por Cassio Oliveira
(Graduado da Escola de Ministros Rhema)
“Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei” (Josué 1.5).
Após a morte de Moisés, Deus chamou aquele que foi fiel ao seu senhor até o último dia de vida e que era capaz de conduzir o povo de Deus à terra prometida por causa de sua fidelidade, não somente a seu líder mas também às ordenanças.
Nesse versículo, vemos que Deus disse a Josué que ninguém o resistiria (ficaria em pé diante dele) e que não iria abandoná-lo de forma alguma. Contudo no versículo 7 e 8 do mesmo capítulo, lemos o que é necessário para que isso se cumpra.
Devemos lembrar que, antes de qualquer promessa, existe uma ordenança. E o seu foco deve estar no que é preciso fazer. E não no que se vai ganhar.
“Tão-somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido” (Josué 1.78).
1- Ser forte e corajoso.
2- Fazer segundo a lei.
3- Não se desviar.
4- Não cessar de falar da lei.
5- Meditar nela de dia e de noite.
Depois dessas ordenanças, Deus acrescenta à promessa: “então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido”.
Por ser a Antiga Aliança, muitos pensam que isso não vale mais para hoje. Na verdade vale, mas a lei agora se resume em:
Mateus 22.36-40-36. “Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”.
Andar em amor vai lhe tornar irresistível, pois o amor constrange e as palavras que saírem da sua boca serão como as de um pai cuidando do seu filho. O amor é a chave para abrir todos os corações.
Uma forma para andar nesse amor é ouvir e meditar na Palavra de Deus. Estudar Antiga e a Nova Aliança vai te instruir no caminho de Deus.
Então esteja sensível para ser o Amor de Deus para os que precisam, pois é assim que os discípulos de Jesus serão conhecidos.