Verbo FM

Você entende a Mensagem?

Karine Passos – Licenciada Verbo da Vida Tauape – Fortaleza, CE

Atos dos Apóstolos 8.26-31 diz assim:

“Um anjo do Senhor disse a Filipe: “Vá para o sul, para a estrada no deserto que liga Jerusalém a Gaza”. Filipe partiu e encontrou no caminho um alto oficial etíope, o eunuco responsável pelos tesouros de Candace, rainha da Etiópia. Ele tinha ido a Jerusalém para participar da adoração e estava no caminho de volta. Sentado em sua carruagem, lia em voz alta o livro do profeta Isaías. Então o Espírito disse a Filipe: ‘Aproxime-se e acompanhe a carruagem’. Filipe correu até a carruagem e, ouvindo que o homem lia o profeta Isaías, perguntou-lhe: “O senhor compreende o que lê?’. O homem respondeu: ‘Como posso entender sem que alguém me explique?’. E convidou Filipe a subir na carruagem e sentar-se ao seu lado.. E passou a explicá-lo…”.

Lemos o episódio em que a Igreja estava ganhando impacto em todas as regiões pelas quais os apóstolos e discípulos de Jesus carregavam a Mensagem de Cristo. 

Chama-me a atenção duas coisas nessa passagem:

A primeira é que Felipe estava sempre alerta, sensível e pronto para servir a Deus. Isso nos mostra que não falta trabalho para aqueles que estão conectados ao Espírito Santo. Deus sempre vai nos orientar e nos mostrar por onde devemos ir, e como fazer a Sua obra. Todos nós somos úteis nas mãos de nosso possuidor, Jesus. A outra é que o etíope lia as Escrituras em alta voz. Uau! Parece-me um homem intenso e desejoso em compreender as Escrituras. Deus se move por fé e consegue perceber a real necessidade dos corações.

Nesse diálogo entre Felipe e o etíope, podemos ver nitidamente o cuidado de Deus enviando o socorro para que esse homem fosse salvo, mediante a única forma disso acontecer: compreendendo a Mensagem!

As Escrituras necessitam ser compreendidas por aqueles que as leem ou as ouvem. Se não fosse assim, o anjo não teria mandado Felipe ir até aquela cidade só para levar salvação a um homem que tinha sede e fome por Deus. Isso me leva a querer saber: e quanto a você, qual tem sido a sua fome de compreensão das Escrituras que procedem de Deus?

Qual o tamanho da sua sede e fome por Deus?

Tão importante quanto ouvir a Palavra é compreendê-la como de fato ela é.

Outra reflexão para alguns, seria: será que quando Deus envia pessoas para lhe explicar as Escrituras você as rejeita? Aquele homem é inspirador pela forma como respondeu a Filipe humildemente: “Não compreendo o que leio, porque não tem quem me explique”.

Ele não era religioso, porque, se fosse, teria dito: “Sim, sim. Entendo tudo”. Ele também não foi mentiroso, enganando a si mesmo, e dizendo: “Não, está tudo bem, não preciso de você”. Ele simplesmente fez o que era o certo: “Eu preciso de você! Eu preciso de Deus! Eu quero compreender! Ajude-me!”.

Quando Deus nos envia o socorro, é necessário enxergá-lo e agarrar o Seu auxílio. Não me admira que Jesus no Sermão das Bem-aventuranças tenha dito: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque destes é o Reino dos céus” (Mateus 5.3).

A humildade de coração é o que torna alguém ensinável e disponível para aprender. Repito: tão importante quanto ouvir a Mensagem, certamente é COMPREENDÊ-LA!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!