Liderança não significa controlar e impor a sua vontade sobre outros. Liderança também não é ser superior aos outros – “você nunca poderá se igualar a mim, você nunca vai ser melhor do que eu”. Liderança não significa intimidar, manipular ou colocar temor nas pessoas.
Liderança também não é resultado de atributos especiais de nascimento, ou qualidades especiais inerentes à personalidade. Quem crê assim, acredita que apenas alguns seres humanos nascem com estes atributos especiais, enquanto outros precisam se contentar em não serem predestinados para assumir o comando.
De fato, muitos líderes significativos, não ostentaram as qualidades carismáticas apregoadas, por este pensamento, sobre liderança.
Um especialista em liderança disse que a maioria de nós não é líder hoje porque, em nosso entendimento, não acreditamos que é isso o que somos. E ele ainda diz: “Você nasceu para liderar, mas você precisa se tornar um líder”.
Liderança envolve visão, missão, perseverança, entusiasmo, em um processo de inspiração, elevando ao máximo o potencial e alcançando resultados que satisfaçam um profundo senso de existência e propósito.
Os líderes são também pessoas mortas para si mesmas e profundamente convictas do que estão fazendo. Portanto, pessoas vão seguir você quando estiver pronto a se sacrificar.
Anthony F. Smith, com mais de 20 anos de experiência no treinamento de líderes, diz que na opinião dele, liderança é um processo em que uma pessoa persegue uma visão procurando influenciar outras pessoas e as condições nas quais elas trabalham, para que possam atingir todo o seu potencial pelo máximo de tempo possível.
O Dr. Myles Munroe define liderança assim: “É a capacidade de influenciar outros mediante inspiração, motivada por um entusiasmo, gerado por uma visão, produzida por uma convicção, que é despertada por um propósito”.
O líder, por meio da demonstração do seu potencial e espírito de liderança, tem a possibilidade de libertar-se das limitações de experiências passadas, dúvidas, medos e circunstâncias, e caminhar sobre um novo patamar de fé em uma visão que o entusiasma.
Liderar é proporcionar aperfeiçoamento na maneira de se viver. Abraham Lincoln disse: “A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns“. Para qual propósito? Promover o macro projeto que se consolida na justa operação de cada membro do corpo, como disse o Apóstolo Paulo.
(Extraído do livro “Liderar é Preciso” – Manassés Guerra)
1 Comentário
Olá Amado Irmão Manassés, me chamo Andréia e sou esposa de um líder do diaconato na igreja e gostaria muito que você escrevesse algo relacionado ao papel de uma esposa de um líder, tenho várias perguntas que venho tentando achar respostas mas seria bom ler algo á respeito, escrito por você que é tão inspirado pelo Espírito. tenho lido seus artigos á respeito de liderança e tem me acrescentado muito. obrigada. Abraços.