Verbo FM

Noé, exemplo de fé

Eliezer Rodrigues
Pastor da IEVV em Vila Matilde, SP

“Visto que andamos por fé e não pelo que vemos”. (II Coríntios 5.7)

“E tudo fez Noé, segundo o SENHOR lhe ordenara. Tinha Noé seiscentos anos de idade, quando as águas do dilúvio inundaram a terra. Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos”. (Gênesis 7.5-7)

“Noé Levou 120 anos para construir a arca. Ele permaneceu crendo durante todos esses anos no que Deus lhe havia dito. Disse Deus a Noé: Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinqüenta, a largura; e a altura, de trinta. Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. PORQUE ESTOU PARA DERRAMAR ÁGUAS em dilúvio sobre a terra”. (Gênesis 6.14-17)

Eu creio que Noé era um ser humano sujeito aos mesmos sentimentos que os nossos. Posso imaginar que, a cada dia, quando o sol se levantava todas as manhãs, lá estava ele construindo mais uma parte daquela imensa arca de madeira.

Com certeza todos os tipos de sentimentos passavam pela sua cabeça. A dúvida, o desânimo, o sentimento de que estava perdendo tempo com aquilo. Graças a Deus que ser tentado não é pecado. Ceder a tentação é que é pecado. Jesus foi tentado, mas nunca pecou. A tentação, o desânimo, perde a força quando permanecemos em fazer o que Deus disse.

E lá estava Noé, todos os dias, tirava as medidas, cortava as madeiras, batia seu martelo. “De novo? Mais um dia?” Reclamava seus sentimentos “Será que vale a pena tudo isso?” Se perguntava Noé. Hora a pós hora, dia após dia, anos após anos. Se não bastasse ter que vencer a si mesmo, Além disso, seus vizinhos, seus amigos, passavam diante de Noé e escarneciam dele chamando-o de louco e dizendo: “Não está vendo que não vai chover?”.

Fazer o que Deus diz, às vezes, não será fácil. Mas, a fé nunca desiste porque ela crê na graça de Deus. Jesus foi escarnecido, porém obediente até a morte. A obediência levou Jesus à vitória. A obediência nos fará permanecer na vitória de Cristo Jesus.

Durante anos, nenhuma gota se quer caia do céu. Porém, Noé, fixava seus olhos, todas as manhãs, exatamente no lugar onde naturalmente as pessoas diziam não haver nada, no céu.

Creio que a Palavra de Deus era o gerador desta força chamada fé na qual fazia com que Noé avançasse, permanecesse firme, ignorasse a zombaria e declarasse todos os dias “Vai chover! Deus falou, eu sei que vai chover!”.

Vinte anos se passaram, trinta anos, cinqüenta, oitenta, cem, cento e vinte anos. Então, um belo dia, lá estava a arca, totalmente pronta, com todos os animais dentro. Todos estavam preparados para o grande acontecimento. Quando, de repente, gotas começaram a cair do céu.

Posso imaginar como estava a face de Noé, cheia de alegria em ver o cumprimento da Palavra do seu Deus. Caiu chuva e mais chuva o qual fizeram com que aquela grande arca fosse levantada da terra e levada pelos rios.

Noé e sua família provaram da bondade, fidelidade e misericórdia do Senhor. A salvação os levou a um lugar alto. Um lugar de milagre.

“Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos QUE AINDA NÃO SE VIAM e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé”. (Hebreus 11.7)

Vale a pena confiar em Deus? Sim, com certeza, vale a pena. Todos os dias você está crendo no que Ele disse? Está confessando a Palavra, permanecendo firme na fé enquanto você está fazendo o que Ele disse? Obedeça ao Senhor, porque de repente, gotas vão cair do céu e será abundante chuva sobre a sua vida, águas vivas te levarão a lugares altos em Deus. Deus honra fidelidade.

3 Comentários

  • Aleluia!!! A bílbia diz que se formos infiel, Ele permanece fiel. Então COM TODA CERTEZA E SEM SOMBRA DE DÚVIDA vale à pena confiar Nele e em sua palavra. Poís Ele vela pela sua palavra para à cumprir e não mente. Eita Deus exagerado viuuu. Provai e vede que ele é bom.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!