Ter medo do futuro, sentir medo da vida. Esta é uma receita infalível para o fracasso. O pessimista é como alguém que projetou um navio para singrar os mares, mas o mantém no estaleiro, com medo que afunde.
Ernesto Berg, consultor em gestão de empresas, disse: “Se você não faz parte da solução, então faz parte do problema. Neste caso, você não tem nada a contribuir, só a atrapalhar e confundir. É esta a imagem que você quer deixar em sua vida?”
Donald R. Keough, ex-presidente da Coca-Cola, disse: “A indústria das notícias nunca teve a ver com boas novas. São os fatos ruins que obrigam o público a parar e prestar atenção.”
O problema mais grave do pessimismo é sua capacidade de ser absolutamente paralisante. Se um líder só consegue ver relatórios negativos e previsões catastróficas, ele inspira medo nas pessoas que o seguem, e o medo tem uma forte afinidade com o fracasso.
O líder deve comunicar uma visão animadora do futuro e, por meio das suas boas novas, transmitir coragem para que as pessoas atrevam-se a crer e reverter situações. O grande homem de negócios Warren Buffet disse: “Vou dançando para o trabalho todo dia”. Mas, ele mesmo não deixou de dizer o que achava da comunicação pessimista: “Se alguma vez me ocorreu ler o que escrevem os analistas de mercado, deve ter sido escassez de jornais satíricos”.
Aprenda a olhar para o futuro como um líder que tem boas notícias para comunicar. Não seja nostálgico ao extremo, a ponto de dizer como disse um líder rabugento: “Nada é melhor do que já foi e nada jamais irá melhorar”.
Um experiente homem de cabelos brancos disse certa vez: “Muitas pessoas têm uma mentalidade de barco a remo. Avançam para o futuro do mesmo jeito que rema num barco: de costas, olhando apenas para o passado.”
Os líderes de sucesso são capazes de promover um estado de ânimo dominantemente otimista, e mesmo quando este esfria, eles sabem como reverter. Tudo que eles fazem é apropriar-se de poderosas ferramentas como a intuição, para ter seus próprios insights sobre o futuro, e comunicar uma boa previsão.
Comunique às pessoas a sua confiança naquilo que elas significam, em seu potencial inerente, em sua capacidade ainda não revelada na sua criatividade pronta para revolucionar o futuro.