Espelho embaçado

Assim como limpamos o espelho quando ele embaça para nos enxergar claramente, devemos cuidar da nossa vida espiritual.

De acordo com a Casavee, espelho embaçado é uma ocorrência comum em ambientes como banheiros, devido ao vapor produzido durante o banho ou o chuveiro. Esse embaçamento não apenas obscurece a visão, mas também pode afetar a estética do espelho.

De forma semelhante, podemos traçar uma analogia com a Palavra de Deus: muitas vezes, pensamentos distorcidos e sugestões diabólicas tentam embaçar a maneira como nos vemos.

Em vez de enxergarmos a nós mesmos conforme Deus nos vê, corremos o risco de acreditar em mentiras que afetam diretamente nossa percepção sobre quem somos, as pessoas ao nosso redor e até mesmo sobre o Senhor.

“Portanto, todos nós, dos quais o véu foi removido, podemos ver e refletir a glória do Senhor, e o Senhor, que é o Espírito, nos transforma gradativamente à sua imagem gloriosa, deixando-nos cada vez mais parecidos com ele” (II Coríntios 3:18).

“Um espelho nos revela qual é a nossa aparência externa; nossa mente revela como nós somos por dentro” (Provérbios 27:19 – Bíblia VIVA).

“Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6:22-23).

Nova realidade em Cristo

Nossa identidade deve estar firmada nas Escrituras, no testamento que Ele deixou para nós, Seus filhos, como herança eterna. Se o diabo consegue distorcer a imagem do Criador em nós, ele também pode nos levar a viver como vítimas. Mas, como filhos de Deus, precisamos aprender a viver a nova realidade conquistada por Cristo.

“Ele morreu por todos, para que os que recebem sua nova vida não vivam mais para si mesmos, mas para Cristo, que morreu e ressuscitou por eles. Portanto, não avaliamos mais ninguém do ponto de vista humano. Em outros tempos, pensávamos em Cristo apenas do ponto de vista humano, mas agora o conhecemos de modo bem diferente. Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! E tudo isso vem de Deus, aquele que nos trouxe de volta para si por meio de Cristo e nos encarregou de reconciliar outros com ele. Pois, em Cristo, Deus estava reconciliando consigo o mundo, não levando mais em conta os pecados das pessoas. E ele nos deu esta mensagem maravilhosa de reconciliação. Agora, portanto, somos embaixadores de Cristo; Deus faz seu apelo por nosso intermédio. Falamos em nome de Cristo quando dizemos: “Reconciliem-se com Deus!”. Pois Deus fez de Cristo, aquele que nunca pecou, a oferta por nosso pecado, para que por meio dele fôssemos declarados justos diante de Deus” (II Coríntios 5:15-21).

Vivamos essa verdade

A partir do momento em que aceitamos o maior presente que poderíamos receber, a nossa salvação, deixamos para trás a condição de miseráveis, pecadores e inimigos do Senhor, e assumimos a posição de filhos amados, justificados e amigos d’Ele. A salvação inclui libertação, cura, justificação, graça e o poder de Deus, que nos capacita a realizar aquilo que seria impossível por nossas próprias forças.

Não vivemos mais sem propósito; fomos chamados para cumprir um destino no Senhor. Além do nosso chamado individual, existe um propósito coletivo: o ministério da reconciliação. Para sermos bons embaixadores de Jesus, precisamos aprender a nos enxergar como Deus nos vê e como Ele nos criou para ser.

“Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus enviou seu Filho ao mundo não para condenar o mundo, mas para salvá-lo por meio dele. Não há condenação alguma para quem crê nele. Mas quem não crê nele já está condenado por não crer no Filho único de Deus. E a condenação se baseia nisto: a luz de Deus veio ao mundo, mas as pessoas amaram mais a escuridão que a luz, porque seus atos eram maus. Quem pratica o mal odeia a luz e não se aproxima dela, pois teme que seus pecados sejam expostos. Mas quem pratica a verdade se aproxima da luz, para que outros vejam que ele faz a vontade de Deus” (João 3:16-21).

Limpe seu espelho

Assim como limpamos o espelho quando ele embaça para nos enxergar claramente, devemos cuidar da nossa vida espiritual. Conhecer a Palavra do Senhor é fundamental, mais importante ainda é praticá-la em nossas atitudes e em relação ao próximo.

Ao vivermos de acordo com essa nova natureza, desenvolvemos uma percepção correta de nós mesmos e dos outros, amando como Cristo nos amou e cumprindo aquilo que Ele nos confiou como Igreja.

“Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou em Cristo com todas as bênçãos espirituais nos domínios celestiais. Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade. Deus assim o fez para o louvor de sua graça gloriosa, que ele derramou sobre nós em seu Filho amado. Ele é tão rico em graça que comprou nossa liberdade com o sangue de seu Filho e perdoou nossos pecados. Generosamente, derramou sua graça sobre nós e, com ela, toda sabedoria e todo entendimento. Agora Deus nos revelou sua vontade secreta a respeito de Cristo, isto é, o cumprimento de seu bom propósito. E o plano é este: no devido tempo, ele reunirá sob a autoridade de Cristo tudo que existe nos céus e na terra. Além disso, em Cristo nós nos tornamos herdeiros de Deus, pois ele nos predestinou conforme seu plano e faz que tudo ocorra de acordo com sua vontade. O propósito de Deus era que nós, os primeiros a confiar em Cristo, louvássemos a Deus e lhe déssemos glória. Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória” (Efésios 1:3-14).

Portanto, que nossa vida reflita a glória de Deus, servindo de exemplo para que as pessoas possam enxergar Jesus por meio de nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​
Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!