denise
Dennise Medeiros
Aluna do Rhema Brasil

“O bom é o inimigo do melhor”. Tenho certeza que você já ouviu tanto essa frase que sabe até me dizer de trás pra frente! Queremos o melhor de Deus, e por “melhor” se entende aquilo que é simples, sem complicações, já vem prontinho, aquilo que joga nossos “Será que é de Deus mesmo?” pela janela. Para grande parte dos crentes, o melhor significa aquilo que aparece na sua vida e você só precisa agarrar. Mas será mesmo?

Não sou contra buscar a vontade do Pai, isso é correto e é o que Deus espera de nós. Mas me preocupo em ver quão romantizada a questão do “melhor” tem se tornado. E isso não se aplica a relacionamentos apenas, mas a todas as áreas das nossas vidas.

Creio que se categorizamos o melhor de Deus pelo que nossos olhos veem ou nossas emoções sentem, estamos em apuros! Se voltarmos ao Éden, veremos que Eva foi atraída pelo lado maravilhoso de uma árvore ruim. Confere comigo:

“Então, vendo a mulher que aquela árvore era BOA PARA SE COMER, e AGRADÁVEL AOS OLHOS, e árvore DESEJÁVEL PARA DAR ENTENDIMENTO, tomou do seu fruto, comeu, e deu a seu marido, e ele também comeu.” Gênesis 3:6

Posso imaginar o diabo dizendo pra Eva coisas do tipo: “Ah amiga, como isso não seria de Deus pra você? Olhe só quantas bençãos terá quem comer do fruto dessa árvore! Essas são qualidades do melhor de Deus, por que você sabe, tudo que é bom, desejável e agradável vem dele. Não deixe essa oportunidade passar”. Bom pra se comer, bonito, desejável para entendimento… Espera aí! Isso é bom, não é? Depende. No que Deus diz NÃO as melhores qualidades se tornam em desgraça.

A aparência não é um determinador do melhor de Deus pra sua vida, e jamais vai ser. Jesus é o maior exemplo disso. O fato dEle não ter vindo a Terra como um pop star fez com que fosse desprezado pelos seus. Gosto de uma frase que ouvi Gilson Lima dizer “não despreze o que Deus tem pra você por que veio numa embalagem que você não gosta”. Gente, isso é sério! Tem gente perdendo oportunidade de emprego, amizades, só por que “quer o melhor!”. O melhor passou por eles e eles nem sabem…

Tenho o desejo de cursar o Rhema em Tulsa, então por muito tempo me segurei pra não estudar aqui, já que o “melhor” seria nos Estados Unidos. E lembro também que quando ia conversar com pessoas mais maduras sobre isso ouvi muitos “Dennise, faz o Rhema aqui primeiro. Depois você faz lá de novo”. Eu ficava chateada! Aos meus olhos, elas estavam apagando a chama que estava em mim. Como eu era boba! Hoje vejo que estou curtindo a melhor época da minha vida, e se pudesse, voltava e fazia tudo de novo.

Poderia dizer vários outros exemplos aqui. A vida de Paulo mesmo seria vista como alguém que anda fora da vontade de Deus e está caindo em juízo. Mas isso foi verdade? De forma nenhuma! Graças a Deus pela fidelidade dele, que em meio a tantas pressões soube discernir a vontade do Pai e permanecer firme.

O que podemos usar para identificar o melhor, então? O testemunho interior e a Palavra de Deus. O sentimento e a opinião do ser humano muda muito, eles são baseados no agora, mas o Senhor não age assim. O Pai vê além e é perfeito, o que Ele diz que é ruim é ruim, não importa quão bom aparentemente seja. E o mesmo vale para o bom. Não seja bobo, não permita que as respostas de Deus passem por você enquanto você está agarrado ao surreal, as imaginações, aos achismos sobre como vai ser o seu melhor.

As vezes o melhor vai exigir esforço da sua parte, renúncias, mas sempre vai valer a pena no fim!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!