A igreja tem um papel muito importante para a vida pessoal e espiritual de cada um de nós. Cada um recebe a porção que lhes é devida e, dentro das suas necessidades, os membros são alimentados e cuidados pelo seu pastor, e isso, muitas vezes, traz o alívio necessário para o momento em qualquer área da vida.
Quero falar com você que é líder, professor ou monitor do Departamento Infantil. Somos membros das nossas igrejas, mas também somos parte integrante do serviço nela, pois trabalhamos para que as crianças possam receber a Palavra de Deus da mesma forma que os adultos recebem. Porém, a diferença está na maneira que essa mensagem é transmitida, pois exige uma diversidade de recursos, de formas diferentes de apresentação, porque tudo pode variar, dependendo da faixa etária, da quantidade de crianças e do espaço físico.
Tudo isso é relativo, exceto o ensino, que precisa ser preservado dentro da nossa visão ministerial. Mas tudo isso já faz parte da sua dinâmica de trabalho. O que quero falar hoje é sobre o seu bem-estar como voluntário no DI, de como você precisa estar emocionalmente, fisicamente e espiritualmente a cada escala.
Você se prepara para a aula com muito zelo, mas será que você se prepara fisicamente ou emocionalmente? Às vezes, você vai servir mesmo estando muito cansado ou com problemas em casa, e o seu rendimento pode não ser dos melhores, mesmo estando tudo planejado para sua aula. E algumas vezes, por causa do seu estado mental, você não consegue ter a paciência necessária para servir com a efetividade necessária para aquele culto.
O que você poderia fazer para estar bem consigo mesmo? Posso lhe dar algumas instruções sobre isso. Se você conseguir descansar um pouco antes da sua escala, estar bem alimentado, chegar com antecedência para se organizar orar e não estar muito agitado na hora do recebimento das crianças, isso vai ajudá-lo muito! Quando você chega um pouco antes, você tem um tempinho de comunhão com sua equipe e isso ajuda a relaxar.
Se estiver com alguma situação específica, apresente-a para que orem juntos e confie. A Palavra diz que nós devemos confiar em Deus. Em João 14:27, lemos: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim”. O versículo nos ajuda a perceber que devemos manter o coração sereno, porque Deus é quem escolhe os planos e, com ajuda e fé n’Ele, enfrentaremos o que for preciso. Acalmar o coração é o primeiro passo para controlar e combater a ansiedade.
Assim, você enfrentará o seu dia na sala como algo que vai ajudá-lo e não ficar ainda mais estressado ou ansioso. Manter-se animado e alegre é outra forma de se cuidar e de estar bem. Quando estamos alegres, esse estado de espírito alcança pessoas e traz a tranquilidade necessária para aquele lugar onde estamos servindo.
Eu sei que existem situações que exigem mais tempo de preparação e organização. Se você é uma mamãe que precisa servir na igreja naquele dia, comece seus preparativos com antecedência, para que você consiga sair na hora planejada e chegar na igreja com calma.
Veja que, naquele dia, o seu horário é diferente do horário que você vai prestar seu culto. Por isso, sua organização de tempo vai ajudar a chegar em paz na igreja e conseguir cumprir sua escala com sucesso. Entendo que existem imprevistos, mas eles não são uma rotina. Por isso, conte com o seu planejamento e organização. Prepare-se mentalmente para este dia. O estresse do dia a dia pode ser diminuído no servir a Deus. Descanse a sua alma n’Ele.
A Bíblia diz em Mateus 11:28-30: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.
Perceba que estar cansado e sobrecarregado com algumas situações é normal e, por isso, Jesus nos ensina a agir como Ele: manso e humilde de coração. Ou seja, se aquiete e descanse no Senhor, procure estar bem consigo mesmo em todas as áreas, para que esteja pronto para servir a Deus integralmente e não somente cumprindo uma escala de qualquer forma. Deus
bem com você e com sua capacidade de servir, estando bem em todas as áreas da sua vida.
1 Comentário
Essa palavra veio no momento certo pra mim. Pois situações em casa acaba me distraindo, e me sufocando a minha mente. Obrigada por essas orientações. Instruções sempre chegam no momento certo. Obrigada.