Lenise Freitas
Graduada da EMR Rio de Janeiro, RJ

Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho e os odres se perdem. Mas, põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam. (Mateus 9: 16-17)

Gosto muito de pesquisar os usos e costumes dos tempos bíblicos e nessas pesquisas, descobri algo interessante sobre armazenamento de vinhos naquela época.

Os odres eram os recipientes mais usados no tempo de Jesus. Eram feitos com a pele de cabras, cabritos e, ás vezes, bois, búfalos ou camelos. A pele passava por um processo em que ela era curtida e defumada, as aberturas eram costuradas e seladas com betume, em seguida, o odre estava pronto para ser usado.

Com o passar do tempo, o odre costumava ressecar e perdia sua elasticidade. Assim, um vinho novo costumava ainda fermentar e aumentar seu volume e, como o odre velho não podia mais ser expandido, acabava se rompendo e derramando o vinho. Dessa forma, tanto a bebida quanto o vasilhame eram perdidos. Portanto, só um odre novo poderia conter um vinho novo.

Temos visto quantas coisas novas a Graça de Cristo traz para a nossa vida. Conforme está escrito: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que nos tem abençoado com toda sorte de benção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, fazendo convergir nEle na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra” (Efésios 1:3-10).

Quantas possibilidades! Deus faz infinitamente mais do que pedimos ou pensamos segundo o seu poder que opera sobre nós. Ora, o poder de Deus é ilimitado e Ele não faz acepção de pessoas. Somos nós que definimos, através da nossa fé, a intensidade do poder que vai operar em nossa vida.

Compreende, então, que bênçãos e novidade de vida se manifestam em nós de acordo com a capacidade que temos de nos expandir. A graça de Cristo é o vinho novo ser derramado em nossos corações, portanto, para que o vinho não seja desperdiçado, devemos observar se nosso coração já é um odre novo.

Assim, essas bênçãos permanecerão em nós de acordo com a capacidade de nos mantermos inteiros, íntegros. Precisamos ter cuidado com nosso coração, pois o pecado resseca nossa alegria, fazendo com que a nossa vida se rompa, impedindo-nos de viver a plenitude daquilo para o que fomos predestinados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!