Verbo FM

Epafrodito – homem de nome e atitude incomum

jannyclecia
Janiklessya Oliveira
Graduada do Rhema

Hoje eu quero falar pra você um pouco sobre um homem de nome incomum, e de um coração lindo, cheio de virtudes louváveis. Um admirável cooperador. Estou falando de Epafrodito!

Ao nos debruçar na carta do apóstolo Paulo aos Filipenses, podemos o ver dizer que Epafrodito era seu cooperador e companheiro . Cooperador é aquela pessoa que serve onde for necessário, que está sempre disponível. Que trabalha sem que haja necessidade de “holofotes”, de algum benefício próprio. A alegria do cooperador é ver as coisas acontecerem. E o Apóstolo Paulo afirma que assim era Epafrodito.

“Julguei, todavia, necessário mandar até vós a Epafrodito, por um lado meu irmão, cooperador e companheiro; e, amigo de lutas; […]” {Filipenses 2:25}

Analisando o versículo, vemos Paulo destacar 4 características a respeito de Epafrodito.

1º Meu irmão – eu não sei você, mas quando penso em um irmão penso em alguém chegado, que compartilha a vida conosco. Uma pessoa que nos orgulha!

2º Cooperador e companheiro – que pega junto em tudo! Que está sempre presente! Que nos é alívio!

3º Amigo de lutas – que está até quando a situação não é tão favorável. Que sabe chorar com os que choram, e alegrar-se com os que se alegram. (Romanos 12:15). Que é Leal! Verdadeiro! O amigo tudo conhece, ele sabe das nossas lutas e é capaz de nos ajudar a enfrentá-las. Jesus nos chamou de amigos. (João 15:15)

Ao observarmos o contexto da carta, é esclarecido que o apóstolo Paulo estava preso e necessitava de alguns recursos na prisão em Roma. Os irmãos têm conhecimento disso , e lembrando do seu líder, pensam e dispõem-se a levantar recursos. Mas quem faria com que chegasse a Paulo? Quem viajaria e o encontraria em Roma? Quem prestaria esse socorro? Epafrodito voluntariamente se dispõe. Segue viagem, adoece gravemente, chegando quase a morte,todavia não deixa de cumprir sua missão, seu coração leal e amável não considerava sua vida por preciosa, mas se arriscava em prol do Reino.

“[…]visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo”. {Filipenses 2:30/ARA}

Ah, meu Deus! Que homem admirável! Que atitude grandiosa! Epafrodito não considerou sua vida por preciosa, mas buscou auxiliar, honrar a vida do seu líder, por amor a Cristo!!

Como precisamos de Epafroditos nos dias de hoje! Que em nossas igrejas, se levantem os Epafroditos. Verdadeiros cooperadores. Ministros de socorros genuínos. Pessoas leais, que andam em amor Ágape, o tipo de amor sacrificial que não busca os próprios interesses (1Coríntios 13:5).

Homens e mulheres compromissados com a Causa de Cristo. Que se doam por amor! Com corações devotos. Gente que não considera sua vida por preciosa, como fazia o apóstolo Paulo e tantos outros… gente que não busca os interesses desse mundo, e até mesmo os próprios, dantes dão a primazia ao Evangelho de Cristo. Gente que serve, que socorre. Gente que é mão que levanta, que sustenta , que faz o Reino avançar!

Precisamos de pessoas com a mentalidade e a atitude de Epafrodito: de honra, de serviço, de doação, de humilde, voluntariedade e amabilidade. E existe uma boa notícia a quem cultiva e desenvolve isso. A boa notícia é que se você pensa e age como esse homem de Deus, como Epafrodito,tão doador, disponível a servir, entregue, e cheio de amor e honra ao Senhor, colherá honra!! Pois como disse o admirável apóstolo Paulo:

” […] honrai sempre a homens como esse!” {Filipenses 2:29}

Que se levantem os Epafroditos nessa geração!

16 Comentários

  • Amém, as igrejas devem ter mais Epafrodito que estejám prontos para ajudar, o caráter desse irmão é exemplo pra TODOS os irmãos na fé.

    Resposta
  • É verdade!! Deus sempre a de levantar homems e mulheres, a exemplo deste homem, hoje estamos vivendo uma época muito difícil, que até mesmo, no evangelho existe pessoas sem lealdade, sem compromisso, e falta de conhecimento, Pastores a procura de seus próprios interesses não se preocupam com o próximo, vivemos numa geração que tem muitos lobos, mais ainda existem muitas ovelhas, que nós sejamos ovelhas, ficam na paz do nosso Senhor Jesus Cristo 🤝😇😇📖

    Resposta
  • Mari Uai !Amei esse texto maravilhoso! !!
    Aprender e sempre bom aprender o a cada dia..

    Resposta
  • Eita glória, esse texto é muito lindo e relevante para os nosso dias, parabéns cara escritora. Em nosso dia a dia somos desafiados a viver a palavra, a obedecer a Deus e a viver a palavra em harmonia com nossas ações, no meio dos holofotes invisíveis do mundo, fora de nosso contexto de igreja onde nossa vida é biblia aberta, é lida por boa parte das pessoas ao nosso redor e sim precisamos quando necessário termos a atitude de Epafrodito, no papel de embaixadores de Cristo, sabendo que Ele é que opera em nós o querer e o efetuar, é Ele que nos redime de toda culpa e ainda nos usa como instrumentos para revelar isso a mulltidões, sendo que muitas vezes não entendemos, como o Senhor se utiliza de todos estes recursos, quando dizemos eis-me aqui Senhor, me usa em tuas mãos, glorifica teu nome em cada situação, me ajude a tocar corações em cada ação de minha vida e nos deparamos com essa preciosidade apresentada no contexto de Filipenses 2. Que maravilha!! Amei de verdade.

    Resposta
  • Eles existem mas somente os que não buscam interesse próprio conseguem ter fé que estão no mundo dando continuidade ao evangelho verdadeiro da graça de Jesus Cristo. Quando se lembra e fala deles os Pastores selam sua própria ignorância dizendo que evangelho segundo os apóstolos viviam, terminaram e foi apenas naquela época. Por isso a luta constante de Paulo e todos os outros participantes do evangelho da Graça Pedro, João,Judas em suas cartas advertindo para que não desviasse da fé verdadeira. Nenhum deles criaram ensinamentos novo para alcançar benefícios próprio e foram abençoados por Deus para continuarem o Evangelho puro mas são tão poucos que os homens duvidam mas já havia sido dito bem antes de nós que verdadeiros seriam poucos Falsos profetas seria muitos e o mundo já estava cheio deles no tempo de Paulo hoje então amigos ….

    Resposta
  • Queridos que fazem o Portal Verbo da Vida, gratidão por sempre me darem essa abertura de compartilhar a Palavra de Deus através da escrita! Deus os acrescente mais e mais! Shalom!

    Resposta
  • Uau, que texto abençoado! Que você continue influenciando os jovens e a Igreja com sua vida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!