Verbo FM

Conselhos para os pregadores

Irmãos, preguem a Palavra de Deus e não as suas idéias ou o que vocês acham. Preguem a Palavra em contexto. Coloquem em linha o assunto que está querendo transmitir com pelo menos dois ou três versiculos para provar o que estão querendo ensinar. Não podemos estabelecer doutrinas com base em apenas um versículo.

Não tente provar o que você crê com apenas um versiculo, mas procure outros. Veja o que a Bíblia inteira fala e ficará seguro diante do Senhor.

Particularmente prego a maioria das vezes, baseado no Novo Testamento e se o Velho Testamento não está apontando para Jesus, você não deve pregar aquilo. O Velho é uma sombra das coisas boas que virião, e de fato, já chegou. Por que você quer ficar na sombra, quando pode viver na luz? Nós devemos ler o Velho Testamento também, mas sem esquecer de que estamos debaixo do Novo Testamento. Nova aliança em superiores promessas.

O Novo Testamento é a luz da Palavra de Deus, é a vontade de Deus revelada a igreja hoje. Então, você tem que identificar na Bíblia para quem é aquele texto: Judeus, Gentios ou Igreja?

Quando estiver ensinando, você não agradará a todo mundo. Seja ensinando ou pregando, procure agradar ao Senhor sempre! Não deixa a cara feia das pessoas afetar você; É apenas, a cara de um homem feio, mas quando você está pregando em contexto com a Palavra dEle, o Senhor está sorrindo, porque tvê a sua coragem e fidelidade com a Palavra dEle.

Não pense que tudo no ministério é sorvete e rosas. Pregue a Palavra e não o que “fulano de tal” falou. Esteja pronto, porque tem o Espírito Santo dentro de você. Eu posso pregar qualquer hora com a unção. Isso se chama inspiração. Você pode pregar com anotações debaixo de inspiração também.

Já fiz anotações e Deus não me deixou tocar nela, porque Ele mudou tudo na hora. Esteja pronto em qualquer hora para pregar as boas novas, seja na rua, na mesa ou até nos hospitais e cadeias. Prepare-se antes de sair e confie no Espírito para falar.

Às vezes, pastores e ministros tem que repreender questões de pessoas e ajudá-las em aconselhamento. Mas, para isso, precisam de coragem e sensibildiade para ser inspirado pelo Espírito.

Quando eu fui salvo falei para Deus que iria onde Ele me mandasse e faria o que Ele mandasse fazer. Não quero ser mentiroso com Deus. Então, se Ele quiser falar eu vou falar; Estou aprendendo mais todos os dias.

Jesus falou: As Palavras que eu falo não são as minhas palavras. Eu falo somente o que escuto o Pai falar em espírito. Eu disse a Deus: Senhor, eu quero pregar como Jesus, quero andar como Ele.

Jesus andou pregando, ensinado e curando, com compaixão e amor pelas pessoas. Devemos ser imitadores de Deus: andando em amor. Jesus disse que se eu cresse nEle faria as mesmas obras que Ele fez e até maiores.

O Espirito Santo está em você para lhe inspirar. Ele quer te ajudar. Confia no Senhor de todo seu coração. Ele sabe como endireitar suas veredas. Sabe como lhe inspirar a pregar e ensinar. Ele não é fraco e não perdeu nenhum poder.

Muitas vezes já precisei falar : ‘Cala a boca mente”. Porque ela podia me atrapalhar. Tive que treinar a minha mente para não pensar sobre o que pregar, mas talvez você diga: “Não pode meditar”? Pode sim, mas na sua casa, no púlpito não. Lá é para pregar o que já meditou antes. Podemos meditar na igreja, no ônibus, no seu escritório, no trem, no avião, meditando, colocando a Palavra nas tábuas do seu coração, não para pregarmos apenas, mas para vivermos primeiro. Quando formos pregar, aquilo que meditamos e também é necessidade das pessoas irá sair da nossa boca pela inspiração do Espirito Santo.

Aprenda a confiar no Senhor. Mas, assistindo novela e vendo jogo de futebol não vai conseguir isso não. A confiança virá através da oração e meditação na Palavra de Deus. O Espirito Santo pode lhe lembrar de versículos que meditou anos atrás. O Espírito Santo está dentro de você para lhe dar sabedoria e inteligência.

Talvez você pense: “O Ap. Bud é muito duro”. Eu não sou duro. Se você falar com Deus verá que Ele é mais duro do que eu. Pois o que eu corrijo estou baseado na Palavra dEle. Eu não estou corrigindo as pessoas pelas minhas idéias. O Senhor nos exorta sempre através da Sua Palavra. É ela que nós devemos pregar com a inspiração do Espírito.

1 Comentário

  • Parabéns Pastor,
    me ajudou bastante e tirou todas as minhas incertezas e medos.
    sou um pregador iniciante e tinha muita duvida(como transmitir a minha mensagem).
    tenho comigo a mensagem de Jeremias que é Deus que capacita o homem,é Deus que coloca a unção na boca do homem.
    Jeremias 1 versículo 9 Então o SENHOR estendeu a mão, tocou a minha boca e declarou-me: “Eis que a partir de agora coloco as minhas palavras em tua boca!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!