Verbo FM

Tempo de espera, tempo de ficar focado.

marta
Marta Chrisóstomo 
Professora Rhema 

Este texto não tem a pretensão de querer ensinar sobre nenhum  dos assuntos. Mas de incentivar a não olhar para a espera como algo prejudicial e pernicioso, grotesco ou castrador. Visto que todo sonho ou objetivo tem etapas – algumas mais longas outras nem tanto. Mas sempre com o intuito de preparação para o aproveitamento máximo na realização do mesmo e isso demanda alguma espera.

No tempo da espera é preciso ter plena convicção daquilo  que se espera. De que é real e vai acontecer.  Isso é fundamental, por quê?  Se temos um alvo, um objetivo, um sonho e ele real para nós, os sacrifícios ou o que quer que se oponha não terá capacidade imobilizar, castrar , impedir a sua realização. A bíblia é recheada de exemplos, sobre pessoas com sonhos ou objetivos, onde vemos um tempo de espera e alguns possíveis obstáculos, até que se manifeste o que já era real no coração. Os únicos capazes de causar a não realização eram eles mesmos.

E, claro, que esperar por algo não é uma coisa tão simples como parece no início. Ainda mais para uma geração onde tudo é instantâneo. Esperar trás algum tipo de esforço e até desconforto. Bem como empreendimento e investimento, de recursos emocionais, espirituais e físicos, a exemplo de uma mulher grávida .

Ela recebe a notícia de que seu sonho ou objetivo de ser mãe é agora um fato. Bastam dois pequenos riscos num papel de exame e isso é a prova necessária para a convicção plena de que seu sonho é real, mesmo sem que ela veja ou toque naturalmente seu bebê. Ela tem certeza de que a maternidade já é um fato consumado.

Fé  é isso! Um documento de propriedade que nos dá  prova ( a plena convicção )de uma coisa que ainda nem vimos vai acontecer (Hb 11.1).  Mas é claro… Que assim como até mesmo a mãe… Que não tem como negar a gravidez … pode passar por desafios na espera… faço aqui uma equivalência que pode ajudar em momentos de espera do nascimento de sonhos, objetivos e alvos que se esperam pela fé.

Assim como nada tira a alegria da mãe que espera, os  dias e semanas … Por mais incômodo que seja esperar … Nada a desmotiva … Assim ficam aqueles que estão grávidos de seus sonhos… alegres felizes radiantes. Mas é preciso manter também  a confiança e serenidade  como uma mulher grávida,  por mais que algo venha contra a gestação. Assim como ela está com a atenção em tudo que leva a bom termo sua gravidez  e começa a se mover em prol  de ver … E tocar  o sonho. Assim deve agir todo o que gera algo pela fé. Mantendo a atenção, o foco. E lembro de Josué 1.6-8, onde o Senhor diz a Josué que tenha bom ânimo. Se anime. E que coloque sua atenção nAquele que é poderoso para realizar suas promessas. Assim terá bom êxito na realização.

Assim faz a mãe prestes a dar a luz… Fica gerando , pensando… Fala de seu sonho o tempo todo. Com convicção e amor. Trabalha os detalhes  para esse tempo. Não fica parada só porque tem a certeza de que é real. E sabe que vai acontecer. Não se descuida e não poupa esforços no sentido de que nenhum esforço é demasiado grande para trazê-lo para fora. Tempo de preparação não é tempo perdido afinal. Olhar para a mãe gerando é observar detalhes, de trazer o que está dentro, onde nasce um sonho e é gerado, para fora.

Assim como a mãe prestes a dar a luz, está sempre atenta a tudo e vai cuidando dos detalhes para o nascimento… Nunca deixa tudo para cima da hora .  Arruma o que precisa arrumar na sua própria vida, em casa … Assim devemos ser nós, e não sermos pegos de surpresa como os que não acreditam. E quando medos batem ou circunstâncias atacam… a mãe sorri e dá maior atenção ainda e carinho a seu sonho … Fala sobre ele… fala com ele … como ele vai acontecer, como vai ser vivido e crescer.

Olha novamente para os documentos  que dizem que o sonho é real. Assim deve ser todo aquele, que está grávido de um sonho ou de um objetivo , não se pode dar  lugar a duvida ou ao medo , pois eles estragam e matam os sonhos… E olhar direto  para o que  alimenta a certeza, a fé. Olhar para a palavra de Deus é ver a fé chegar e crescer. Meditar nisso traz segurança e descanso.  Dessa forma, assim como a mãe não  desiste e espera perseverante. Resistindo a tudo e todos que tentem tirar ou roubar dela o momento da realização. Assim aquele que espera confiante, no Senhor, não vacila e não retrocede e pode tocar o que já era perfeito mesmo sem ver.

Ao longo dos meses de espera …  até a mãe mais confiante em alguns momentos pode sentir alguma irritação … Mas resistir a isso também é preciso… e assim como é aconselhado a uma grávida tomar banhos relaxantes… Novamente nos identificamos pelo momento de tranquilidade e paz que traz o poder da palavra em nossas orações, meditação, louvor e ações de graças que tornam a espera menos sofridas e trazem benefícios a alma.

Assim como são receitados óleos para as mamães não terem marcas do tempo de espera  enquanto ela se ajusta ao sonho e o sonho cresce dentro dela… assim a oração em línguas, a edificação pessoal e intimidade com a unção tem a deliciosa função de bálsamo, frescor e ânimo.

Quando Deus está envolvido … Tudo está  bem … Já já vai acontecer!

Confia no Senhor e espera NELE. O mais Ele fará !

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!