Verbo FM

Expectativas no Senhor

por: Luana Mayara

É inerente ao ser humano ter expectativas na vida e nas pessoas, e isso é bom, desde que nossas expectativas mais elevadas estejam no Senhor. Por outro lado, expectativas podem ser prejudiciais para nosso crescimento se não forem bem administradas, uma vez que, elas não têm o poder de produzir os resultados como imaginávamos.

Expectativa no dicionário é esperar que algo aconteça em determinado momento. De um modo geral “expectativas” é um conceito pessoal, subjetivo, o que é importante pra mim, talvez, não seja para você.

O fato é que pessoas, assim como eu e você, possuem suas preferências, opiniões, às vezes coincidentes com a nossa percepção, e em outros momentos totalmente diferente. E essa pessoalidade determina se nossas expectativas serão correspondidas ou não.

Todos nós, em algum momento, nos frustramos com pessoas, líderes, etc, porque as nossas expectativas não foram supridas. Na vida precisamos aprender a lidar com as expectativas, tê-las de forma equilibrada, temperada pelo amor de Deus e o bom senso.

Jesus viveu uma vida com expectativas no Senhor e por isso, quando perseguido, esquecido, abandonado não parou no tempo, não prestou atenção, apenas continuou cumprindo o propósito.

Nos minutos finais no Getsêmani Jesus chamou Pedro, Thiago e João para ajudá-lo em oração: “A minha alma está profundamente triste até a morte, ficai aqui e vigiai comigo.”  Jesus se afastou um pouco deles e continuou orando, quando voltou eles estavam dormindo e então Ele disse a Pedro : “nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” Por mais duas vezes Jesus foi orar, e ao retornar eles estavam dormindo. Eles nem sabiam o que responder. (Lucas 22.39-46)

Jesus tinha expectativas no sentido de esperar o melhor dos seus amigos. Mas, não foi o que aconteceu, então, sua expectativa foi quebrada. Com isso não estou afirmando que Jesus ficou decepcionado, mas que Ele tinha expectativas, e precisou também lidar com elas.

Ele não ficou frustrado porque não se deixou dominar pelos sentimentos, e estava comprometido com a missão, então não tinha tempo para dar atenção aquela situação,  apenas alertou-lhes quanto a perseverança na oração: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26.41)

Esteja comprometido com a missão de tal maneira que independente de suas expectativas serem correspondidas ou frustradas, você vai continuar correndo a carreira que lhe foi proposta. Nosso alvo não é ter expectativas atendidas e sim agradar a Deus, se elas forem respondidas iremos nos alegrar. Se elas não forem não iremos nos decepcionar, pois estamos com expectativas no Senhor.

Não preste atenção nas decepções que você já teve, siga adiante, meu irmão, você tem um bom Pai que está cuidando de ti, então, não se preocupe, gere expectativas no Senhor, Ele preparou um futuro magnifico para você. E se você colocar os seus olhos na direção correta, com suas expectativas nEle, você será surpreendido. Siga o exemplo de Jesus, nada o paralisou, nada o deteve, Ele simplesmente permaneceu no amor, ouvindo a direção do Pai, perseverante até cumprir a missão.

A nossas expectativas podem ser frustradas por diferentes razões, e uma delas é “Fazer o Bem” esperando receber algo em troca, ou reciprocidade. Contudo, “fazer o bem” com essa motivação pode ser uma atitude mercenária, egoísta, trabalhar ou servir por dinheiro, por interesse, esperando dos homens recompensa.

Sabe, irmãos, nascemos de novo e recebemos em nosso coração o amor de Deus, a capacidade generosa de doar, liberar, plantar, abençoar sem esperar receber nada em troca.

Para toda plantação há uma colheita, então é certo que iremos colher, mas a nossa expectativa em “fazer o bem” deve ser cooperar com o crescimento das pessoas, ajudando-as a cumprir o propósito para o qual foram chamadas. Até porque a melhor recompensa é a que vem do Senhor, Ele é um bom pagador (Colossenses 3.23).

Precisamos servir as pessoas, sejam nossos pais, amigos, líderes e liderados com expectativas no Senhor. “Fazer o bem” motivado pelo amor de Deus é ter a expectativa correta, esperando o melhor, mas sem esperar receber em troca. A lei que deve nortear os nossos relacionamentos é a Lei do Amor de Deus – “o que posso fazer para ajudar pessoas, e não o que elas podem fazer por mim!”

No serviço da Igreja local é crucial ter a expectativa no Senhor, pois nem sempre as pessoas reconhecerão o nosso trabalho, serão gratos e generosos. O nosso serviço no Reino é para o Senhor, é uma oferta de gratidão por nossa Salvação, então, não precisamos de reconhecimento, agradecimento, tampouco “levar o crédito”.

Importa apenas servir com os dons e talentos que Ele nos concedeu, certos que um dia ouviremos “Muito bom Servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito colocarei; entra no gozo do teu senhor.” (Mateus 25.23)

E se os homens se esquecerem de nós, o Senhor jamais esquecerá, nEle nosso trabalho não é vão (I Coríntios 15.58). Você pode não ser visto pelos homens, mas os olhos do Senhor passeiam sobre a terra e contemplam a sua vida, Ele conhece seu trabalho e dedicação.

Podemos ter boas expectativas nas pessoas, mas, a “Expectativa mais Elevada” deve estar no Senhor. Porque ainda que todos nos decepcionem, ou simplesmente não sejamos atendidos conforme o esperado, o Senhor sempre nos surpreenderá.

Lembre-se: “Sobretudo o que você deve guardar, guarde o seu coração, porque dele procede as fontes da vida” (Provérbios 4.23). Que as expectativas do nosso coração estejam no Senhor. Confie no Senhor, olhe para Ele, gere nEle as suas melhores expectativas, porque certamente Ele te fará prosperar.  

O favor, a promoção vem do Senhor! Deus usa pessoas? Sim. Mas, não se preocupe quem são essas pessoas, importe apenas em permanecer na Palavra. Quando você coloca expectativas no Senhor você recebe a graça que vem do alto, a capacidade extraordinária para avançar no Propósito Divino.

Dependa de Deus, e desfrute de abundante graça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!