
A passagem da tempestade Kristin por Portugal, no final de janeiro, deixou um grande rastro de destruição, principalmente na região central do país. A cidade de Leiria foi, onde fica a Igreja Verbo da Vida Sede, foi uma das mais afetadas. Os irmãos da igreja local, que fazem parte do povo cheio da Palavra de Deus e do Espírito, têm vivido dias de milagres extraordinários.
A Verbo em Leiria, liderada pelo supervisor Pr. Gleison Cabral, foi um dos locais atingidos e teve o telhado severamente destruído pela força dos ventos. Com a passagem da tempestade, o Departamento Infantil, que funcionava no segundo andar, teve suas salas completamente destruídas. Com as chuvas, o que restou do telhado o deixou instável, necessitando de ação rápidas.
Unidade e providências divinas

Após a tempestade, uma rápida evacuação do prédio foi realizada, com o apoio e a prontidão dos pastores e irmãos da igreja. Apesar do impacto e dos danos estruturais significativos, a igreja respondeu à adversidade com fé, unidade e muito serviço.
“Vemos mesmo o livramento e a boa mão do Senhor nos guardando. As famílias da nossa igreja estão todas bem. Eu gostaria de agradecer por todas as mensagens e orações. O ponto de situação aqui da região é bem crítico. São muitas casas destruídas, e algumas mortes. Mas, graças a Deus o Senhor tem nos favorecido”, disse o Pr Gleison através de vídeos de atualização nas redes sociais.
A cada instante, carros e carros chegavam à igreja. Eram irmãos, e até desconhecidos, que vieram ajudar na retirada dos móveis, equipamentos e demais objetos da igreja. Alguns irmãos levaram materiais para ser guardados em suas casas. Em apenas três dias, tudo ficou limpo e organizado. Como disse um dos membros ao relatar este momento: “Era mesmo algo bonito demais de ver, o amor e a generosidade das pessoas”.

Pouco tempo depois da tempestade, o espaço da igreja passou a funcionar como um ponto de apoio à comunidade, tornando-se um local de distribuição de alimentos, água potável e lonas. Ali, as famílias que tiveram os seus telhados danificados e enfrentam as consequências do tornado recebiam ajuda. E assim, em genuíno gesto de amor, os irmãos contribuíram com doações, bem como pessoas de outras cidades e ministérios.
“Queremos agradecer de coração a todas as pessoas, igrejas e empresas que já se mobilizaram para ajudar, especialmente as doações que chegaram do Porto, Lisboa, Caldas da Rainha e de tantos irmãos e amigos da nossa comunidade. Cada gesto tem feito a diferença”, disse Pr. Gleison.
Momento de ações de graças
No quinto dia após a tempestade, houve um momento de louvor e ações de graças. Na ocasião, alguns irmãos testemunharam como o Senhor foi fiel em protegê-los durante a tempestade. Esse foi o caso do casal Léo e Noriely. “A nossa casa é a do meio de três casas. A do lado direito teve o telhado destruído. A do lado esquerdo também e os moradores precisaram sair rapidamente. Mas a nossa casa ficou intacta. Deus é realmente fiel”, testemunharam.

Outros irmãos relataram o quanto o amor visto os impactou, pois mesmo com dias sem luz, água, comunicação, havia constantemente batidas na porta, com irmãos que chegavam para saber como o outro estava, se precisava de algo. Nesse tempo de adoração, os irmãos também se renderam em gratidão a Deus e também intercederam pelas autoridades locais para que saibam gerir esta crise. Eles também pelos pastores para que sejam cheios de graça e renovo.
Com a impossibilidade de uso do local, os cultos foram suspensos. Mas a igreja passou a se reunir de forma online, junto com os irmãos do Verbo Connect Europa, liderado pelo Pr. Freddie Cardoso.
Como ofertar

Se você deseja apoiar o Verbo Leiria neste momento, é possível o envio de ofertas para a reconstrução em breve. Como disse o Ap. Guto Emery, “existe algo que um ciclone não pode tocar: a nossa generosidade”.
Se você está no Brasil, pode contribuir através da chave pix: [email protected]. Se estiver na Europa, pode fazer a doação através dos dados abaixo:
Word of Life International Ministries
IBAN: PT50 0033 0000 45747429449 05
A Igreja pede que continuem também em oração por todas as famílias afetadas, pelas autoridades, pelas equipas de socorro e por todos os que estão na linha da frente em serviço pela nação. Orem ainda para que os serviços básicos de água, luz e comunicação sejam restaurados em todas as regiões. E, principalmente, para que o tempo melhore e que as tempestades abrandem.



































