
Graduada do Centro de Treinamento Bíblico Rhema
A graça de Deus: o poder de Deus em nós.
A todo tempo, escutamos falar sobre a graça. Expressões como: “estou pela graça” ou “estou só a graça”, frequentemente têm sido utilizadas para definir um momento ou uma situação vivida por alguém que conhecemos. Quem nunca ouviu uma frase dessas? Será que sabemos mesmo o que significa a graça de Deus?
Muitos de nós, cristãos, tratamos o viver pela graça como algo desagradável, é como se você estivesse vivendo dias difíceis, dias de dificuldade e ela fosse o peso de uma vida sem respostas que temos que carregar. Ao contrário disso, a graça na verdade, é além do favor de Deus, a capacidade e o poder (Dunamis) de Deus que nos habilita a vencer. Em um texto muito utilizado nos dias de hoje, II Co 12.7-10, o Senhor como resposta a uma oração de Paulo fala sobre ela:
“E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte. Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte”.
Vemos esses versículos muitas vezes sendo utilizados por cristãos para justificar uma vida sem frutos e sem respostas de Deus às suas orações. Essas pessoas lançam mão da afirmação “a minha graça te basta” para se conformar com a ausência de resultados decorrente, muitas vezes, da falta de fé. Mas o que esses versículos querem nos dizer?
Em I Co 15.10, o Apóstolo Paulo afirma: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi em vão; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo”. Paulo assegura que o homem o qual se tornou era resultado da graça de Deus que lhe foi concedida, pois ele se tornou um homem de comunhão com Senhor. Então como pode ser a graça, algum ruim e, ao mesmo tempo, transformar vidas de forma extraordinária como fez ao Apostolo Paulo?
No versículo 7 de II Co 12, as palavras ensoberbecesse e exalte, no original grego significam respectivamente levantar ou construir sobre algo. Era de interesse de satanás que Paulo não erguesse ou construísse coisa alguma para o reino de Deus. Pelo contrário, satanás o queria parar, para que os planos de Deus não se cumprissem na vida dele. O versículo claramente atribui a satanás o envio do “espinho na carne”. E que “espinho” era esse? A própria Palavra de Deus descreve no versículo 7: “mensageiro de satanás para me esbofetear”. Esse foi um dos muitos obstáculos que Paulo enfrentou, muitas coisas o diabo utilizou para tentar pará-lo: açoites, naufrágios, apedrejamento, inúmeras perseguições ele enfrentou naquele tempo por amor ao evangelho de Cristo.
Como resposta à sua oração o Senhor diz: “a minha graça te basta”. E o que isso significa? Deus estava dizendo a Paulo: “A graça, o Meu poder que está em você, é suficiente para vencer esse e qualquer outro mensageiro ou circunstância que se levante contra você”. A abundância da graça que está disponível para você é suficiente para te fazer correr à carreira que lhe foi proposta. Deus fez coisas extraordinárias através da vida desse homem, mesmo ele sendo a todo tempo perseguido. Ao contrário do que muitos afirmam, o Senhor não estava pedindo a Paulo que se conformasse e convivesse com aquela situação, Deus estava o encorajando e mostrando que o poder para vencer já habitava dentro dele.
Estar vivendo na graça é não sentir o efeito do que está acontecendo fora de nós, porque o mais importante é o que acontece dentro. Maior é o que habita em nós! É como se estivéssemos dentro de um trem ou metrô, não sentimos o tempo passar, não sentimos o vento lá fora ou o sol escaldante, estamos protegidos esperando as estações passarem até chegarmos ao nosso destino.
Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas. (I Pedro 4.10)
Paulo afirma sentir prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas perseguições, como pode isso acontecer? Ele podia suportar porque havia uma graça disponível em cada uma dessas situações. Assim acontece conosco, existe uma graça de Deus disponível pra nós em cada circunstancia adversa, a multiforme graça como diz as escrituras (I Pedro 4.10). Poderemos usufruir dela em nós quando a aceitarmos em nossa vida como uma verdade, vivendo completamente dependente dela, pois não é na força do nosso braço que conseguimos conquistar coisa alguma, mas na força que vem de Deus.











8 Comentários
Glória à Deus! Parabéns minha querida irmã , oro para que vc continue sendo usada dessa forma tão maravilhosa nas mãos do Senhor, para edificar as nossas vidas ! Terei um grande prazer em ler o seu livro!!! Deus tem mais para fazer através da sua vida , isso só é o começo.Um abraço!
Luana, convivemos um ano no Rhema, e fui presenteada conhecendo um pouco da sua história, assim, passei a te chamar de Guerreira, hoje, presenteada com essa Maravilhosa Graça, passo a lhe chamar de “Iluminada Guerreira”, que Deus te abençoe e ilumine cada vez mais, você tem grande potencial para ir mais longe. Vá na sua força… Um grande abraço.
Parabéns minha irmã Luana, fui muito edificado com suas palavras, e não tenho dúvidas que outras pessoas também serão, eu louvo a Deus pela sua vida. Você é um veículo que move o cabeça “Cristo” para a salvação de muitos.
Muito bom !!! “É como se estivéssemos dentro de um trem ou metrô”, desse jeito é a Graça…estamos blindados…Glória Deus..Continue escrevendo Luana
Glória à Deus pela Sua graça sobre nós!
Maravilhoso é conhecermos A Palavra e meditar sobre essa verdade de forma tão genuína como traz a escritora Luana Moura. Obras ainda maiores você irá fazer debaixo dessa graça dO Senhor. Glória à Deus pelos planos e dons dEle em sua vida abrindo visões e edificando vidas!
Amém!
Deus é bom e a graça Dele nos basta.
Parabéns Luana, que Deus te use cada vez mais!
Maravilhosa reflexão sobre a graça que é profunda e valiosa, mas que veio até nós como favor imerecido!! Deus continue te usando, amada Luana Moura!
Parabéns Luana! Fui muito edificado.
Deus continue te abencoando mais e mais!!!