Verbo FM

Trabalho em equipe

Por: Manassés Guerra

“Não é certo uma pessoa receber o crédito quando são necessárias tantas pessoas para criar uma organização de sucesso”. (Jim Senegal)

A vida é assim no seu curso natural: Uma hora você é o ator principal no palco da sua própria história, interpretando o seu propósito e sentido existencial. Em um momento distinto, na história de outro, você é o ator coadjuvante, indispensável para o sucesso da peça em cartaz. A vida é, portanto, um contínuo trabalho em equipe, em que líderes podem ser líderes em um momento e liderados em outros.

Desta forma, podemos compreender liderança como uma harmonia permanente entre a missão de um e a submissão de outro, tendo em vista a realização de tarefas em um tempo específico.

Estar em autoridade ou estar em submissão são relativos ao momento da sua vida e ao contexto em que você está inserido. É assim o tempo todo, liderando e sendo liderado, servindo e sendo servido.

Neste relacionamento, a colaboração mútua é a chave para um resultado eficaz. Ou seja, é em equipe que podemos unir dons, talentos e vocações, e promover um serviço coletivo que alcance um alto padrão de excelência.

Um líder sozinho, mesmo tendo a visão, não consegue obter os resultados da missão a que se propõe. Ele precisa de pessoas que se submetam à sua liderança, mas que ao mesmo tempo contribuam com habilidades às quais o líder possa se submeter, e tirar disso um proveito que sirva para todos.

É um marco no desenvolvimento do líder descobrir que outras pessoas podem ajudá-lo a fazer um trabalho melhor do que ele conseguiria sozinho. Michael Jordan disse: “Com talento ganhamos partidas, com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonatos“.

Líderes de sucesso sempre pensam em confiar em uma equipe, não apenas em si mesmo. Compete ao líder servir às pessoas lembrando-as da importância de seu trabalho, ajudando-as a ver sentido nesse trabalho, incentivando o crescimento individual pelo êxito coletivo.

Quando um líder desenvolve e conduz uma equipe ele agrega valor aos outros e ajuda todos a avançar. Fazendo com que pessoas desenvolvam o propósito para o qual nasceram, o líder está elevando-as e tornando-as parte de algo maior que elas mesmas.

O trabalho em equipe é um poderoso instrumento de unidade. Unidade não é uniformidade, mas pessoas diferentes, inspiradas por uma visão, trabalhando pela realização de uma missão comum.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!