É interessante observar a contagem do tempo na Bíblia.
De Adão até Abraão, podemos contar aproximadamente 2 mil anos. De Abraão até a morte de Jesus (com aproximadamente 33 anos de idade), mais 2 mil anos. De lá até aqui, aproximadamente mais 2 mil anos.
Muitos acreditam que isto não é uma coincidência. Na verdade, muitos estudiosos cristãos acreditam que estes períodos fazem parte da “semana milenar” da história da humanidade, tomando como base os textos de Salmos 90.4 e II Pedro 3.8, onde a bíblia diz que 1 dia é o mesmo que 1000 anos para o Senhor e vice-versa.
Sendo assim, esses 6 mil anos decorridos até aqui, somados a um último Milênio, formariam esta semana milenar. Comparando isto à semana da criação, onde Deus trabalhou 6 dias e descansou no sétimo, entende-se que, após estes 6 milênios, haverá um milênio de descanso, como de fato é profetizado sobre o Reino Milenar de Cristo (Apocalipse 20).
Coincidência ou não, até na cultura judaica existe uma crença de que a vinda do messias ao mundo deve acontecer 6 mil anos após a criação de Adão. E ainda, outras informações e passagens bíblicas deixam esta história mais intrigante.
Pode-se dizer, por exemplo, que os primeiros 2 mil anos foram a Era dos Gentios, já que ainda não havia o povo prometido. Sendo assim, os 2 mil anos entre Abraão e Jesus podem ser considerados como a Era dos Judeus. E estes últimos 2 mil anos depois de Cristo como a Era da Igreja. Esta divisão chama nossa atenção, já que cremos que as escrituras e as profecias tratam distintivamente sobre estes 3 povos (I Coríntios 10.32). Seria, então, o Reino Milenar, a Era de Cristo?
Outro ponto interessante: se considerarmos os 4 mil anos entre a criação e a morte de Jesus como quatro dias desta semana milenar, podemos encontrar elementos da primeira Páscoa, onde Deus instruiu o povo de Israel a separar um cordeiro sem defeito e o imolar apenas 4 dias depois disso (Ex 12). Sabemos que este cordeiro era, sem dúvida, uma sombra de Jesus, que celebrou a verdadeira Páscoa ao instituir a Santa Ceia. Porém, se levarmos em conta que em I Pedro 1.20 e Apocalipse 13.8 a bíblia diz que Jesus já havia sido preparado para isso antes da criação do mundo, mas só se manifestou 4 mil anos depois, toda esta história fica ainda mais interessante.
Ficou curioso? Ficará mais ainda ao lembrar que, na semana da criação, mesmo Deus havendo criado a luz antes de tudo, o sol só foi criado no quarto dia e, só depois disso, os seres viventes na Terra. Assim como o nosso Sol da Justiça veio ao mundo, depois de 4 milênios, para brilhar a Sua luz sobre nós e trazer de volta a vida (zoe) aos homens.
Outro texto intrigante é Oseias 5.14 a 6.3. Nele, o profeta fala de um tempo em que o Senhor viria como um leão, mas deixaria o povo de Israel despedaçado e voltaria ao Seu lugar (os céus) até que eles se arrependessem. Dois dias depois, Ele voltaria para os revigorar e eles viveriam diante d’Ele a partir do terceiro dia. O versículo 3 ainda confirma que o contexto aqui é a Vinda do Senhor. Ainda mais, em Tiago 5.7-8 o novo testamento parece fazer referência a este texto, falando sobre a segunda vinda de Jesus.
Pensando assim, ficaria mais fácil entender porque Pedro disse em Atos 2.17 que, desde aquela época, estamos vivendo “os últimos dias”. E não só ele, mas todos os escritores do Novo Testamento utilizam esta expressão em referência a estes tempos que estamos vivendo (1 Timóteo 4.1; II Timóteo 3.1; Hebreus 1.2; Tiago 5.3; 2 Pedro 3.3; Judas 1.18). Sem falar que João chega a dizer que já podemos nos considerar vivendo a “última hora” (I João 2.18). Seriam estes “últimos dias” uma referência a estes últimos milênios?
Claro que não podemos utilizar estas figuras e simbologias para estabelecer uma doutrina. Mas, se através dos ensinamentos literais da Bíblia, conseguirmos chegar à conclusão de que não falta muito tempo para a Segunda Vinda de Jesus, então toda esta historia serviria como uma boa ilustração do maravilhoso plano de Deus. Até porque só Ele poderia arquitetar algo tão perfeito assim.
Maranata!
13 Comentários
Maranata irmão! Cristo vem depressa preparemos.
Ola Amado irmao.
Texto interessante
Grande verdade, muita gente
Tem sede Dessa grande verdade!
Vivemos os ultimos dias da historia
Da humanidade.
Maranata.
Olá, amado Thiago!
Simplesmente espetacular todas essas observações. Certamente brotaram do Trono de Deus! Percebi que não se trata de uma sentença matemática comum, mas, sim, de um grande alerta para entendermos que já estamos vivendo os últimos dias. Interessante que apesar dos meus 66 anos incompletos creio piamente que serei arrebatado em vida, eis que Jesus está realmente voltando. Já estamos vivendo momentos incontestes de preparação para o implantação do governo do anticristo, e, assim, o arrebatamento. Shalom!!!
Ola, irmão Cezar, que a Paz de Cristo seja contigo, concordo plenamente com vossas palavras, tenho 71 anos e creio que serei arrebatado em vida, pois a vinda de Cristo está muito próxima, possa sei que partirei antes, mas meu aceito é ser transformado e arrebatado antes
Sendo assim segundo as escrituras
Nós estamos mesmos no final
Olá, bom dia! Como fazer o cálculo de Jesus até os dias de hoje? Se parti do ano 1 do nosso calendário já passou de 2000 anos, então como fazer para entender essas datas?
Olá Motta tudo bem?? De acordo com muitos teólogos Cristo foi batizado no ano 27 da nossa era, e morreu 3 anos e meio depois, portanto ele morreu e ressuscitou no ano 31 da nossa era, então com esses dados podemos concluir que em 2027 intera 2 mil anos que ele foi batizado e em 2031 intera 2 mil anos que ele morreu e ressuscitou
Muito interessante.
Pensando desta forma faltam pouco tempo pra nós.
Olá Thiago Borba , posso enviar email a você com algumas dúvidas referentes a este seu post?
Gostei bastante, muito embasado biblicamente.
Abraços, e que Deus o abençoes.
Olá Ederson, graça e paz! Pode sim. O email é [email protected]
Obrigada
Texto interessante!
Graça e Paz, tenho algumas dúvidas quanto a este post, e gostaria de saber se existe algum e-mail para dúvidas. Obrigado!
Ola, pode enviar para [email protected]