A Síndrome do Exterior do Copo

paulopimenta
Paulo Pimenta
Graduado da Escola de Ministros Rhema

Com todo mundo é assim: não importa a época de nossa conversão, chegamos até Cristo sujos e, quebrados. O mundo, através da influência de seu atual e sentenciado dominador, faz de tudo para nos ensinar a viver de modo completamente contrário ao modo ensinado pelo nosso Pai Celestial. Chegamos à igreja sempre cheios de vícios – não apenas químicos, mas também comportamentais. Falamos linguagem torpe, lançamos um olhar de ódio e inveja pra qualquer um que não se encaixe em nossos padrões, vestimo-nos inadequadamente… enfim, a lista de “defeitos” é grande, e varia de pessoa pra pessoa. Mas é certo que todos nós chegamos dessa maneira.

Com pouco tempo de congregação, aprendemos algumas coisas básicas. Afinal, somos seres inteligentes! Porém, existe um período – e é desse tempo que pretendo tratar – na vida de um cristão em que ele há de escolher: transformar-se-á em um fariseu, ou em um legítimo Filho de Deus?

“Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês limpam o exterior do copo e do prato, mas por dentro eles estão cheios de ganância e cobiça. Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo.” – Mateus 23:25,26

Em um primeiro momento, também segundo a influência desse mundo, tendemos a nos preocupar primeiro com o menos importante, e inverter a ordem. Jesus nos ensina a limpar PRIMEIRO o interior do copo, para DEPOIS nos preocuparmos com o exterior. Mas, por causa da baixa autoestima que se abate sobre nós pela culpa do pecado, primeiro nós queremos parecer santos. Não há mal nenhum nisso – pelo contrário – pois indica que queremos genuinamente mudar nossos caminhos, e nos envergonhamos de nosso antigo procedimento. O problema é quando o parecer santo se torna suficiente para a nossa vida cristã! Isso, amigos, não podemos deixar acontecer!

O problema é que o parecer santo – ou a limpeza exterior do copo – é considerado suficiente e principal por muitos líderes, mesmo que de forma inconsciente. Certa vez, um pastor amigo meu me pediu para ministrar em sua igreja, e tratar de um assunto específico. Durante a conversa, ele disse que estava com um problema sério na igreja dele: as moças jovens de sua congregação estavam se vestindo de forma muito provocante e indecente, e isso precisava ser corrigido, para que elas pudessem mudar esse comportamento e passassem a se vestir de forma mais adequada quando estivessem indo aos cultos, pois isso também mexia com os homens jovens da igreja.

Essa história aconteceu comigo, mas eu tenho certeza de que muitos que estão lendo esse texto conhecem uma história parecida, ou até já viram isso sendo tratado de púlpito! Embora eu reconheça que às vezes isso realmente tenha que ser abordado em uma congregação, como algum tipo de exemplo, quero ater-me aqui ao mais importante: por que essas jovens se vestem dessa forma? E os jovens da igreja, qual é o comportamento deles quando estão nas mesmas situações, fora dos cultos?

Não seria esse comportamento um sintoma de uma autoestima baixa? Talvez essas jovens se comportem dessa forma por acharem que o valor delas está em sua sensualidade, diferentemente do que a Palavra nos ensina na primeira epístola de Pedro. E aí, o que é mais fácil tratar? É certo que é muito mais fácil aprender um vestuário para os cultos de domingo, e também é mais confortável para o pastor. Mas o que realmente vai transformar a vida das pessoas é o tratamento do problema em sua raiz. Na verdade, vários dos pecados que mais escandalizam a igreja são somente sintomas de coisas mais profundas. Vejamos, por exemplo, nessa passagem:

Porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos, e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis. Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si. Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém. Por causa disso Deus os entregou a paixões vergonhosas. Até suas mulheres trocaram suas relações sexuais naturais por outras, contrárias à natureza. Da mesma forma, os homens também abandonaram as relações naturais com as mulheres e se inflamaram de paixão uns pelos outros. Começaram a cometer atos indecentes, homens com homens, e receberam em si mesmos o castigo merecido pela sua perversão. – Romanos 1:21-27

Veja que, nesse caso, a impureza sexual é resultado do não reconhecimento de Deus como o Senhor. E quantas vezes não vemos a igreja fazendo marchas e cruzadas para tratar algo exterior, ao invés de tratar a raiz do problema?

Precisamos nos mover em graça, para tratarmos os reais problemas em nós, e depois ajudarmos o próximo. Muitas pessoas hoje vivem como se preferissem ter um tumor maligno mortal, mas escondido, do que uma fratura exposta feia, mas que é fácil de ser tratada. Precisamos nos abrir, procurar ajuda. A igreja precisa ser um lugar de tratamento espiritual, e não de desfile de vaidades e de falsa santidade. Assim, quando percebermos que nossos pecados são tratáveis e já estão perdoados, teremos mais graça para tratar do próximo. O julgamento dos irmãos carnais da igreja surge justamente porque eles mesmos não se sentem dignos e perdoados de suas próprias transgressões, e por isso as escondem.

Mas todos os seus, os meus, os pecados do mundo todo foram perdoados. Precisamos receber isso de coração e tratar os nossos erros para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Como Igreja, precisamos escolher: seremos uma fábrica de religiosos ou despenseiros de uma Graça maravilhosa e imerecida? Não nos dobremos à Síndrome do Exterior do Copo! Vamos nos limpar, com a Graça que recebemos através da Cruz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!