Verbo Amar visitou aldeia indígena no Rio de Janeiro

Durante a ida à aldeia Sapukai, eles identificaram as necessidades locais para dar suporte ao trabalho já realizado pela igreja local com o apoio da ONG.
aldeia


O diretor e pastor da ONG Verbo Amar Ivan Bonaldo fez uma visita de reconhecimento à aldeia indígena Sapukai. Ele foi acompanhado por dois missionários e um casal pastoral da Igreja Verbo da Vida Angra dos Reis (RJ). A ONG faz parte da Igreja Verbo da Vida em Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro (RJ).

Os ministros do Verbo de Angra dos Reis já desempenham um trabalho dentro da aldeia, com o suporte da igreja local. Eles têm como objetivo conhecer a cultura, a língua e sanar às necessidades das famílias. E através da convivência, influenciá-los pelo amor de Deus.

Nesse dia, eles visitaram uma família que estava precisando de ajuda, pois a mãe faleceu e deixou três crianças. Alimentos e mais uma cesta básica foram entregues. Além de palavras de consolo e amor pela equipe que tem acompanhado a história e todo o processo.

“As necessidades são muitas, as principais são: saúde básica, educação e cursos profissionalizantes. Cremos que o Verbo Amar terá uma base avançada para dar suporte às famílias da aldeia e região”, afirmou Ivan.

Sobre a aldeia

A aldeia Sapukai está situada a cerca de 6 km da rodovia BR-101, no distrito de Bracuí em Angra dos Reis (RJ). O local fica em uma região montanhosa cercada pela Mata Atlântica. A aldeia possui atualmente 420 habitantes guaranis, distribuídos em 100 famílias.

O local é liderado pelo cacique Miro, que tem como meta governar através de conversas. De acordo com ele, sempre pensando no melhor direcionamento para a aldeia e buscando estratégias para projetos sustentáveis.

Lá, as casas são simples, feitas de barro e madeira. Os principais cultivos são de mandioca, batata, banana, palmito pupunha, açaí e juçara, tudo para consumo próprio. A água pura que vem das nascentes possibilitou a construção de uma pequena represa para criação de tilápias.

Quase todos na aldeia são bilíngues, porém, a língua falada entre eles é o tupi guarani. Os indígenas apreciam a música e dança. O artesanato guarani é uma tradição antiga, muito apreciada por turistas e um meio de sustento. A eletricidade chegou por lá em 2006. Parcerias firmadas para implantação de projetos e capacitar os habitantes em determinadas áreas para a geração de renda.

“Existem pontos de contato em qualquer língua, cultura ou nação. O amor é a ferramenta que transpõe qualquer fronteira, suprindo a necessidade do homem de ser amado por Deus. Ele está fazendo algo novo em Angra dos Reis”, declarou Ivan.

Em uma conversa com o Cacique, visando levar soluções para aldeia, eles observaram a necessidade de uma creche. Já que Sapukai têm em média 100 crianças e 80 jovens.

Para Miro, isso trará proteção para as crianças e seria uma porta de oportunidade de emprego para as mães e mulheres de lá.

Conheça mais sobre a ONG

Você que deseja acompanhar os trabalhos ou ser um parceiro do Verbo Amar que, hoje, atua com mais de 25 projetos sociais, siga a ONG no Instagram.

Você também pode entrar em contato pelo telefone (21) 980227569 ou fazer sua contribuição através do PIX: [email protected] .

3 Comentários

  • Excelente trabalho vamos avançar
     E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!

Relacionados