Verbo FM

Sintoma não é doença!

Marta Chrisostomo
Professora do Rhema Brasil

“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaias 53.4-5)

Tenho estado inconformada com situação de enfermidades e doenças recorrentes principalmente na igreja, não é de hoje. SINTOMAS tem levado cristãos a questionar a veracidade de um evento glorioso que é a saúde divina e a cura conquistada por Cristo .(1Pe 2.24 concorda com Isaías 53. 4-5).

Não me excluo de forma alguma, pois é também em minha própria vida e de minha família que desejo manter em saúde divina sem interrupções. Mas, por vezes, já não nos deparamos com uma sensação na carne ou sentimento agressivo, sintoma (para cada indivíduo que o sente) que esbarra com algo que, por exemplo, a mídia declara como sinais uma doença ou epidemia e pronto, lá vem o frio no estômago.

Seguindo do pensamento: “Peguei isso!” Pior que não combater o pensamento é a confissão que pode acompanhá-lo: “Acho que estou com isso ou com aquilo; peguei isso ou aquilo”. “Minha dor de cabeça ”. Sintomas tem roubado do povo de Deus a confissão de fé numa questão séria demais que é andar em saúde divina.

Acabei por procurar saber o que seria um sintoma e encontrei na literatura médica que SINTOMA é qualquer alteração da percepção normal que o PRÓPRIO INDIVÍDUO tem de seu corpo, do seu metabolismo, de suas sensações, podendo ou não consistir-se em um SINAL de doença e ou enfermidade.  (Um SINAL é aquilo que pode ser percebido por outra pessoa sem a necessidade do relato ou comunicação do indivíduo e que só deve ser identificado como tal por um profissional de saúde.)

Quem nunca ouviu a pergunta médica: “Quais são os SEUS sintomas?” Médicos vão procurar por sinais visíveis em nossos sintomas… Incrível não é mesmo? Ainda assim, vão precisar de respaldo de exames minuciosos para ligar algum sinal a uma doença ou enfermidade.  Mas quantos de nós chegamos até o médico com a enfermidade ou doença prontinha? Adquirida de um sintoma. Sem ao menos haver sinal algum visível? E que pode nunca vir a ser?

Se acordamos com um mal estar ou sentirmos uma dor de cabeça, não precisamos declarar que estamos ficando doentes: gripados, abatidos, depressivos, ou que uma enfermidade ou doença voltou. Um espirro e lá vai: “Vou ficar gripado”.  Pois seja conforme sua fé!

Um dia acordei como se algo me impedisse de engolir, com um “bolo” na garganta. Eu podia senti-lo. Alguns pensamentos logo vieram do que poderia ser. Não os combati e ao fim do dia decidi que precisava ir ao médico. O médico perguntou os MEUS sintomas e eu disse quais eram… NÃO HAVIA SINAL algum de nada que eu sentia e relatava. O médico foi taxativo: Ansiedade. – Fiquei chocada!

Fp 4.6 subiu do meu coração e me arrependi imediatamente, pedi perdão a Deus ali mesmo.

Fiz os ajustes na minha fé colocando minha mente cativa em obediência ao que diz a palavra sobre o assunto e… instantaneamente tudo voltou ao normal. Não havia mais dor e nada obstruía minha garganta.

Em momento algum eu digo a alguém que deixe de ir ao médico se sentir algo. Mas se um médico disser: não há mais o que ser feito? Daí então vai se correr para a fé ? Afinal devemos lembrar que se o testemunho de alguém é válido na terra, maior é o testemunho de Deus ao nosso respeito. (1 Jo 5.9)

Pergunto: Por que não recorrermos, pelo menos nós, os que dizemos que cremos, primeiro a fé? A palavra de Deus é íntegra, infalível. Não muda nunca.! Não passa e tem o próprio Deus velando sobre ela para A cumprir. Sabemos que é a Palavra de Deus é a única verdade capaz de transformar realidades. (1 Tm 4.9/ Jr 1.12)

Por que uma sensação ou um sintoma deve ditar o que somos, temos ou podemos? O cristão deve viver pelo que crê, não pelo que sente, ouve ou vê. Sentimentos, emoções e sensações não precisam ser arrancados de nossa vida, mas não podem ser as diretrizes para nosso viver.

A palavra é nossa bússola – ela dita de forma compreensível os pontos de direção seguros para nós, o Espírito estabelece essa orientação a partir de nós. Podemos e devemos colocar sintomas no lugar certo deles – longe– confessandoa verdade – e resistindo na autoridade do nome sobre todo o nome: O NOME DE JESUS! Não trate um sintoma como se fosse uma doença. Não o aceite tão pouco.

O cristão tem que parar de perder tempo procurando histórico de enfermidades na internet, aprendendo sintomas de casos com a desculpa de combatê-los. O cristão tem que investir tempo buscando na Palavra de Deus segurança e fundamento para sua fé, nesse caso na área de saúde divina. Afinal é assim que a fé vem. Pela Palavra de Deus.

Manter pensamentos saudáveis, vida de oração, comunhão com a palavra, meditando nos seus ensinos, a confissão alinhada a isso,oração em línguas Essas atitudes mantém qualidade de vida saudável.Nosso dia, família, trabalho, saúde, humor será o que e como nós crendo no coração dissermos com nossa boca.

2 Comentários

  • Realmente devemos nos alimentar da palavra de Deus o tempo inteiro pois assim ficaremos com ela guardada em nosso coração e então falaremos o que estiver no centro da vontade do nosso Pai, Jesus de Nazaré.

    Resposta
  • Essas são atitudes que verdadeiramente precisam ser realidades na vida de todo Cristão, a começar da minha vida. Mensagem rica em conteúdo e graça.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!