Vamos começar extraindo o significado da palavra ‘grito’. O dicionário traduz ‘grito’ como: exclamação sonora e forte para chamar alguém, pedir socorro ou exprimir sensação de dor…
Já a intercessão é sentir a dor do outro, se colocar no lugar de alguém...
Mas a pergunta é: quanto tempo faz que você sentiu as dores do outro? Que você gritou junto com alguém?
Aqui, nesse contexto, o grito da intercessão é a própria intercessão pedindo socorro. Um pouco estranho, não é?
Mas, é que nós temos gasto tanto tempo conosco que esquecemos para o que e para quem vivemos. Vivemos para proclamar o evangelho, para resgatar os perdidos, para mostrar o amor do Pai, espalhar a verdade que nos libertou. Se você não tem feito isso, peço para que você se auto avalie e veja quais têm sido as prioridades da sua vida, e se nela encaixa algo referente a esses pontos que citei.
Sabe, é tão confortável para nós chegar na igreja, sentar no lugar de sempre, levantar as mãos na hora do louvor e depois sentar afim de receber algo da parte do Senhor. Isso é maravilhoso! O problema é que nós queremos receber demais. Nós nunca, ou quase nunca, vamos dispostos a dar algo. Precisamos sair da nossa zona de conforto e, muitas vezes, ser incomodados para dar comodidade à outras pessoas.
Nossa vida vai muito além de ir à igreja, isso é apenas a borda da piscina. Hoje, Deus nos chama para o mais profundo, para desfrutar do mar inteiro, para largar a borda e mergulhar sem medo de se afogar.
Nós precisa entender que, se nos abstemos de falar as verdades para as pessoas, estamos furtando delas o direito de viver uma vida plena no Senhor. Nós precisamos fazer algo!
Nós temos nos calado diante das situações. Meu Deus, isso é muito sério! Nós não podemos, simplesmente, dizer não a tudo e fechar nossos olhos e bocas. Temos que gritar: “EI, ESPÍRITO SANTO, EU ESTOU AQUI. PODE ME USAR.” Pegue junto. Seja o que você realmente foi chamado para ser: um Filho obediente.
Sabe, nós estamos levando o reino muito no superficial… “Ah, mas eu não sou daqui e nem vim para ficar.” Glória a Deus por isso! Mas, que egoísmo nosso querer a salvação apenas para nós. A própria Palavra diz em 1 Timóteo 2.4 (A Mensagem)“Ele (Deus) quer que não somente nós, mas que todos, sejam salvos e conheçam verdade que nós aprendemos: que existe um Deus, apenas um, e um Sacerdote-Mediador entre Deus e nós – Jesus, que se ofereceu em resgate por todos os prisioneiros do pecado para LIBERTÁ-LOS.” Não furte das pessoas essas verdades.
Está faltando mais corações sensíveis, mais gritos ecoando no mundo, mais amor em ação, mais corações intercessores.
Antes de tudo, orem por todos os homens… 1 Timóteo 2.1
A oração de um justo é poderosa e eficaz… Tiago 5.16b
Somos cooperadores de Deus… 1 Coríntios 3.9
Se compreendermos essas verdades e aplicá-las com vigor nas nossas vidas, se formos intensos ao ponto de esvaziarmos de nós mesmo para que Ele, o Espírito Santo, tenha total acesso a nós, sem impedimentos, sem portas fechadas, sem desculpas da nossa parte; seremos espelhos refletindo a imagem do Pai. Mas para que isso aconteça, a renúncia também deve acontecer.
II Coríntios 4.4“O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” É tempo de romper o domínio de Satanás sobre a vida das pessoas. Deus conta conosco para cumprir essa tarefa. Romanos 15.1 “Nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos.”
Hoje eu te desafio a gritar, mas gritar com intensidade, ao ponto do mundo escutar que existem loucos dispostos a perder a reputação para que vidas sejam libertas. Para eles saberem que existem pessoas com corações disponíveis para amar e se doar em favor deles.
E o meu desejo é que você viva o que está escrito em Mateus 5.44 (A Mensagem) …Digo que vocês devem amar os inimigos. Deixem que tirem o melhor de vocês, não o pior. Se alguém fizer mal a vocês, reajam com a força da oração, pois assim agirão do fundo do seu verdadeiro ser, do ser que Deus criou.
Que sejamos luz nesse mundo de trevas.
Sejam abençoados na prática da Palavra!
1 Comentário
Palavra para muita reflexão.
Eu e minha esposa Assistimos o Filme que esta em cartaz no cinema em Bauru-SP *QUARTO DE GUERRA* (recomendo a todos assistirem) excelente filme para refletir sobre esse tema e mostra o quanto nossa oração é poderoso, porém é necessário, compromisso (investir tempo) , fé (sem vacilar) e perseverança (não parar no meio do caminho).
Mas como é bom ser resposta de oração na vida das pessoas. Que possamos ser mais efetivos e eficazes nesse campo.
Deus é fiel e também devemos ser fiéis a Ele.
André.