Verbo FM

Deus é detalhista

Hugo Henrique
Graduado do Centro de Treinamento Bíblico Rhema no Rio de Janeiro-RJ

Em Mateus 6 a partir do versículo 25, Jesus está trazendo ensinamentos aos seus discípulos no “Sermão da Montanha” e Ele fala sobre as preocupações com a vida e sobre o cuidado de Deus com os detalhes.

No versículo 33, Jesus diz para buscarmos primeiro o reino de Deus e sua justiça e a consequência direta de fazermos isso é que TODAS as coisas nos são/serão acrescentadas. Esse é o ponto onde entregamos o controle da nossa vida para Deus e começamos a ver a sua bondade sendo expressa nas pequenas coisas!

No versículo 34 nós somos convidados a não nos preocuparmos com o dia de amanhã, contextualizando para nós, Jesus estava nos alertando que não devemos perder a paz com a conta que vende amanhã, o próprio Deus já cuidou da solução para ela. Só isso já é motivo suficiente pra sermos gratos a Deus por tamanho cuidado, mas Ele vai além, como um bom pai, Deus tem prazer em fazer surpresas para os seus filhos!

Ele gosta de ser a resposta para desejos do nosso coração! Não por capricho, mas por querer a nossa felicidade PLENA.

Em Filipenses 4:4, o apóstolo Paulo fala sobre nos alegramos no Senhor, e ele reafirma que não devemos andar ansiosos com coisa alguma, mas nos estimula a orar ao nosso Pai sobre qualquer coisa, não que Deus já não saiba o que acontece conosco, mas que a gente possa contar nossos segredos para Ele, e que Ele possa nos contar os seus segredos. (Só conhece os segredos de Deus quem tem intimidade com Ele).

E o que muitas vezes a gente esquece quando estamos orando é que quem está ouvindo a nossa oração é o nosso Pai, e como filhos conhecemos o caráter do nosso Pai o suficiente para descansarmos após orarmos! A primeira resposta direta da nossa oração é (deve ser) a paz que excede todo o entendimento humano e ela guarda o nosso coração e a nossa mente! A gente guarda a nossa mente a renovando todos os dias (Romanos 12:2) e pensando no que Deus quer que pensemos (Filipenses 4:8).

Segundo o dicionário strong a palavra ansioso (merimnao) a palavra ansioso tem o mesmo significado tanto em Mateus 6:25 e Filipenses 4:6 e o significado que mais saltou aos meus olhos foi “estar preocupado com cuidados”, e em ambos os contextos fica bem claro que quem tem cuidado da gente é Deus, ou seja, estar ansioso é nos preocupar se Deus, que é nosso Pai, sabe cuidar da gente!

Deus tem nos chamado para O descobrir no dia a dia, para reconhecer seus pequenos detalhes em meio a um dia agitado, o mesmo Deus que criou TUDO ao seu falar, é o mesmo Deus que tem cuidado da gente, então não temos motivos para estarmos ansiosos!

Se formos estudar a construção do tabernáculo na Antiga Aliança a gente vê que Deus deu as mínimas instruções para a construção ser realizada! Deus ainda cuida dos mínimos detalhes assim como Ele fez na época da Antiga Aliança! Quando eu estudo sobre isso eu vejo como essas instruções revelam a excelência de cuidado do nosso Pai!

Meu pastor Edimilson Nunes tem uma música que eu sempre escuto quando eu começo a ficar agitado sobre algo, ela se chama “Eu vejo Deus” e essa música para mim é um convite a reconhecer Deus nos pequenos detalhes! Essa música tem essa capacidade de me lembrar do cuidado de Deus com a minha vida e com o mundo a minha volta.

Naturalmente falando, quando estamos em um carro e quem está dirigindo é alguém da nossa confiança a gente simplesmente descansa e não ficamos tentando tomar o voltante dessa pessoa, então porque a gente “tenta tomar o volante” de Deus depois que a gente já deixou Ele na direção?

Temos que aprender que os caminhos Dele são mais altos que os nossos (Isaías 55:9) e mesmo quando a pressão vier, devemos nos lembrar que as mínimas coisas revelam o coração do nosso Pai para a gente e que é Ele que tem cuidado da gente! 

2 Comentários

  • Graça e paz!
    Essa palavra encheu meu coração de paz!
    Na verdade entrei por acaso agui, estava procurando algo sobre justiça de Deus.Tenho vivido conflitos e e cheguei a enfermar, e estou feliz que vcs são tão usados,a paz obg!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!