
(Aluno do Centro de Treinamento Bíblico Rhema)
Ao observarmos os dois primeiros capítulos da Bíblia nós temos a dimensão da criatividade do nosso Pai. Vemos na criação o reflexo de quem Deus é. Em Gênesis 1.26 vemos a trindade se envolvendo diretamente na criação do homem, eles depositaram no ser humano parte da sua essência. Uma centelha da eternidade e da criatividade foi depositada em cada um de nós nesse momento.
Naturalmente falando, o processo criativo é algo fascinante, quem está criando se envolve de forma tão intensa com o que está fazendo que, me atrevo a dizer que, a essência do criador permanece na criação! Por mais que alguém tente copiar o que esse artista fez, a essência do artista não estará tão forte quanto na obra original.
Eu amo o mundo das artes e fico fascinado quando vou a museus e vejo grandes quadros. Mas, sabe o que mais me fascina? Aquelas pessoas que provam a originalidade de uma obra! Se você colocar um quadro de Da Vinci na minha frente e uma réplica provavelmente eu não vá saber dizer qual é a original e qual é a réplica, mas um especialista saberá diferenciar! Ele reconhece a essência (ou a técnica) do artista que criou aquele quadro.
Ele sabe muito bem reconhecer as expressões do artista em sua obra. E é lindo sabermos que Deus é ilimitadamente criativo, Ele fala com cada um de nós de uma forma muito específica, Deus usa das mais diversas formas para comunicar ao coração do homem o que Ele quer.
Comigo Ele fala muito através de imagens e de analogias, já com alguns amigos Ele fala através de música e poesia e, assim vemos o quão ilimitado Deus é, afinal Ele quer se fazer conhecido por toda a humanidade e se Ele usasse uma forma única muita gente não se adequaria a essa forma Dele se comunicar conosco.
Em Atos 17.26-27, Lucas conta o relato de Paulo em Atenas diante do altar ao deus desconhecido, e o que eu acho lindo nesse trecho das escrituras é o verso 27:
“Deus fez isso para que os homens o buscassem e talvez, tateando, pudessem encontrá-lo, embora não esteja longe de cada um de nós”. (NVI).
Deus está tão perto de nós que se nos ousarmos tatear a nossa volta, nós o encontraremos! Mas, pessoalmente, creio que Paulo estava dizendo que se olharmos bem a nossa volta, todas as expressões de criatividade ao nosso redor, veremos Deus!
É impossível negar a criatividade de Deus ao se deparar com o nascer do sol ou com o por do sol, ao ver a quantidade de animais e plantas que ainda não foram catalogados. A natureza revela a criatividade do Criador do Universo!
O que me deixa muito feliz é saber que o nosso Pai depositou essa criatividade dentro do homem! A criatividade que é parte da essência Dele nos compõe! Ele não é narcisista, Ele dividiu com o homem a capacidade de criar e estimula que andemos nessa criatividade. Ele não é apenas um pai extremamente criativo, Ele nos fez filhos tão criativos quanto Ele! Ele nos inspira a fluirmos na criatividade que Ele mesmo já depositou em nós!
Eu creio em uma geração que se levanta usando essa criatividade depositada em nós a favor do Reino de Deus, uma geração de escritores, cantores, publicitários, compositores, poetas, fotógrafos, atores, ilustradores e pintores que usam do dom que Deus depositou dentro de cada um para promover o Pai, O glorificando através de cada uma das suas expressões de criatividade.
Eu o encorajo a não conter a forma de criatividade que Deus depositou em você e que você simplesmente flua para a glória do nosso Pai!
5 Comentários
Obrigada pelo texto! Eu estou com um problema no trabalho que, aos olhos humanos, não vejo saída. Essa noite de 22/10/2023 eu sonhei com um corredor longo com várias portas fechadas, um sol brilhando ao final do corredor pelas janelas e Deus me dizendo, nessas palavras exatas: “O homem cria faz as coisas, mas a criatividade vem de Deus”. Aí ele me disse que estenderia um tapete vermelho para eu andar por sobre. Depois de tudo isso, procurei no google e achei esse teu texto. Entendi o recado! Obrigada!
Maravilhoso seu estudo , me ajudou bastante , obrigada .
Que lindo é o nosso Pai querido! Mensagem que fala realmente ao nosso coração e de fato nos incentiva a buscar e reconhecer o quão bela são as obras de Deus. Que o Senhor te abençoe!
Esse devocional brada no meu coração!
Glória à Deus!
Muito bom, é desse jeito.