Verbo FM

No Lugar da Dependência

Everton Catão
Aluno do 2º ano Centro de Treinamento Bíblico Rhema em Campina Grande-PB

Na maioria das vezes, buscamos referências de pessoas a quem devemos seguir. Temos um grande exemplo, e Ele já nos basta: Jesus. Entretanto, na Bíblia existem grandes nomes que nos ensinam preciosidades a respeito da nossa conduta cristã e de serviço a Deus. Um desses exemplos é o do profeta Daniel, homem simples, de grande temor a Deus e com a certeza da paternidade de um Pai que não nos abandona.

Ao analisarmos a história da revelação e interpretação do sonho do Rei Nabucodonosor, percebemos diversos posicionamentos sensatos e coerentes de Daniel.

Em tempos de pressões e perseguições, Daniel não olhou para os desafios e entrou em desespero, mas ele, junto com alguns amigos próximos e tementes a Deus, depositaram a confiança no Senhor, crendo na resposta. Qual o valor de uma atitude tão simples? Isso nos ensinou que devemos confiar no nosso Pai, porque Ele não é homem de mentiras e desamparo, mas, antes, zela pelo Seu bom nome e Sua grande justiça, portanto, nós precisamos nos colocar na posição de dependência do Senhor e nos submeter a Sua mão que guia e não revela caminhos de desamparo e falta de luz.

 “Então Daniel foi para casa, e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros, para que pedissem misericórdia ao Deus do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem, juntamente com o resto dos sábios de Babilônia” (Daniel 2.17-18)

Além disso, Daniel manteve seu coração grato e engrandeceu o nome do Deus Vivo, uma vez que a revelação concedida a ele não proveu de seu próprio entendimento, mas do Deus dos deuses. Isto nos ensina que nossa vida não é nossa e que tudo o que fazemos é por Ele, por meio dEle e para Ele, além de que não podemos fazer nada na força do nosso braço. Estamos nos posicionando em um lugar de independência e automaticamente estamos inflando nosso ego e nos tornando soberbos.

Por causa da sua obediência e confiança nas Palavras do Senhor, Daniel foi galardoado e pôde desfrutar do melhor dessa Terra, sendo ainda reconhecido pelos homens e promovendo as pessoas que estavam perto dele. E mesmo com tantas conquistas, Daniel não se colocou numa posição de soberania, mas tudo que fora revelado foi para enaltecer o nome do Senhor e não para gerar qualquer sentimento de competição entre os outros sábios da época.

Sensatez é uma palavra que define Daniel e, é ela que o leva a ser realizado em Deus e em sua vida secular. Os grandes nomes da Bíblia não estão apenas para serem histórias, mas, em tudo, revelar estilos de vida e exemplos a serem seguidos. Nós faremos obras maiores que a de Jesus, quem dirá dos outros grandes nomes que nos embasam em Fé e em verdade? Posicione-se no lugar da dependência que as coisas vão fluir em paz e alegria.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!