Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos e também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho – Efésios 6.19
Diante de tantas notícias de perseguição à cristãos no mundo todo, o primeiro impulso dos que seguem a Jesus é entrar em oração em favor destes. Queremos nos levantar ousadamente e decretar pela fé o fim desta situação.
Mas o problema é que nos deparamos com alguns textos na Bíblia que nos mostram que a perseguição é algo que estava no “script”, e até certo ponto, ela é prova de nosso bom trabalho no Senhor, vejamos alguns exemplos:
Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós. – Mateus 5.10-12
Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia – João 15.18-19
A tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais, sinal evidente do reto juízo de Deus, para que sejais considerados dignos do reino de Deus, pelo qual, com efeito, estais sofrendo – 2ª Tessalonicenses 1.4-5
Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos – 2ª Timóteo 3.12
Como vimos é normal que o mundo nos odeia, nós somos bem-aventurados por isso, a perseguição prova que estamos garantindo nosso galardão no reino de Deus, além de evidenciar que vivemos uma vida piedosa.
Diante disso, muitos tem nos perguntado: “Se a perseguição é bíblica, como orar contra ela?”.
Em primeiro lugar, oração não acaba com perseguição, o que acaba com perseguição e levar os pecadores a conhecerem a Jesus. Não foi mediante oração que o apóstolo Paulo lidou com a idolatria do povo de Éfeso, foi pregando o evangelho e então o povo convertido voluntariamente queimou seus livros de magia e seus ídolos.
O nosso texto de entrada nos diz sobre como orar, vamos pontuar alguns pontos importantes
Vigiar com perseverança e súplica – Se me permite dizer a oração da fé (Tiago 5.14-15) não se aplica a este tipo de oração. O que vale aqui é a súplica com fé. Perseverar, não esmorecer, ficar firme, segurar a corda. Estamos falando de intercessão, de sentir a dor do outro, se colocar no lugar do seu irmão diante de Deus e clamar, súplicar e até chorar por ele. Carregar a carga
Por todos os santos e também por mim – Todo crente deve ser alvo da sua oração. Você deve entender que é nossa responsabilidade segurá-los em oração. Não podemos ser indiferentes ao sofrimento de nossos irmãos. A Palavra de Deus continua dizendo: “Chorai com os que choram!!!”
Para, com intrepidez, fazer conhecido – Antes de orar por livramento, Paulo pede que oremos por ousadia para continuar pregando em meio as dificuldades. A perseguição que muitos cristão estão enfrentando não é fácil, muitos são tentados a abandonar a sua fé, para salvarem sua vida e família. Devemos orar para que aguentem firmes e ainda abram suas bocas para anunciar o evangelho. Proclamem a Jesus mesmo em face da morte.
Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. – Apocalipse 12.11
Outro texto muito forte sobre a oração em tempo de perseguição está no livro de Atos.
Porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gentes de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espirito Santo e, com intrepidez anunciavam a palavra de Deus – Atos 4.27-31
Mas uma vez vemos claramente que a oração correta diante da perseguição é ousadia para fazer a Palavra avançar.
Algo que me parece claro é que Deus não vai impedir o homem mau de ser mau. Não, Deus vai misericordiosamente suportá-lo, dando tempo para que se arrependa e, não havendo arrependimento, vai julgá-lo quando chegar a hora.
O fato é, que os crentes que enfrentam isso, não poderm enfrentar sozinhos, eles devem estar acompanhados por uma “onda de oração” da igreja não perseguida.
O apóstolo Paula, ainda nos ensina a orar por livramentos específicos, em outras palavras, não é livrar da tribulação, mas livrar na tribulação.
Finalmente, irmãos, orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada, como também está acontecendo entre vós; e para que sejamos livres dos homens perversos e maus; porque a fé não é de todos. – 2ª Tessalonicenses 3.1-2
Como vemos aqui, podemos, na verdade devemos, orar para que nossos irmãos sejam livres dos homens maus.
Levante-se em oração pela família da fé, sinta a dor, ore por ousadia diante do medo extremo, sustente suas pernas e joelhos diante da morte. Chore as suas lágrimas, combata por eles, firme na fé. Talvez aqui, ou no porvir, você escute os testemunhos do que sua intercessão fez, por aqueles que você nem conhecia.
IRAQUE Terceiro país perseguido em destaque
Iraque é um dos países que possue uma forma islâmica monárquica de governo que representa a unidade e liderança política do mundo islâmico conhecida como “califado”, estabelecido pelo Estado Islamico em grande parte do país. Está localizado no Oriente Médio, e a grande maioria da população do país adota o islamismo como fonte de devoção e fé se baseando na vida e nos ensinamentos de Muhammad e no Alcorão, a escritura sagrada.
Desde de 2014 a liberdade religiosa foi severamente deteriorada em grande parte do país. Há uma verdadeira campanha de varredura aos cristão no país, nossos irmãos alem de serem obrigado a deixarem suas casas com a roupa do corpo e enfrentarem toda espécie de oposição dos extremistas, ainda sofrem com a rejeição por parte de seus próprios familiares.
Eu sonho com o dia em que todos os cristãos voltem para o Iraque, encontrem todas as igrejas abertas e vivam em paz”, diz um cristão refugiado no Curdistão.
Perfil da Iraque:
Bandeira:
Região: Oriente Médio
Líder: Fuand Masum
População: 33,42 milhões
Cristãos: *
Religião: Islamismo
Governo: Replúbica Parlamentarista
GEOGRAFIA
Área: 438.317 Km2. Planicies férteis do Tigre e Eufrades, altas montanhas ao norte e o deserto da Siria a sudeste.
POVOS
Árabes: 70,1%
Curdos: 19%
Turcos: 6,1%
Outros: 4,8%
LÍNGUA
Oficial: Árabe; Curdo na RAC
ECONOMIA
Baseada no Petróleo os lucros são usados para insdustrializar e construir um poderoso exercito. A guerra com o Irã deve o desenvolvimento econômico no país.
POLITICA
A monarquia foi derrubada pela violenta revolução de 1958. O regime militar do partido Ba´at, com seu socialismo pan-arábico secundarista tornou-se uma verdadeira ditadura..
RELIGIÃO
O Islamismo e o socialismo pan-arábico predominam no país. Os cristãos continuam a sofre discriminação.
MOTIVOS DE ORAÇÃO
- Uma sociedade quebrada e desmoralizada é o fruto de uma ditadura severa; Orem para os poderes da maldade sejam enfraquecidos nesta nação.
- Os poucos cristãos são confinados, principalmente, às cidades. Eles foram perseguidos na década de 60 e 70, e o número deles diminuiu. Deus concedeu um reavivamento na década de 80, e os grupos nas casas multiplicaram-se. Orem por esses irmãos para que sejam fortalecidos na sua caminhada com o Senhor e para que testifiquem com os que ainda não conhecem o evangelho.
- A liderança para as igrejas é uma necessidade premente, muitos bons líderes tiveram que fugir. Alguns iraquianos estão fazendo treinamento na Jordânia, no Líbano e em outros lugares. Orem para que eles possam retorna ao Iraque e avançar nos trabalhos ao Senhor.
A igreja do Iraque perseguida mais não destruída.
Fontes de pesquisa
JOHNSTONE, Patrick, MANDARYK, Jason. Intercessão Mundial. Camanducaia: Missão Horizonte, 2003.
www.portasabertas.org.br/cristaosperseguidos/perfil/coreiadonorte/ Acesso em: 27 de Abril de 2015.
1 Comentário
Que texto excelente! Aguardava por um ensino relativo à forma bíblica de orar pelos cristãos perseguidos. Bom demais!