Você já parou para pensar o que acontece com o milho usado para fazer pipoca? Ele é jogado no óleo quente e submetido ao calor do fogo. E aí, depois de pronta, quando você abre a panela percebe que além das pipocas, alguns grãos queimaram ou ficaram no fundo da panela: o mururu.
Quando penso em todo esse processo, entendo que é nesse “calor da panela” que a gente descobre quem realmente é.
Provérbios 17.3 mostra que “o ouro e a prata são provados pelo fogo“. Eles precisam esquentar até serem amolecidos o suficiente para serem purificados e depois lapidados.
Às vezes, a gente passa por algumas pressões e a Bíblia diz que elas vão existir, mas devemos ter bom ânimo. O modo de encarar esses momentos pode fazer a diferença, se vamos queimar paralisadas no fundo da panela — como os mururus — ou se vamos nos levantar, encarar o processo e ser transformados.
Pipoca ou mururu?
Se você pensar um pouco, certamente vai lembrar de coisas que já viveu que pareciam não ter jeito, e depois, essa adversidade resultou em uma grande bênção na sua vida. Você descobriu um novo dom, uma nova carreira, um poder de superação que nunca imaginou ter.
Sinceramente, olho para mim e vejo que as pressões que vivi, familiares, financeiras, vieram, mas me transformaram para melhor. Você deve sentir isso também! Só que é difícil a gente perceber que estamos nos fortalecendo enquanto estamos diante delas. Mas, glória a Deus pela Sua Palavra que nos sustenta e fortalece em nossa fraqueza.
Os desconfortos, as pressões, as circunstâncias às quais somos submetidos nos impulsionam à transformação.
Em primeira Pedro 4.12 diz: “Amados, não vos assusteis com a provação que surge entre vós, como fogo ardente“. Ou seja, precisamos ter coragem para enfrentar as circunstâncias e confiar que elas são passageiras e que vamos vencê-las. Como? Romanos 5.3-4, nos ensina que devemos nos gloriar na tribulação, porque ela produz perseverança.
Então, minha irmã, meu irmão! Eu não sei qual é a adversidade que você está passando! Mas tenha fé, você já venceu outras e vai vencer esta também! Apegue-se ao que a Palavra de Deus diz e reflita sobre isto: quem sou eu no calor da panela? Pipoca ou mururu?