Verbo FM

Rótulos

Mariana Loesia

Professora do Rhema Brasil 

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” Jeremias 29.11

Deus tem pensamentos de paz a nosso respeito! Aleluia!!!

Muitas vezes, não temos uma boa imagem de nós mesmos e dos outros, há um tendência em nós em rotular pessoas, identifica-las com características que nem sempre são boas.

Não sei se você já teve a experiência de abrir o freezer da sua geladeira, ver um pote de sorvete e quando abriu, viu que o que tinha dentro era feijão congelado (risos). Você lembra a sensação de decepção que você teve ao ver que o embalagem não condizia com o conteúdo.

Sabe, temos julgado pessoas por um rótulo (aqui não quero focar no âmbito daqueles que querem ser o que não são, mas daqueles que são bons, mas a embalagem não está refletindo o verdadeiro conteúdo).

Uma das características do amor é acreditar no melhor das pessoas. Deus nos ensinou a agir assim , pois antes de nascermos de novo não éramos bons, tínhamos maus comportamentos, falávamos e agíamos de forma errada e ainda assim Deus teve pensamentos de paz a nosso respeito e acreditou em nós ao ponto de investir o Seu Filho para nos resgatar daquela condição, e hoje (muitas vezes já nascidos de novo) continuamos tendo atitudes não muito legais e mesmo assim Deus continua tendo pensamentos de paz a nosso respeito. Glória a Deus que nosso Pai é longânimo e misericordioso!

Uma das características de Jesus em nossa redenção foi que Ele se identificou conosco, Ele deixou a Sua glória para se identificar com nossas fragilidades, debilidades e assim nos resgatar delas. Olhando para nós, podemos ver que as vezes agimos de algumas maneiras não porque somos necessariamente maus e fazemos aquilo de caso pensado, nãoooo! Muitas vezes agimos errado devido a mecanismos de defesa que desenvolvemos durante nossa vida por conta de coisas que sofremos, que nos geraram traumas e queremos evitar passar por elas novamente.

Esses dias tive uma experiência muito interessante com Deus…. Eu tive algumas experiências não muito legais durante minha infância, adolescência e juventude que acabaram gerando várias atitudes que eu mesmo me desagradava delas, mas parecia que não tinha força para mudar aquilo, que eu era daquele jeito e ponto final. Eu era uma garota marrenta, o meu rótulo era de uma pessoa indelicada, fria nos sentimentos, indiferente, durona, super sincera, a dona da verdade, crítica, inflexível, o importante era eu estar bem e o resto que se virasse, desbocada, direta, auto suficiente e coisas semelhantes a essas (meu Deus… como eu andava segundo as inclinações da carne… ☹)… E o Espírito Santo começou a tratar algumas coisas comigo, eu fui deixando a Palavra me limpar, fui tirando as máscaras, deixando de lado as resistências e o orgulho, comecei a deixar o fruto do espírito brotar da minha vida, e um dia estava em um lugar e alguém me abraçou e disse: A verdadeira Mariana quer sair daí de dentro!!! Eu perguntei ao Senhor porque a verdadeira Mariana, eu estava vivendo uma falsidade? E ele me trouxe um exemplo da placa de outdoor, eu não sei se você já viu, mas quando eles instalam uma placa eles a colocam ali limpa e começam a colar as propagandas e quando termina o período de uma propaganda, eles vem e colocam outra por cima e assim vai… Mas chega um dia que a placa fica saturada e então eles vem com uma espátula e começam a arrancar todas aquelas propagandas até que a placa original volte a aparecer. E o Senhor me disse: Assim tem acontecido com você, a vida, as pessoas, o diabo e  você mesmo tem colocado rótulos sobre você e você está acreditando no que os rótulos estão informando, mas eles não condizem com o original que eu te criei, deixe meu Espírito tirar esses rótulos e a essência original que eu te criei apareça. Aleluia!!!

Depois desse dia, através da exposição a Palavra e o Espírito eu via os rótulos sendo retirados e eu comecei a me descobrir de uma forma que eu mesma me desconhecia (sabia que muitas vezes nós mesmos nos desconhecemos, mas glória a Deus que Deus conhece o nosso original e tem pensamentos de paz a nosso respeito).

Comecei a me descobrir como uma pessoa mansa, amorosa, cuidadosa com as pessoas, paciente, moderada no falar, flexível, tratável e tantas outras coisas… (Estou rompendo com algumas coisas ainda, mas precisamos perseverar até o fim!) E eu gostei de saber que eu posso ser quem Deus me chamou para ser! Existe uma realização em nós quando nos descobrimos em Deus, realmente somos plenos e satisfeitos.

Falei um pouco sobre mim e creio que você pode ter se identificado com algumas coisas, mas quero tratar outra faceta dessa história, o PRÓXIMO! Quando se trata de nós sempre queremos que as pessoas tenham paciência, entendam nossas fraquezas e nos compreendam, mas uma outra característica do amor é que ele não é egoísta, não busca apenas seus próprios interesses!

Como temos visto uns aos outros, estamos nos julgando pelos rótulos ou por quem Deus nos criou? Sabe, todos nós passamos por fragilidades durante a nossa vida e desenvolvemos mecanismos de defesa como forma de proteção, e nem sempre esse mecanismo tem características agradáveis! E é preciso que tenhamos mais paciência uns com os outros, que possamos nos olhar pela ótica de Deus, ver o próximo como Deus os vê, afinal o mesmo sangue vertido por mim e por você, foi vertido por eles.

Pare de julgar pessoas, exclui-las do seu “hall” de amigos, de atentar apenas para os seus defeitos, vamos começar a acreditar mais uns nos outros. Que eu e você sejamos aqueles que serão as espátulas de Deus, que ajudaram elas a se descobrirem em Deus e não aqueles que vão colar mais um rótulo.

Segue alguns versículos para meditarmos:

O meu mandamento é este:que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.João 15:12 (RAStr) 

O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija- se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 1 Coríntios 13:4-7 (RAStr)

 Efésios 4:32 – 5:2 (RAStr)

Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando- vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou

1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!