Casamento está acima do ministério

Claro que tenho que cumprir meu chamado. Deus me chamou, me separou e me enviou, considerando-me fiel ao ministério. Porém, antes de entrar de fato no ministério, Ele mesmo colocou qualificações; entre elas, “esposo de uma só mulher”.

Sabia que essa qualificação vem antes de outra que é “apto para ensinar”? Ou seja, ser esposo ou esposa de um só, para Deus, é mais importante do que pregar e ensinar muito bem. Porque o dom ministerial traz uma capacitação sobrenatural para ministrar e muitos pregadores acham que estão sendo aprovados por Deus porque pregam e ensinam bem ou porque fazem sinais, prodígios e maravilhas.

Sim, tudo isso é importante! Entretanto, as primeiras qualificações apresentadas em I Timóteo 3 não é “pregam bem” ou ser “muito ungido” (embora importante).

O primeiro é: “É necessário que seja irrepreensível…” e o segundo é: “Esposo de uma só mulher…”. Isso me faz entender que não há ministério realmente forte sem estar alicerçado nos princípios de Deus. Apto para ensinar vem em sexto lugar! Eu disse sexto lugar! Também dentro dessas qualificações. vem o: “governe bem a própria casa, criando os filhos sob disciplina, com todo o respeito…”. Veja, são coisas que não parecem tão “espirituais” ou traz tanto “glamour” ministerial. Porém, sem isso, o ministério, mais cedo ou mais tarde, vai rachar e desmoronar.

Como nunca, a igreja está precisando de referências bíblicas na prática e não apenas ensinar a Bíblia. O amor precisa ser praticado, visto e tornado o alvo mais importante na vida dos filhos de Deus. É claro que ninguém é perfeito, mas o amor de Deus é. E quando andamos na Palavra, no amor de Deus, andaremos em temor e santidade, considerando os princípios, praticando-os e nos tornando como um grande farol para esta geração.

Certa vez, Pedro e João estavam diante de um paralítico, e Pedro disse ao paralítico: “Olha para nós, não temos prata nem ouro, mas o que temos, isso eu te dou…”. Cuidado para não usar a frase “não olhe para mim” como desculpa para se esconder atrás dos seus pecados. Precisamos ser cartas abertas e vivas, para que todos possam ler nossa vida em Deus e se inspirarem a seguir Cristo Jesus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!