Verbo FM

Todo tipo de arte pode ser adoração?

Felipe AguiarFelipe Aguiar

Graduado da Escola de Ministros Rhema

Muitas pessoas, no assunto da adoração, pensam que adoração, louvor, música, tudo fica jogado na mesma caixa, e pensam que eles são a mesma coisa. Mas não são.

Adoração, primeiramente, é algo espiritual. Procurando o sentido original da palavra no hebraico, ela significa prostrar-se, render-se. E quando vemos a primeira menção a essa palavra na Bíblia, vemos o exemplo de Abraão, subindo ao monte para sacrificar o seu filho Isaque.

 Então, disse a seus servos: Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. ( Gênesis 22:5)

A adoração na época de Abraão, e também no antigo testamento, era ligada à sacrifícios de animais. Todos os anos milhares de animais eram mortos, porque toda vez que eles pecavam, precisava haver derramamento de sangue. Mas o sangue de animais não era perfeito, ele só encobria os pecados do povo.

Em Jesus, o Cordeiro de Deus, temos um sacrifício perfeito. Não precisamos mais sacrificar animais, porque ele fez o sacrifício perfeito. De uma vez por todas! E fazendo isso, ele nos religou a Deus, tornando aqueles que o aceitam adoradores.

O texto clássico de adoração (João 4), nos revela que já vem a hora, e já chegou, quando os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade. Não mais por causa dos animais mortos, mas por causa de Cristo. Em espírito, porque em nosso Espírito habita o Espírito Santo, e também em verdade, nas nossas atitudes. Aí entra o louvor.

Louvor significa elogio. Louvar significa elogiar. O louvor é a expressão externa da adoração no Espírito. O louvor é como se fosse a voz da adoração, o que traz para fora a realidade do coração. Não apenas no que cantamos, mas nas nossas atitudes. Será que vivemos uma vida de louvor a Deus com nossas atitudes? Ou só louvamos a Deus quando cantamos.

Entendendo isso, será que as artes, o teatro, a pintura, são adoração a Deus? Sim e não. Todo homem nascido de novo está habilitado para adorar a Deus. Porém algumas pessoas carregam em si um anseio de se expressar de forma artística. Essas pessoas têm a criatividade aguçada no universo das artes. Seja através da música, da poesia, da pintura, do teatro, do cinema… E se essas pessoas utilizam desse talento para expressar aquilo que está no seu coração, isso traz glória a Deus!

Tudo o que traz glória a Deus é adoração. E nem sempre o resultado da expressão é uma arte que é chamada “gospel”. Nem todas as músicas que são compostas por cristãos se encaixam na liturgia do culto. E também nem todas as formas de arte podem se encaixar nos cultos ordinários, comuns da maioria das igrejas.

Eu reconheço que a música é muito mais comum que outras formas de arte do culto. Talvez a dança, o teatro, o cinema, tenham um espaço menor devido ao fato de essas não serem tradicionalmente incorporadas à liturgia do culto. Mas mesmo assim, devemos pensar se nós, como igrejas, estamos, de qualquer forma que seja, criando espaço para essas manifestações artísticas. Congressos de Artes, por exemplo, são um grande espaço para que isso aconteça. Graças a Deus por eles existirem! Mas no nosso dia-a-dia, que espaço damos, por exemplo, para os trabalhos artesanais manuais?

Não é à toa que muitos artistas se sentem rejeitados pela igreja. Não por terem seu talento negado, mas por não encontrarem espaço para sua forma de arte enquanto outras (principalmente a música) ocupam lugar de destaque.

Que parta de nós incluir os artistas e seus diversos tipos de arte, para que todo o Corpo de Cristo usufrua do talento que Deus depositou neles. Quando os deixamos de lado, nós como Igreja é que perdemos oportunidade de alcançar aqueles que só abririam seu coração ao usufruir da sua arte.

1 Comentário

  • FELIPE AGUIAR
    A VIDA FOI FEITA DE PEQUENOS MOMENTOS QUE SE TORNAM GRANDES QUANDO COMPARTILHAMOS COM O CONHECIMENTO. O CONHECIMENTO SÓ SE TORNA IMPRESCINDÍVEL E RECOMPENSADOR QUANDO COMPARTILHADO. ADOREI O SEU COMENTÁRIO SOBRE ARTE E ADORAÇÃO. APRENDI MUITO COMO TEU TEXTO. DEUS TE ABENÇOE COM MUITA SABEDORIA.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!