
Professora do Rhema Brasil
“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele. Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?
Voltou, pois, de o seguir, e tomou a junta de bois, e os matou, e com os aparelhos dos bois cozeu as carnes, e as deu ao povo, e comeram; então se levantou e seguiu a Elias, e o servia.” I Reis 19.19-21
A palavra manto de acordo com o dicionário Aurélio significa: Veste longa, folgada e sem mangas, para abrigo da cabeça e do tronco; capa. Todavia embora o manto de Elias fosse sim uma parte de seu vestuário, seu manto não tinha apenas esse significado. Estamos falando de um dos maiores profetas de sua geração, um homem cheio da unção, que Deus fez questão de levá-lo para si em uma carruagem de fogo.
Seu manto era por sua vez carregado de poder e unção e talvez assim como foi no tempo de Jesus em que as pessoas tocavam em suas vestes e eram curadas é bem provável que muitos desejavam tocar no manto de Elias na intenção de provar do poder de Deus na vida do homem que orava e fogo descia do céu.
É possível que o próprio Eliseu almejasse ser tocado pelo manto de Elias e talvez dissesse em seu coração: “Se um dia ele lançar o manto sobre mim, saberei que Deus esta me separando para algo grandioso!”. Por isso não estranhou quando aconteceu. O manto de Elias lançado sobre Eliseu representava a separação para o chamado.
É interessante percebermos que embora Eliseu fosse separado por Deus para suceder Elias, ele não começou sua carreira como um sucessor. A bíblia é clara em demonstrar que após despedir-se de sua família Eliseu foi atrás de Elias e seguia e o servia.
Podemos aprender com isso que embora tenhamos o dom, o chamado e ainda que sejamos separados para fazermos algo, até chegarmos onde Deus tem em seu coração para chegarmos, sempre haverá alguém para seguirmos e servirmos.
Quando acharmos que entramos no chamado e agora, Ufa! Enfim é um novo tempo! Deus sempre nos apresentará alguém a quem devemos seguir e servir. É nesse instante que provavelmente escutaremos sua voz dizendo: – Seja Bem-vindo à nova fase de sua preparação! É mais ou menos no mesmo momento que reconhecemos que o manto nada mais era que uma licença ou uma unção para um treinamento mais intensivo.
9 Comentários
Professora
Para melhor entendimento para o leitor, é bom ressaltar que Elias não foi levado em uma carruagem de fogo,e sim num redemoinho.
2 reis 2:11
Hallelujah.
Bênçãos sobre bênçãos mulher de Deus.
Meu Deus que coisa linda…


Maravilha de Deus! Eu não quero saber se tem a capa, resto da capa, resíduos da capa…
Eu quero é a unção o poder a graça a glória que nesta capa se representava, porque não era a capa em si, mas o poder do Espírito Santo simbolizado naquela peça.
…. Jesus disse, aquele que crê em mim, obras maiores fará…
Tem gente que não tem um mínimo de discernimento das coisas espirituais. Parabéns professora pela bela esplicação.
Elias foi levado por um redemoinho ele foi separado pela carruagem
Gostaria de saber se ainda existe a capa ou partes da capa que Elias e Eliseu usaram?
Sobre Elias e sua capa, ainda se tem notícias de possível existência do tecido ou parte dele?
Obrigada pela orientação.
Deus continue abençoando o seu ministério.
Uma benção foi essa revelação sobre o manto de Elias Deus Abençoe suas vidas.