisso? Você precisa avaliar a sua própria vida, avaliar onde está indo, fazer uma pausa e entender “ isso é mesmo a direção de Deus?”

A discrição do homem o torna longânimo, e sua glória é perdoar as injúrias.” (Provérbios 19.11)

Nós gostamos de falar sobre sermos Reis e sacerdotes, mas a bíblia também diz que há uma glória quando você é longânimo e rápido para perdoar. Você pode ver alguém que você ama muito, ou seu líder, cometendo um erro, e você anda em amor e o perdoa. 

A GLÓRIA DE DEUS É LIBERADE EM UM AMBIENTE DE PERDÃO

Uma das formas de liberar a glória de Deus é em um ambiente de perdão e amor. Você pode se perguntar: o que está acontecendo de errado na minha igreja, eu não consigo ver o mover de Deus? Às vezes, é por sua causa, pode ser que você não está andando em perdão. Talvez, você está segurando o perdão. Ou até seja aquele que está espalhando a semente de desonra.

“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam. Ao que te bate numa face, oferece-lhe também a outra; e, ao que tirar a tua capa, deixa-o levar também a túnica; dá a todo o que te pede; e, se alguém levar o que é teu, não entres em demanda. Como quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles.” (Lucas 6.27-31)

Evangelho não é sobre pegar e escolher o que é bom para a minha alma, porque o senhor está nos mandando andar em amor além daquilo que a gente já experimentou. Sabemos que vamos para um nível mais alto, sabemos das profecias que têm sido declaradas sobre a Europa, mas não vai acontcer de qualquer maneira. Só acontcerá se você tomar a responsabilidade e parte dela é andar em amor.

“e amais os que vos amam, qual é a vossa recompensa? Porque até os pecadores amam aos que os amam. Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso.  E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto. (Lucas 6.32-34)

Aqui diz que se nós andarmos em amor seremos recompensados. E sabe o que a palavra recompensa significa? Em outros versiculos essa palavra é traduzida por Graça. 

A biblia diz que recompensa, graça, vem depois do andar em amor. Isso significa que eu decido andar em amor e a graça chega. É uma decisão. Eu não preciso de uma graça extra para andar em amor, isso é só uma desculpa para os que andam na carne. 

A Biblia fala de recompensa sendo dada depois da minha decisão de andar em amor. 

“Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões. Um crê que de tudo pode comer, mas o débil come legumes; quem come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come, porque Deus o acolheu. Quem és tu que julgas o servo alheio? Para o seu próprio senhor está em pé ou cai; mas estará em pé, porque o Senhor é poderoso para o suster.  Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem-definida em sua própria mente.” (Romanos 14. 1-5)

Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.” (Romanos 14. 14)

A Biblia fala de duas situações aqui. Uma pessoa pensa que pode comer só legumes, e se você perstar atenção no que Paulo está a dizer aqui você vai perceber que está teologicamente errado, mas em termos de relacionamento correto, ele está fazendo o melhor que ele pensa por causa de Deus. 

Mas, aqui há outro lado da moeda. Há pessoas que estão teologicamente corretas mas se lhes falta o andar em amor, eles estão errados. Sabe o que isso significa? A gente precisa parar esse ambiente de polos, precisamos defender a doutrina, falar o que é certo, mas no momento em que eu desprezo pessoas porque eleas não crêem exatamente como eu, você pode estar certo como queira na doutrina, mas no seu andar em amor está em falta e vai causar problemas.

Isso não é desculpa pra gente aceitar tudo. O que estamos falando aqui é de um posicionamento de coração que vai nos ajudar a andar em amor e não perder a direção de Deus. 

“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo.” (Mateus 5.43)

A Biblia diz sobre amar o inimigo. Sabe o que isso significa? Amor não é medido sobre o quanto você ama a Jesus. É medido sobre o quanto você consegue amar a Judas.Talvez alguém se tornpou seu inimigo na sua mente. Mas, abre o teu coração, vá até aquelas pessoas e converse como cristão deve fazer. Espalhar algo errado no meio da igreja do Deus vivo não vai edificar a ninguém. Talvez, você está sendo guiado pelo seu senso de justiça, mas como igreja e ministros nós perdemos alguns privilégios.

Você é um líder, as pessoas estão te olhando, se as pessoas olharem pra você agora mesmo que tipo de discipulos você está reproduzindo? Você pode não concordar com tudo o que os líderes fazem, mas o seu lugar é entender que o Senhor lhe colocou nesta visão e eu sei que o pacote completo. O Senhor lenvantou os meus lideres e eu vou honrar, mesmo que eu não entenda tudo. Isso é andar em amor, existe proteção em andar em amor. 

Andar em amor é uma escolha. O Deus que é amor habita em você, então você tem tudo o que precisa para andar em amor. 

*Trechos da mensagem de 05 de julho de 2024, na Conferência de Ministros Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!