Verbo FM

O Prazer da Humildade

por Everton Catão
(Aluno do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)

“Porém a bondade que Deus mostra é ainda mais forte, pois as Escrituras Sagradas dizem: ‘Deus é contra os orgulhosos, mas é bondoso com os humildes’” (Tiago 4.6).

Nesse texto bíblico descrito em Tiago, vemos que ele chama a atenção da Igreja para a necessidade de sermos humildes, a fim de que tenhamos Deus ao nosso lado e que possamos experimentar da Sua bondade. Entretanto, é válido salientar o perigo da Falsa Humildade que vem assolando a vida de muitos cristãos e, que os vem impedindo de desfrutar do melhor Deus, afinal, se demonstramos um coração humilde banhado em interesses ou cheio de vitimismos é notório que o orgulho precede a queda.

Mas então, o que seria essa Falsa Humildade? Essa condição está associada a basicamente duas vertentes muito fortes: reconhecimento ou inferioridade. Para deixar mais claro, por exemplo, uma pessoa que finge ser humilde, isto é, que teatraliza a sua vida com o intuito das pessoas olharem e perceberem que não quer nenhum mérito e que apenas serve porque ama a Deus, é ser uma pessoa encharcada da falsa humildade, porque essas pessoas, na verdade, estão maquiando a realidade para que as oportunidades venham e elas possam, literalmente, se exibir.

Já a outra vertente se encaixa na vida das pessoas que muito se enganam, colocando-se em um nível inferior, se achando incapazes, negando as suas habilidades e automaticamente, desconsiderando os dons que Deus as deu e o sacrifício de Cristo que nos fez Geração Santa e Povo Eleito.

Em outras versões do mesmo texto de Tiago 4.6 falam que “Deus concede graça aos humildes”, ou seja, a graça do Senhor precede a vida de um cristão humilde. Irmãos, é na humildade que nós ouvimos a voz do Senhor e podemos desfrutar da Sua perfeita vontade para nós. Querer ser santo não é querer ser o “bambambam” da história, ser santo é ser humilde o suficiente para reconhecer que Jesus foi e é santo e, o mínimo que podemos fazer para agradecê-lo e honrá-lo é tentar atingir algum nível de santidade!

“Antes da sua queda, o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra” (Provérbios 18.12).

“CUIDADO com o orgulho!”

O orgulho é como uma droga que aos poucos resulta em morte. É como aquele velho dizer popular afirma: “de grão em grão a galinha enche o papo”, ou seja, a partir de suas ações, uma pitada de orgulho aqui, uma falsa humildade ali, vai gerando um sentimento de superioridade e de independência que aos poucos faz de você um ser alheio a Deus, resultando em sua queda e consequente morte espiritual, portanto, tenha cuidado e preserve-se, porque a saúde do seu coração só depende de você e mais ninguém!

Queridos, a Palavra do Senhor é simples, humilde e mesmo assim carrega um poder extraordinário. Nos dias atuais as pessoas estão carentes do puro e simples, do evangelho raiz, das doutrinas básicas e poucos têm sido os trabalhadores para essa seara. O Senhor precisa encontrar corações limpos de orgulho e inveja e, cheios de simplicidade, pureza, para que o espalhar do evangelho não seja uma competição de quem tem a melhor eloquência ou de quem ganhou mais almas, as VIDAS são o foco principal.

A sua humildade e o seu coração alinhado à vontade do Pai vai ser como uma bomba no inferno, porque como a Palavra fala: “a humildade antecede a honra”, assim será com você. A partir do seu coração, Deus vai lhe honrar com vidas, com prodígios e maravilhas, com a plenitude do Seu ser e, você será aquele a quem Deus vai olhar e dizer: “Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito lhe colocarei; entra no gozo do seu senhor.”.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!