O Ministério Verbo da Vida, desde a sua fundação, é um ministério missionário. Ele nasceu como fruto da obediência dos missionários americanos, Bud e Jan Wright. Há 40 anos, eles vieram ao nosso país com uma Palavra do Senhor: “Vá para o Brasil, levar a Palavra da Fé para libertar o meu povo”. Desde então, o Verbo da Vida tem expandido não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. O legado que o Ap. Bud deixou para o Ap. Guto Emery tem sido honrado, e muitos outros ministros têm pego o bastão para continuar levando a Palavra da Fé e o amor para outras pessoas.
“Assim como eles vieram, nós devemos ir”, inclusive, este foi um dos temas do Dia Verbo da Vida em anos anteriores. Esse senso de responsabilidade de não deixar a chama de missões acabar em nosso meio é o que move aqueles que trabalham diretamente com essa visão em nosso Ministério.
No MVV, existem alguns braços que são interligados para fazerem a obra do Senhor se expandir por todos os lugares. Como a Agência Verbo da Vida de Missões, a Escola de Missões Rhema e as secretarias de missões espalhadas pelas igrejas no Brasil e em outros países. Conheça como funciona o trabalho deles e a visão para dar continuidade ao trabalhado iniciado pelo Ap. Bud e Mama Jan:
Agência de Missões (AGMVV)
A Agência nasceu em 2005 e é uma das coordenações que integram o Ministério Verbo da Vida. Ela existe com o propósito de assessorá-lo no cumprimento da Grande Comissão.
“Após a Conferência Profética em 1999 e a primeira Conferência de Missões em 2000, surgiu a necessidade de termos uma coordenação, aqui no Ministério. Para dar assistência aos primeiros missionários que já estavam no campo, além da expansão da visão missionária, já que o número de igrejas não parava de crescer. A visão sempre foi avançar e não ficar só aqui em Campina Grande”, disse Larisse Farias, coordenadora da AGMVV.
Ela tem auxiliado com a sua equipe mais de 50 missionários. Além dos treinamentos e instruções para as secretarias de missões das igrejas Verbo da Vida. A coordenadora também contou um pouco do trabalho que eles têm realizado.
“Auxiliamos nessa aproximação do missionário que está no campo com as igrejas locais. Além dos plantões missionários durante as Conferências. Divulgamos as cartas notícias dos nossos missionários aqui no Portal, temos também a página da Agência de Missões. O nosso trabalho também envolve a educação missionária nas igrejas. Ajudamos também com a implantação das secretarias e o treinamento das lideranças e equipes para que elas possam ter as ferramentas para auxiliar a sua igreja local”, destacou a coordenadora.
Outro braço da Agência, que nasceu como um projeto, é a Escola de Missões. Ela é autônoma, mas a AGMVV trabalha em colaboração e cooperação com a Escola. Com o viés de treinamento, não só para aqueles que vão, mas também aqueles que vão ficar no seu país. Então, é para todo cristão!
Segundo Larisse, todo missionário antes de ir ao campo precisa fazer a Escola de Missões e, caso ele queira se associar à Agência, a Escola é um pré-requisito. “Assim como o pastor Bud se preparou para vir ao Brasil com a Palavra da Fé, na época dele não tinha escola de missões, mas com aquilo que tinha, ele precisou se preparar… E nós temos a Escola, precisamos preparar aqueles que vão e aqueles que ficam também, mas especialmente os que vão para que eles possam cumprir bem o chamado deles no campo”.
Escola de Missões Rhema
À frente da Escola estão Jadeilton e Andreza Almeida. Para eles, carregar a visão missionária tem sido capacitar as dezenas de alunos que vem a Campina Grande (PB) passar um ano letivo em treinamento. Os alunos estudam mais de 30 módulos e têm 11 leituras de livros obrigatórias e outras dezenas sugeridas como complementares. Além de práticas de evangelismo, consagrações diurnas, bate-papos, Aula de Resistência, Viagem Missionária e o Projeto Missionário para finalizarem o curso.
Segundo o diretor, o propósito da Escola é o aprimoramento, habilitação, instrução da força missionária do Ministério Verbo da Vida. “Ao longo desse dezesseis anos da Escola, vamos ultrapassar a marca de 500 graduados com a formatura deste ano e isso é um número expressivo para uma escola de missões. Estamos cumprindo a missão do nosso Ministério”.
Continuando, Jadeilton citou Habacuque 2.14, e disse que este é um versículo muito importante e fundamental para a Escola de Missões, que veio através do primeiro diretor Rozilon. “Nós acreditamos que seremos instrumentos pelos quais Deus poderá alcançar as nações com a Sua glória, com o Seu Evangelho, através dessas pessoas que estão sendo habilitadas, capacitadas através da Escola de Missões, proporcionando que, o conhecimento de Deus possa encher a terra, como as águas cobrem o mar”.
A Escola de Missões tem buscado se manter atualizada com o que Deus está fazendo no Brasil e no mundo. “Então, temos buscado nos esforçar para que possamos trazer uma literatura atualizada e bem contextualizada aos nossos alunos. Nós participamos de treinamentos e instruções promovidas por outras instituições missionárias. Visando o nosso aprimoramento como direção, coordenação da escola para trazer melhor aparelhamento para o nosso curso e aos nossos missionários”.
Finalizando, os diretores enfatizaram que eles, todos os anos, incentivam os alunos a participarem do Dia Verbo da Vida de Missões. “Durante este dia também aproveitamos para divulgar a Escola e com isso conseguimos alcançar interessados e possíveis alunos para o próximo ano letivo”.
Secretaria de Missões
Nas igrejas locais, o trabalho desenvolvido pelas secretarias de missões seguem a mesma visão para realizar um excelente trabalho em conscientizar a igreja local sobre missões e para que os irmãos conheçam quem são os missionários do nosso Ministério.
Na Igreja Sede, em Campina Grande (PB), Gustavo e Isabelle Civelli estão liderando a Secretária de Missões. Segundo eles, o trabalho desenvolvido envolve os momentos missionários durante os cultos de domingo, que são uma forma de fazer a igreja local se envolver com a obra missionária. Os vídeos que são passados são obtidos pelo projeto Cuidado Missionário, onde um grupo de pessoas faz esse acompanhamento.
Também acontece, a cada trimestre, o Culto de Missões, durante a Escola Dominical e o Culto de Celebração, com tema elaborado, que envolve a igreja durante o louvor, ministração da Palavra e na oferta missionária. Além do Dia Verbo da Vida em Missões, que acontece todos os anos em nossas igrejas pelo Brasil e no mundo.
Dia de celebrar nossos primeiros missionários
Em parceria com a Agência de Missões, o Dia Verbo da Vida de Missões é comemorado, todos os anos, no mês de agosto. Celebramos como uma grande família a chegada do Ap. Bud e Mama Jan ao Brasil. No Dia Verbo da Vida de Missões tem um momento especial promovido dentro das igrejas. As secretarias locais “vestem a camisa” de acordo com o tema proposto. Uma linda festa é realizada em cada igreja Verbo da Vida.
Para conhecer mais sobre o tema deste ano e a inspiração para promover este dia, clique e confira a matéria anterior.
8 Comentários
Cerca o nosso apóstolo Guto com toda a diretoria de homens e mulheres de Deus de caráter de boa reputação cheios do espírito e da palavra que ame essa visão que veio do coração do pai para correrem a carreira que o senhor preparou, vai acontecer uma explosão de crescimento sera como pipoca na panela um crescimento avassalador pois estamos na contagem regressiva da vinda de Jesus e esse ministério vai correr velozmente debaixo dessa visão, para alcançar povos línguas e nações.os ministérios que estiverem engavetados nesse dia serão vocacionados pelo senhor
Esse dia marcara um grande avivamento dessa palavra não só no Brasil mais nos quatros cantos da terra. Forças invisíveis das trevas batam em retirada agora em nome de Jesus, soltando as vidas dessa nação. Proclamamos que Jesus Cristo e o senhor do Brasil pelo que ela se tornará bem aventurada
Pai proclamamos sobre as nações que tua e a terra e a sua plenitude o mundo e aqueles que beleza habitam, essa palavra da fé vai invadir os mais de cinco mil municípios dessa nação, atamos os poderes das trevas sobre o Brasil e todo o espírito de feiticaria, ocultismo , idolatria e cegueira espiritual na autoridade do nome de Jesus
Seja grande o Yahweh o contingente dos que anunciam as boas novas em nossa nação e a tua palavra cresça poderosamente nessa nação, cremos que o Brasil será um celeiro para as nações. Levanta pai intercessores que sustentem as nações durante de ti
Assim como as águas cobrem o mar esse ministério vai alcançar povos línguas e nações com a palavra revelada , e a terra se encherá do conhecimento da tua glória , como as águas cobrem mar. As nações ouvirão a tua voz
Isso para nós que somos da família.da fé e tremendo saber que os nossos apóstolos impregnou no DNA do ministério missões hoje o ministério tem pego esse bastão de forma.incansavel juntamente.com todos os ministros a invadir o mundo para o maior saque de almas. Creio que nesse dia nosso ministério receberá uma nova.uncao e o manto apostólico que estava sobre o apóstolo descera em todas as igrejas verbo da vida nesse dia, para levantar apóstolos ousados para cumprirem com o seu ide.
Sabemos que os nossos apóstolos vieram e levantou sucessores que tem corrido com o bastão e estamos indo para o mundo inteiro . Cremos a família da fé será conhecida nos quatros cantos da terra. Nossos apostolos formou sucessores a humildade dele fez ele formar um grande ministério guiado pelo espírito santo
Oh glória esse e um dia que marca a história de todos os verbianos que estão debaixo dessa visão. Nossos primeiros missionários vieram ao Brasil para pregarem a palavra e libertar a nação de todo espírito de religiosidade . Estamos com uma grande expectativa para esse dia para trazer a memória as nossas origens de como esse ministério .