Por: Socorro Quirino
Para criança ou mesmo para um adulto uma história bem contada sempre chama atenção, remete ao mundo imaginário, traz as imagens para dentro do que está sendo contado. Mesmo que você esteja apenas contando verbalmente você poderá levar o ouvinte para dentro da sua historia e trazendo um misto de sensações e sentimentos de acordo com a sua narrativa.
Na nossa realidade não é diferente, a história faz parte de um dos recursos principais no nosso culto, pois é a partir dela que se introduz o assunto que você quer enfatizar, é dentro dela que está a sua verdade central ou o seu objeto de ensino. Por isso, ela não deve ser deixada de lado sem o devido preparo para a sua apresentação.
A história deve vir junto com muitas expressões e gestos que chamem a atenção para o seu enredo e com os visuais adequados. Lembre-se de observar a idade do seu aluno para que você não se estenda demais ou demore tempo de menos, é importante estar devidamente equipado com os acessórios que levará você ao coração da criança.
O professor deve ter no momento de contar histórias uma diversidade de estratégias sendo consideradas como principais: tocar a imaginação dos alunos, saber como utilizar a expressão corporal, o ritmo, o gesto, e principalmente a entonação da voz, fazendo com que nesse momento a criança fique envolvida pela historia que está ouvindo, lembre-se que não estamos contando fábulas ou contos de fadas estamos contando historias da Bíblia e elas devem entender que nelas existem as simbologias e a verdade da Palavra de Deus.
É interessante que nas salas as crianças possam ter acesso a livros de histórias bíblicas, morais ou outros tipos. O professor precisa ter conhecimento das histórias que irá contar, lendo em pelo menos duas versões para que fique bem claro e que ele não tenha dúvidas sobre o que está falando. É importante ter domínio para que se tenha segurança na hora de contar a historia.
Algumas dicas para que você alcance a sua criança ao contar uma história:
Repetir a história faz com que a criança fortaleça as imagens e a mensagem que queremos que ela entenda. Através da repetição a criança vai compreendendo cada vez mais por causa do seu aumento de vocabulário e da sua própria maturidade. Por isso, não se preocupe se você ouvir “Eu já sei essa história” porque mesmo sabendo, ainda assim, ela manterá o interesse.
Procure observar o tempo que as crianças gastam em outras atividades e você terá uma ideia do tempo de concentração delas e poderá se programar com o seu tempo.
Adaptar algumas partes da história dependendo da idade pode ajudar a criança a ouvir sem grandes traumas, por exemplo, quando contamos a história de Davi matando Golias não precisamos entrar nos detalhes da morte de Golias. Com as crianças maiores já podemos ampliar a história.
Usar fantasias ou pinturas no rosto pode ser um atrativo, mas em alguns casos pode fazer a criança pequena estranhar e ficar com medo, por isso, se for usar esse artifício procure se pintar ou vestir a fantasia na frente das crianças para que elas reconheçam a professora na contadora e não se assuste. No caso das crianças maiores você poderá usar esse tipo de recurso sem problema e inclusive é bem interessante e aceito.
Voce pode usar os seus livros de histórias e mostrar as ilustrações, procure fazer isso na altura dos olhos das crianças para que elas não tenham dificuldades em ver as figuras.
Crianças mais ativas ou hiperativas também podem ser estimuladas a ouvir histórias e você pode conseguir atrair a atenção delas usando uma música no meio da narração, que esteja relacionada com o tema, e também vá fazendo perguntas e deixando que ela interaja, peça a sua ajuda para segurar o seu visual ou livro de história.
A historia vai ajudar o professor a passar valores para as crianças, noções de certo e errado ao mostrar as conseqüências das atitudes na vida dos personagens através de exemplos bons ou maus.
A música poderá fazer parte das suas histórias desde que tenham a ver com os personagens e o seu tema. Faz com que elas participem e não percam o interesse muito rápido observe sempre se a música esta de acordo com a faixa etária.
Enfim contar histórias é um recurso fundamental para uma boa aula por isso se prepare e divirta-se junto com seus meninos e meninas.
1 Comentário
Bênção!! Boas dicas. Deus continue instruindo a irmã!