
Graduada do Rhema
Hoje eu quero falar pra você um pouco sobre um homem de nome incomum, e de um coração lindo, cheio de virtudes louváveis. Um admirável cooperador. Estou falando de Epafrodito!
Ao nos debruçar na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, podemos o ver dizer que Epafrodito era seu cooperador e companheiro . Cooperador é aquela pessoa que serve onde for necessário, que está sempre disponível. Que trabalha sem que haja necessidade de “holofotes”, de algum benefício próprio. A alegria do cooperador é ver as coisas acontecerem. E o Apóstolo Paulo afirma que assim era Epafrodito.
“Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; […]” {Filipenses 2:25}
Analisando o versículo, vemos Paulo destacar 4 características a respeito de Epafrodito.
1º Meu irmão – eu não sei você, mas quando penso em um irmão penso em alguém chegado, que compartilha a vida conosco. Uma pessoa que nos orgulha!
2º Cooperador e companheiro – que pega junto em tudo! Que está sempre presente! Que nos é alívio!
3º Amigo de lutas – que está até quando a situação não é tão favorável. Que sabe chorar com os que choram, e alegrar-se com os que se alegram. (Romanos 12:15). Que é Leal! Verdadeiro! O amigo tudo conhece, ele sabe das nossas lutas e é capaz de nos ajudar a enfrentá-las. Jesus nos chamou de amigos. (João 15:15)
Ao observarmos o contexto da carta, é esclarecido que o apóstolo Paulo estava preso e necessitava de alguns recursos na prisão em Roma. Os irmãos têm conhecimento disso , e lembrando do seu líder, pensam e dispõem-se a levantar recursos. Mas quem faria com que chegasse a Paulo? Quem viajaria e o encontraria em Roma? Quem prestaria esse socorro? Epafrodito voluntariamente se dispõe. Segue viagem, adoece gravemente, chegando quase a morte,todavia não deixa de cumprir sua missão, seu coração leal e amável não considerava sua vida por preciosa, mas se arriscava em prol do Reino.
“[…]visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo”. {Filipenses 2:30/ARA}
Ah, meu Deus! Que homem admirável! Que atitude grandiosa! Epafrodito não considerou sua vida por preciosa, mas buscou auxiliar, honrar a vida do seu líder, por amor a Cristo!!
Como precisamos de Epafroditos nos dias de hoje! Que em nossas igrejas, se levantem os Epafroditos. Verdadeiros cooperadores. Ministros de socorros genuínos. Pessoas leais, que andam em amor Ágape, o tipo de amor sacrificial que não busca os próprios interesses (1Coríntios 13:5).
Homens e mulheres compromissados com a Causa de Cristo. Que se doam por amor! Com corações devotos. Gente que não considera sua vida por preciosa, como fazia o apóstolo Paulo e tantos outros… gente que não busca os interesses desse mundo, e até mesmo os próprios, dantes dão a primazia ao Evangelho de Cristo. Gente que serve, que socorre. Gente que é mão que levanta, que sustenta , que faz o Reino avançar!
Precisamos de pessoas com a mentalidade e a atitude de Epafrodito: de honra, de serviço, de doação, de humilde, voluntariedade e amabilidade. E existe uma boa notícia a quem cultiva e desenvolve isso. A boa notícia é que se você pensa e age como esse homem de Deus, como Epafrodito,tão doador, disponível a servir, entregue, e cheio de amor e honra ao Senhor, colherá honra!! Pois como disse o admirável apóstolo Paulo:
” […] honrai sempre a homens como esse!” {Filipenses 2:29}
Que se levantem os Epafroditos nessa geração!
16 Comentários
Boa reflexão! Onde estão os Epafroditos??
Epafrodito exemplo de servo e de amor ao próximo
A igreja de hoje carece de muitos epafrodito
Ótimo conteúdo
Amém, as igrejas devem ter mais Epafrodito que estejám prontos para ajudar, o caráter desse irmão é exemplo pra TODOS os irmãos na fé.
E É verdade, as igrejas estão cheias de pouvos, mas é poucos que tenho o caráter desse homem. Epafrodito. Coração cheio de caridade.
É verdade!! Deus sempre a de levantar homems e mulheres, a exemplo deste homem, hoje estamos vivendo uma época muito difícil, que até mesmo, no evangelho existe pessoas sem lealdade, sem compromisso, e falta de conhecimento, Pastores a procura de seus próprios interesses não se preocupam com o próximo, vivemos numa geração que tem muitos lobos, mais ainda existem muitas ovelhas, que nós sejamos ovelhas, ficam na paz do nosso Senhor Jesus Cristo



Verdade é que também alguns pregam a Cristo por invejas e porfia, mas outros de boa mente; { Filipenses 1:15 }
Glória a Deus, texto maravilhoso, ensina muito
Mari Uai !Amei esse texto maravilhoso! !!
Aprender e sempre bom aprender o a cada dia..
Eita glória, esse texto é muito lindo e relevante para os nosso dias, parabéns cara escritora. Em nosso dia a dia somos desafiados a viver a palavra, a obedecer a Deus e a viver a palavra em harmonia com nossas ações, no meio dos holofotes invisíveis do mundo, fora de nosso contexto de igreja onde nossa vida é biblia aberta, é lida por boa parte das pessoas ao nosso redor e sim precisamos quando necessário termos a atitude de Epafrodito, no papel de embaixadores de Cristo, sabendo que Ele é que opera em nós o querer e o efetuar, é Ele que nos redime de toda culpa e ainda nos usa como instrumentos para revelar isso a mulltidões, sendo que muitas vezes não entendemos, como o Senhor se utiliza de todos estes recursos, quando dizemos eis-me aqui Senhor, me usa em tuas mãos, glorifica teu nome em cada situação, me ajude a tocar corações em cada ação de minha vida e nos deparamos com essa preciosidade apresentada no contexto de Filipenses 2. Que maravilha!! Amei de verdade.
Eles existem mas somente os que não buscam interesse próprio conseguem ter fé que estão no mundo dando continuidade ao evangelho verdadeiro da graça de Jesus Cristo. Quando se lembra e fala deles os Pastores selam sua própria ignorância dizendo que evangelho segundo os apóstolos viviam, terminaram e foi apenas naquela época. Por isso a luta constante de Paulo e todos os outros participantes do evangelho da Graça Pedro, João,Judas em suas cartas advertindo para que não desviasse da fé verdadeira. Nenhum deles criaram ensinamentos novo para alcançar benefícios próprio e foram abençoados por Deus para continuarem o Evangelho puro mas são tão poucos que os homens duvidam mas já havia sido dito bem antes de nós que verdadeiros seriam poucos Falsos profetas seria muitos e o mundo já estava cheio deles no tempo de Paulo hoje então amigos ….
Bom poder ler isso cheguei aqui mesmo porque acordei pensando nessa necessidade…é estava lendo sobre Epafras e Epafrodito:
Gloria a Deus
Queridos que fazem o Portal Verbo da Vida, gratidão por sempre me darem essa abertura de compartilhar a Palavra de Deus através da escrita! Deus os acrescente mais e mais! Shalom!
Uau, que texto abençoado! Que você continue influenciando os jovens e a Igreja com sua vida!
Amém, Wallysson! Glória A Deus! Que Ele te conceda aumento!