Verbo FM

Seja flexível

blog_dentro_manasses1A intransigência leva um líder a acreditar que não existem novas formas de atingir bons resultados ou outro jeito de fazer as coisas, senão aqueles de sempre. Assim são bloqueadas as novas ideias, novos talentos e novos líderes.

Donald R. Keough, ex-presidente da Coca-Cola Company, disse: “Quando as condições à sua volta mudarem, adote a inflexibilidade. Teime em ser intransigente. Mantenha-se irredutível. O fracasso é certo”. E o poeta William BaKe escreveu: “O homem que jamais muda de opinião é como água estagnada, e é nela que se proliferam os répteis da mente”.

A inflexibilidade de um líder muitas vezes é nutrida pelo medo de mudanças e acomodação ao conforto da rotina e da situação atual. Agir assim paralisa o desenvolvimento da equipe e de novos líderes.

Ser flexível não significa ficar adiando decisões o tempo todo, tampouco se esconder diante de tomadas de decisões difíceis. A flexibilidade e a capacidade de se adaptar são atributos essenciais dos líderes, qualidades que vão além da mera competência técnica.

O pensador Alfred Whitehead observa: “A arte do progresso consiste em manter a ordem durante as mudanças e promover mudanças no período de estabilidade.”

O desenvolvimento de pessoas está conectado à busca contínua de modos melhores de fazer coisas melhores. Nesse sentido, a flexibilidade é um processo contínuo e profundamente criterioso e, quando necessário, cada situação é analisada para que seja feita a adequação rápida às circunstâncias.

O líder ideal é capaz de escolher entre diversas opções para atender situações adversas. Um bom exemplo de líder flexível é uma pessoa que aprende novas habilidades, para uma nova função, antes mesmo de alguém pedir. Este é um líder que encontra meios de viabilizar sua própria promoção.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!