Verbo FM

Trilogia ‘O tempo’: Passado – Parte I

RG 11
Rubens Nascimento
Graduado da Escola de Ministros Rhema

O passado é um recorte do tempo de nossa vida, o qual faz referência a todo e qualquer acontecimento em período anterior àquele que estamos vivendo.

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.” (Isaías 43:18,19)

Observando o texto acima vemos que a Bíblia nos recomenda a esquecer o passado, e digo isso não em relação as lembranças das boas experiências vividas, mas, sim, no tocante aos eventos que podem ter trazido algum sofrimento, dor ou angústia.

Estar constantemente nesse tempo anterior é não permitir que essas feridas se fechem e/ou se curem, e essas lembranças negativas acabam bloqueando o tempo atual.

Viver aprisionado ao passado, remoendo situações, pode dificultar um processo genuíno de perdão e de libertação; além, ainda, de inviabilizar a alegria, harmonia e comunhão com os demais. Deus nos diz, através de Sua Palavra, no livro de Isaías 43:25, que Ele já apagou as nossas transgressões e que já não lembra dos nossos pecados. Ele considera o tempo presente e projeta para nós um futuro grandioso, Nele. – Devemos, pois, aprender com essa recomendação divina.

No que diz respeito ao perdão, algumas pessoas também precisam aprender a perdoarem a si mesmas; das falhas que foram cometidas, e, assim, nesse aprendizado, também perdoar aquelas pessoas que, porventura, tenham as ofendido.

É preciso entender que tudo o que alguém fez contra nós no passado já não pode exercer qualquer influência no tempo presente, salvo se nós mesmos permitirmos que essas experiências negativas tenham esse poder contínuo de nos fazer mal. Nós é que decidimos isso.

Devemos pois focar nossa energia completamente naquilo que estamos vivendo hoje, estabelecendo metas, fazendo um planejamento de vida e mantendo um coração motivado naquilo que vai acontecer no tempo futuro; fazendo o que é bom e o que é certo e esquecendo das coisas que para atrás ficaram e avançando assim para aquelas que estão adiante de nós.

“Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13,14)

Finalizando, é possível mudar o passado? Se tivermos a compreensão de usufruir e viver intensamente o tempo presente, quando este tempo estiver na linha da vida que corresponde ao passado, certamente teremos mudado a nossa história.

E, assim, quando o futuro se tornar presente, poderemos nos remeter ao passado (o tempo de hoje) e percebermos que fizemos uma plantação de momentos felizes, os quais servem para promover uma projeção e expectativa favorável, tendo muitos e tantos testemunhos de vitória para edificar e fortalecer a vida de outras pessoas e a nós mesmos.

Em breve falaremos mais sobre isso.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!