Deixe Deus restaurar a sua vida

Rafaela Guedes

Integrante dos Jovens Mais de Deus em Campina Grande,PB

“Ele não quebrará a cana rachada e nem apagará o pavio que fumega”  (Isaías 42:3)

No livro de Isaías está escrito que “Ele (Jesus) não quebrará a cana rachada e nem apagará o pavio que fumega” (42:3). Esses dias li um comentário incrível sobre esse versículo onde dizia que naquele tempo as crianças brincavam de fazer flauta usando pequenos pedaços de junco que encontravam no meio das plantações de cana. Mas, enquanto tentava fazer os buracos da flauta de brinquedo, muitas vezes, a cana se rachava e eles a jogavam fora, pois havia centenas de outros pedaços que poderiam utilizar.

Outra figura tinha haver com pavios de fios de linho, que as donas de casa utilizavam para iluminar o ambiente. O pavio era colocado em um jarro com azeite e aceso. Quando o azeite acabava e o pavio fumegava, um mau cheiro era exalado. Neste momento a dona de casa pegava aquele pavio fumegante e jogava fora, pois ela tinha muitos outros fios dentro de casa.

Essas figuras, usadas por Isaías, tem a ver com o Messias que ele anunciava. Mas, usando essas figuras para nossa própria vida, podemos dizer que Deus nos toma, muitas vezes, como canas rachadas, mas não nos descarta. Ás vezes, somos rachados por causa dos processos de relacionamentos, das aparentes “percas”, dos desafios pelos quais estamos vivendo, das impossibilidades, mas Ele nos restaura. Deus pode fazer de nossa vida, ainda que ela esteja como uma cana rachada, um instrumento de sua orquestra.

Outras vezes parecemos pavios fumegantes, apagados, exalando o mau cheiro do desânimo e do pessimismo. Mas não seremos jogados no lixo da existência. Pelo contrário, Deus pode reascender em nós uma nova luz, uma chama de amor, de otimismo, de vida. De alguma maneira maravilhosa, Deus pode transformar os piores momentos de nossa vida em momentos maravilhosos. Ele recupera o nosso senso de auto-estima, de valor pessoal, de que somos amados e podemos amar.

Conheço a história de uma mulher que tinha o sonho de ser mãe. Porém, durante a gravidez, os laudos médicos diziam que ela havia contraído uma doença, podendo acarretar na morte do feto. Diante da gravidade, o seu sonho de ser mãe encontrava-se em um abismo entre a fé e a razão. Foram nove meses crendo que as promessas de Deus não são como a ótica humana diz que são.

O dia tão aguardado chegou! Na sala de cirurgia para realização do parto cesariana, a anestesia foi aplicada, mas no primeiro corte da epiderme para chegar até o útero, a dor insuportável evidenciava que a anestesia não tinha sido realizada com sucesso. Os médicos aplicaram um novo anestésico, mas diante do quadro clínico de risco, parecia ser o fim daquele sonho. Mas só parecia, pois essa criança dada por “probabilidade mínima de vida”, sou eu.

Naqueles nove meses minha mãe poderia pensar “Ah, e se nada disso estivesse acontecendo…”, mas ao invés disso ela decidiu trazer a memória aquilo que dar esperança.

Hoje, o que parecia rachado, um pavio fumegante que não tinha como ser reaceso, é a pessoa que escreve esse texto para honra e glória do Senhor. Sabe, Deus não descarta você, Ele pode restaurar o que seus olhos naturais não podem ver, Ele é o Deus do impossível, é o Deus que abriu o mar para Moisés, que livrou Daniel da cova dos Leões, é o Deus de ontem, de hoje e para sempre. Ele pode fazer de você de uma cana rachada, uma vida restaurada. Ele pode fazer de você, de um pavio fumegante, uma chamar ardente.

Jovem, o que está rachado em sua vida? Sua família? Suas amizades? Seu coração ferido? E o que tem sido apagado em você? O seu ministério? Os seus talentos?

Não limite o poder de Deus ao que as circunstâncias dizem sobre a sua vida. Nós não cremos em circunstâncias, cremos em um Deus vivo e fiel, que faz nova todas as coisas. Se lance no Senhor, lance toda sua vida, lance todas as suas ansiedades, lance todos os seus medos, lance sua família, lance tudo, pois aquele que começou a boa obra na minha e na sua vida, terminará.

 Deixe-o então restaurar a sua vida, pois aquilo que perdido foi, não se compara com o que há de vir.

“Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”  (I Conrintios 2.9)

2 Comentários

  • OI RAFAELLA BOA TARDE E PAZ SEJA CONTIGO, ESTAVA PREPARANDO UMA MENSAGEM AQUI PARA PREGAR HOJE NO CULTO E TIVE ACESSO A SUA MENSAGEM, QUE MARAVILHA, QUE REVELAÇÃO MARAVILHOSA, QUE O SENHOR NOSSO DEUS CONTINUE TE INSPIRANDO.
    PR. ODILON SANTOS – IEQ ELIZABETH – BELO HORIZONTE/MG

    Resposta
  • Rafaela, me emocionei com o seu texto e seu testemunho… Realmente somos preciosos para o Senhor, pois foi com o Sangue de Cristo que fomos comprados ( Se não fossemos importantes para Ele, Ele jamais teria entregue Seu Filho ). Então esse é um dos motivos de não sermos descartados diante das circunstâncias, falhas, deslizes…
    Esse seu Texto esta lindo… Louvado Seja Deus por sua vida.
    Obs.: Você também é linda! 😉
    Beijo *-*

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!