por Zuleica Messias

Ao meditar em Números 14.20-24, eu lhe pergunto: que “outro espírito” é esse no qual Deus se referiu a respeito de Calebe? Devido ao contexto de incredulidade, sabemos que Deus se referia ao espírito da fé. E por ter esse espírito da fé, Calebe pôde desfrutar do cumprimento da promessa.

Em Números 13.1-2, o Senhor já havia empenhado a palavra d’Ele, e quando o Senhor nos diz que algo é nosso, então já é! Calebe e Josué se posicionaram em fé e trouxeram o relatório de fé ao invés de incredulidade. Irmãos, a incredulidade tira Deus de cena, foca naquilo que nós não podemos fazer. Mas a fé, apesar de não ignorar que obstáculos precisam ser enfrentados, carrega a certeza da vitória. Enquanto a incredulidade tira Deus de cena, a fé se agarra em Deus, troca as impossibilidades aparentes por aquilo que só Deus pode fazer.

Existe em Deus uma expectativa de que os milagres que já vivemos sejam mais do que boas histórias. Ele espera que formem dentro de nós uma estrutura de fé, que nos traga convicção de que o Deus que socorreu você ontem, também socorre você hoje.

Em Êxodo podemos ver que, quando os israelitas foram sair do Egito após 432 anos de escravidão, eles não saíram miseráveis, eles saíram ricos. Meus amados, com Deus nós podemos dormir em uma situação e acordar em outra. Êxodo 12.35-36 diz que os egípcios deram riquezas para aquele povo, e tudo isso só aconteceu por causa do favor de Deus. Entenda que você carrega o favor de Deus e a graça diante das pessoas.

Uma excelente demonstração de fé é a declaração do que você acredita, meu irmão. Declare que você tem favor de Deus por onde você passa! Inclusive, isso aconteceu comigo recentemente, ao sair de casa para resolver algumas coisas. Acabei esquecendo meus documentos, mas a moça que iria me atender abriu uma exceção, me fez duas perguntas e me atendeu normalmente. Muitos podem até falar: “Ah, mas ela foi com a sua cara”. Não! Isso é favor. Esse é o estilo de vida de um filho de Deus, é rompendo, avançando e encontrando graça e favor do Senhor.

A Palavra d’Ele funciona, gente. E a bíblia continua relatando que os israelitas saíram do Egito completamente supridos. O que aprendo aqui é que para cada nova estação que se abre em nossa vida, com ela virá a provisão necessária para estarmos nela, afinal, escravos não precisavam de riquezas, mas um povo livre, sim. Ei, o Deus que dá o boi dá o pasto!

Ao saírem do Egito, eles foram perseguidos por faraó, mas quando a medida de Satanás aumenta, a medida de glória de Deus a sobrepõe. Mal sabia os israelitas que eles iriam desfrutar de algo assombroso do Senhor. Meus queridos, nada pega o Senhor de surpresa! O Senhor sempre irá proteger a nossa retaguarda. O Senhor abriu o Mar Vermelho, pois aquele povo precisava de livramento. E você? Do que precisa? É isso que o Senhor está lhe perguntando hoje: “Filho, do que você precisa?”.

Saibam que para Ele não existem impossibilidades. Pare de pensar “como será?”. Meus amados, só será! Agora, fique pronto para o extraordinário, porque se Deus precisar fazer algo extraordinário que nunca aconteceu para livrá-lo, Ele o fará.

Muitos hoje em dia são somente espectadores dos feitos de Deus, mas não guardam no coração esses feitos. Contudo, para aqueles que se aproximam de Deus, estes irão aprender rapidinho que, ao permanecer no terreno da fé, aquilo que Ele disse irá acontecer, pois Ele tem caráter.

Faça a sua parte, não deixe que nada roube o seu espírito da fé, e Deus irá fazer a parte d’Ele, pois independentemente de quanto tempo passe, Ele vela para cumprir a Palavra d’Ele. Em números 23.19 diz: “Deus não é homem para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele dito, não o fará? Ou, havendo falado, não o cumprirá?”. Meus irmãos, se o Senhor falou, está falado!

Agora eu lhe pergunto: o que as pessoas com o espírito da fé têm em comum? As pessoas que possuem esse espírito precisam ter ao menos duas coisas em comum:

  • Elas carregam uma Palavra de Deus – onde se apoiam. A fé é uma força de Deus em nós para que a gente vença as impossibilidades deste mundo. A fé se apoia na Palavra do Criador do universo.
  • Elas falam. Quem tem fé se denuncia só pelo falar.


Quem anda em fé encoraja outros, fala a palavra e declara a vitória. Quem anda em fé é
uma pessoa que não se rende.

Meu querido, Deus não se abala porque nós estamos precisando de coisas impossíveis, isso faz parte do currículo d’Ele. Eu não sei lhe dizer qual o caminho, mas eu lhe digo que Ele faz! Seu único trabalho é continuar crendo!

Para finalizar a reflexão de hoje, recomendo-lhe ouvir e declarar a canção de Gabriel Rodrigues, “Abençoado”. E que dentro de você possa arder o espírito da fé que nos dá a convicção que somos alcançados pelo favor de Deus. A graça e o favor correm atrás de nós e por isso ninguém pode nos resistir. Acredite nisso e seja abençoado pela prática dessa Palavra!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!