
Assim que os primeiros acordes da guitarra ressoaram no templo, uma nota de fé e convicção foi liberada. Nas cordas, Gabriel Teixeira, produtor musical do Ministério Verbo da Vida, deu o tom a Filipi Rodrigues.
Junto a eles um canto de esperança soou entre os irmãos presentes. “Eu acredito na Sua voz…” insistia o ministro, conduzindo o grupo e declarando ao Senhor a grandeza do Jeová Rafá – o “Deus que cura”.
A oração cantada tinha um endereço certo: a vida preciosa de Sylvia Lima. Foi debaixo dessa onda de amor que o nome de Jesus foi glorificado e que a Reunião de Pastores e Diretorias foi iniciada na noite de hoje.
Assim, dando continuidade às instruções ministradas durante o evento, o Pr. Perilo Borda deu início à programação.
Tão logo saudou os participantes, ele contou que no ano passado, quando Keith Butler e Scott Webb vieram ministrar nas Conferências de Ministros Verbo da Vida, mesmo em épocas diferentes, eles falaram a mesma coisa: “O segredo deste Ministério é a unidade que há entre vocês”, revelou o pastor, dando pistas do que o público iria ser instruídos durante sua mensagem.

O SEGREDO É A UNIDADE
“O segredo do sucesso do nosso Ministério é a unidade. Nesse sentido, o Pr. Bud buscava sempre ler a passagem que encontra-se em I Coríntios 1.10, a respeito de que falemos sempre a mesma língua. Ele sempre buscou preservar a unidade entre os ministros”, disse Perilo, argumentando que ter partidarismo, preferências, estimular divisões e contendas não fazem parte da visão do MVV. “O Verbo da Vida é uma visão celestial e por ela vou sempre zelar”, declarou.

Exemplificando como as divisões e contendas são alimentadas, Perilo exibiu um trecho do Pica-Pau, enfatizando que o diabo é mestre em promover desunião e quem mais gosta quando a unidade é quebrada para dar espaço à confusão.
EHE-HEHE-HE!
“Tem gente que se gloria de ser partidário, desprezando até mesmo os outros. De maneira mais grave, tem gente que acha que não é partidário, mas no coração é. Isso é mentira! Agindo assim, estaremos alimentando uma facção, pois o que era para ser inteiro, estaremos dividindo em partes”, asseverou o ministro.
Estimulando que a paz seja cultivada em vez da necessidade de ter sempre razão, Perilo Borba incentivou todos a serem promotores da paz.
O MESMO PENSAMENTO
Todos os ministros e pastores presentes no templo perceberam que o mesmo peso de andar em unidade e falar a mesma coisa deve ser dado ao fato de cultivar o mesmo modo de pensar. Foi com foco nisso que Thiago Borba proferiu sua mensagem de hoje.

“Devemos ter o mesmo modo de pensar. O jeito Verbo da Vida de ser é termos o mesmo propósito, valores e comportamentos. Existe um jeito, um estilo, um costume no valor que nos identifica como Verbo da Vida. Existe uma cultura do nosso Ministério. Sabendo dessa importância, devemos sempre cultivar nas nossas igrejas essa responsabilidade”.
O pastor Thiago tratou tais instruções como uma cultura que, mesmo não estando escrita no Ministério Verbo da Vida, faz parte da responsabilidade de cada um preservar essa conduta em todas as igrejas.
“Implantar uma cultura requer esforço, instruções. É preciso ensinarmos as pessoas, de maneira repetida”, afirmou ele, falando aos demais pastores acerca de como devem ensinar suas ovelhas, por meio da repetição constante, tal qual instrui os versos de II Pedro 1.12-15 .
HONRA E LEGADO
Após um breve intervalo, a programação teve continuidade com a ministração de João Gabriel Albuquerque, líder do Departamento de Jovens da Igreja Sede.

Antes de iniciar a mensagem, ele fez questão de honrar os pais, o pastor João Roberto e Jannayna Albuquerque, demonstrando o quanto ele e suas irmãs os amam e como são gratos pelo legado que receberam de ambos.
“Para mim, é um privilégio fazer parte desta visão desde criança. Enquanto pensava sobre o tema, uma nota subiu ao meu coração em relação aos meus pais, a de que eles tem me ensinado pelo exemplo”, disse João, expressando sua honra por meio de uma oferta.

Em seguida, ele usou uma analogia de uma corrida, durante a qual um bastão é passado, para exprimir o cuidado e importância ao se transmitir um legado.
No tocante a isso, o ministro compartilhou algumas dicas para que os pastores possam transmitir o legado a esta geração. Confira a seguir:
Transmita uma causa: Esta geração está em busca de uma causa e você sabe qual é a causa que vale a pena viver ou morrer por ela: o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo.
Promova ambientes de desafios: O remédio para “mi mi mi” é promover desafios.
Crie uma identidade: Desenvolva uma marca com a qual eles possam se identificar e com uma linguagem jovem.
Promova movimento: É necessário que os jovens estejam em movimento, com diversas programações, que não deixem-os “escapar”.
Ambientes propícios para conexões: Estar conectado em ambientes de comunhão, com o surgimento de amizades, é essencial para um departamento de jovens saudável.
Delegue: Invista e seja referência para eles. Leve o que você tem recebido como pastor para o seu líder de jovens e adolescentes.
Por fim, João Gabriel deixou um recado claro para os pastores: “No que depender de você, não deixe esta visão morrer. Você é responsável!”, concluiu
A última pregação da noite ficou a cargo de Manoel Dias e, conforme ele anunciou, a unidade nos dons ministeriais foi a lição ensinada pelo ministro.
PURÊ, UNIDADE E BATATAS

“Deus está esperando um nível de unidade entre os dons espirituais e as lideranças. Estar junto não quer dizer que estamos unidos. Precisamos perder a individualidade”, declarou ele tomando como exemplo um saco de batatas e um prato de purê. Conforme ele explicou, o que diferencia um do outro é: as batatas no saco estão juntas, mas é o purê que resulta da união de todas elas.
“A gente não é um saco de batatas! A gente é um prato de purê! Quando um chora, o outro chora! Quando um ri, o outro ri. É aí que Jesus vai derramar a Sua glória.”
Maneco ainda tratou acerca de que a competição não é algo a se cultivar no Ministério. Perilo Borba também motivou os irmãos a desenvolverem uma conduta de promotores da paz: “Seja um guardião do próximo. Aquilo que você quer que as pessoas façam por você, comece a fazer pelos os outros”.
Desse modo, sob notas de paz, unidade e o mesmo pensar, a segunda noite da Reunião de Pastores e Diretorias foi encerrada. A cada mensagem pregada é notório o quanto o Senhor tem sinalizado os ajustes necessários para que os ministros Verbo da Vida andem na mesma fé, vivam em santidade e possam levar adiante todo o legado estabelecido pelo Ap. Bud Wright.