Nós fomos criadas para o louvor da glória de Deus, criadas para adorá-lO. Que a nossa vida seja de adoração a Ele e não só nos momentos de louvor nos cultos, mas em todo tempo.

A essência significa o aspecto mais importante ou central de algo, o mais importante e fundamental de algo ou alguém. Quando queremos usar a palavra essência, queremos destacar o que é mais importante naquilo ou naquela pessoa.

Nós temos a essência de Deus dentro de nós e quando entendemos que carregamos essa essência do Maior, vamos viver de forma diferente. Devemos entender porque nascemos e existimos. Deus não procura adoração, Ele já tem no céu, Ele procura adoradores. E quem Ele busca? Nós. Somos as adoradoras que Deus está buscando.

“Disse a mulher: “O senhor não tem com que tirar água, e o poço é fundo. Onde pode conseguir essa água viva?Acaso o senhor é maior do que o nosso pai Jacó, que nos deu o poço, do qual ele mesmo bebeu, bem como seus filhos e seu gado?”. Jesus respondeu: “Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”. A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”. Ele lhe disse: “Vá, chame o seu marido e volte”. ”Não tenho marido”, respondeu ela. Disse-lhe Jesus: “Você falou corretamente, dizendo que não tem marido. O fato é que você já teve cinco; e o homem com quem agora vive não é seu marido. O que você acabou de dizer é verdade”. Disse a mulher: “Senhor, vejo que é profeta. Nossos antepassados adoraram neste monte, mas vocês, judeus, dizem que Jerusalém é o lugar onde se deve adorar”. Jesus declarou: “Creia em mim, mulher: está próxima a hora em que vocês não adorarão o Pai nem neste monte, nem em Jerusalém. Vocês, samaritanos, adoram o que não conhecem; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus. No entanto, está chegando a hora, e de fato já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade. São estes os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito, e é necessário que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade”. Disse a mulher: “Eu sei que o Messias (chamado Cristo) está para vir. Quando ele vier, explicará tudo para nós”. Então Jesus declarou: “Eu sou o Messias! Eu, que estou falando com você” (João 4. 11- 26).

Esse texto fala da mulher samaritana e eu gosto sempre de frisar que Jesus não queria envergonhar e nem humilhar aquela mulher, mas queria que ela soubesse que Ele era o Messias, o profeta prometido. E, para que ela pudesse crer, Ele teria que fazer um sinal e Ele fez. Jesus falou tudo sobre a vida dela, mas não estava “jogando na cara” dela o seu pecado. Jesus queria se revelar para ela, e mostrar uma nova forma de adoração.

Sabemos que na Velha Aliança eles tinham um lugar físico para adorar, no templo. Tinham que levar sacrifícios e apresentar a Deus, porque na Nova Aliança algo mudava, e o ser humano teria que adorar em espírito e em verdade. Jesus falou que não era em Jerusalém e nem Samaria. 

O Pai está buscando pessoas que O adorem em espírito e em verdade. Jesus se revelou para essa mulher e explicou a verdadeira forma de adoração e isso envolve completamente o Novo Nascimento. E foi isso que o Messias fez, Ele levou aquela mulher à reflexão que a fez nascer de novo.

Essa vida, esse mundo vai passar, viveremos em uma nova terra, nós vamos viver com Deus eternamente e essa vida que vivemos hoje é para decidirmos onde vamos passar a eternidade. 

O texto que mencionei mostra que Jesus passa a viver dentro de nós no novo nascimento e por isso, não precisamos mais ir para um templo para adorar e ter comunhão com Deus, é bíblico congregar e irmos a igreja, mas não nos limitamos a isso, temos acesso ao nosso Deus e a separação que havia por causa do pecado foi rasgado e temos livre acesso a Deus.

A nossa vida precisa estar nos moldes da Palavra de Deus. Nossa vida precisa refletir essa novidade de vida, uma vida nova depois que nascemos de novo e a Palavra é o nosso guia seguro. Devemos entender a quem estamos servindo e qual o propósito de nossa vida. 

Não permita que a obra do Senhor a canse e nem desista. Não deixe que a fadiga a tire da presença do Senhor. A nossa satisfação é limitada quando não nascemos de novo, mas o Novo Nascimento nos dá acesso ao céu e a Deus.

Você pode ser a melhor pessoa do mundo, mas isso não nos dá acesso a Deus, apenas o Novo Nascimento. E quando nascemos de novo entramos em comunhão com Deus, mas as boas obras não nos salvam. Aquela pessoa maravilhosa que você conhece, uma pessoa caridosa, se ela morrer sem Jesus, infelizmente ela vai para o inferno.

Sabemos que, na adoração verdadeira, existe a essência de um espírito recriado. Às vezes, lá fora está tudo desorganizado, mas por dentro existe uma paz. Existe uma graça disponível para nós quando nascemos de novo e essa graça nos assiste em momentos difíceis. Muitas vezes, atravessamos situações difíceis e precisamos de uma direção por dentro. Temos em nós o Espírito Santo, a essência de Deus e a carregamos por onde vamos. Essa presença e essência de Deus nos guiam, mas quando não temos essa essência, vivemos uma vida perdida e sem rumo.

Viver perdida não é a vontade de Deus para a sua vida. Somos suscetíveis a erros, vivemos nesta terra e erramos, mas não precisamos errar, se nos enchermos da presença de Deus. Então, a sabedoria de Deus passa a habitar dentro de nós e quando nós precisamos de conselho e auxílio, essa sabedoria chega ao nosso entendimento e, muitas vezes, nem sabemos como ela chegou, mas ela veio do nosso espírito e precisamos alimentar esse espírito com a Palavra de Deus e oração.

Assim como alimentamos o nosso corpo, devemos alimentar o nosso espírito. Em momentos de pressão, se não houver nada por dentro, nada sairá de lá. Mas se nos enchermos da Palavra, ao buscar uma direção, vamos encontrá-la.

Coloque dentro de você a Palavra de Deus. Encha-se do espírito e adore ao Senhor. Uma adoradora verdadeira adora a Deus em qualquer lugar, no trabalho, dirigindo, limpando a sua casa, regando seu jardim. A oração em outras línguas faz um efeito transformador na nossa vida.

Quando a pressão chega e estamos vazias por dentro, sai desespero, falta de direção e não sabemos o que fazer, mas quando a Palavra de Deus está dentro de nós, é isso que sairá.

Estude a Palavra, aprenda tudo o que você puder, encha-se de conhecimento e, no tempo certo, você vai saber porque tomou essas decisões. Cada vez que damos passos, guiadas pelo espírito de Deus, vamos ver os resultados lá na frente, vamos alcançar os lugares onde Deus nos quer, onde a bênção d’Ele está. Às vezes, atrasamos o plano de Deus, por não sabermos caminhar com Ele. Reconheça a voz do seu Pai dentro de você. Dê passos de obediência, alimente-se da Palavra. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!