Verbo FM

ESPECIAL: Conferência de Mulheres nos primeiros cinco anos vai além de números

Não resta dúvida de que a Conferência de Mulheres é o maior evento do Ministério Verbo da Vida (MVV). Em uma de suas edições, por exemplo, contou com aproximadamente 4 mil participantes. Essa grandeza vai muito além de números. Nas próximas semanas, você vai acompanhar aqui no nosso Portal uma série especial narrando a história dos 20 anos desse evento maravilhoso. Semanalmente, em cada matéria, você conhecerá cinco anos desta trajetória. 

O início…

Após 20 anos de existência, o evento coleciona milhares de testemunhos de milagres que alcançaram tantas famílias. Mulheres foram libertas, motivadas, fortalecidas, curadas e guiadas por Deus para fazer a diferença em seus lares e em suas cidades. Mas tudo começou com uma sementinha. 

Mama Jan Wright lembra muito bem do que aconteceu naquele ano de 1999, em Campina Grande (PB). Ela contou que o Senhor começou a tratar mais forte em seu coração sobre a criação do Departamento Feminino na sede do Ministério, quando percebeu, em uma reunião de ministros, algumas mulheres abatidas, quase em depressão. Assim, iniciou um trabalho para aconselhamento, oração e suporte às mulheres no MVV. Depois sentiu de estender essa visão para a igreja local. 

“Lembro-me de que Jannayna Albuquerque teve uma visão sobre o Corpo de Cristo e, na visão, metade do corpo era aleijado e não estava funcionando bem. Ali, o Senhor falou que era a mulher que estava ao lado do homem, vivendo naquela condição. Vimos a necessidade de levantar e reunir as mulheres para fazermos a vontade de Deus aqui no Brasil”, lembrou Mama Jan.

1999

Com essa visão, Jannayna Albuquerque realizou a primeira Conferência de Mulheres, no prédio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), sob a liderança de Mama Jan. O evento foi prestigiado por cerca de 300 pessoas e as preletoras foram Sayonara Delorve, Marizete Garcia e Jan Wright. Para Jannayna, o resultado dessa conferência lhe surpreendeu: “Depois que terminou a primeira, fiquei pensando: é possível fazer. Eu fiquei surpresa também com a resposta das esposas de pastores de fora, de como vieram e trouxeram pessoas. Pensei que a gente ia ficar só com Campina Grande, mas realmente veio muita gente de fora e, realmente, eu fiquei muito maravilhada com o que Deus fez”.  

A primeira conferência contou com um bazar especial. Quem contou detalhes foi Sylvia Lima, lidera a Coordenação Feminina do MVV ao lado de Mama Jan. “Na primeira conferência que nós fizemos, éramos poucas. Mas já foi tão intenso. Foi uma realidade nova pra gente”, falou Sylvia. Ela disse ainda que elas fizeram várias peças artesanais para o bazar. “Nós produzimos muitas coisas de trabalhos manuais e tínhamos um projeto para arrecadar um valor específico para a construção do forro da Igreja que ainda era na Prata. Vendemos tudo o que produzimos. Foi um sucesso!”, festejou. 

Um episódio que aconteceu nessa conferência mostra como o poder de Deus se manifesta nesses eventos. Mama Jan recordou que, antes do evento começar, teve uma forte dor na coluna que nem podia levantar da cama. Jannayna ligou para ela e perguntou se iria ministrar e ela respondeu que gostaria. Ela disse que, pela fé, se levantou e foi para o evento. “Naquela noite, subi as escadas ainda com pouco de dor, mas fui curada enquanto ministrava”, testemunhou.

2000

A segunda conferência, no ano 2000, foi realizada no Ginásio Estadual da Prata. Jannayna e suas auxiliadoras decoraram todo o local e transformaram o antigo ginásio com o visual de uma Conferência de Mulheres. As preletoras foram Vânia Ramiro, Fátima Lima, Sylvia Lima e Suellen Emery. Dessa vez, aproximadamente 600 mulheres participaram.       

Jannayna falou que a conferência foi tomando uma proporção cada vez maior e não era por causa da comunicação institucional. “A própria conferência era o marketing. Quem veio no primeiro ano, já falava para as outras mulheres, que se organizavam para estar no ano seguinte. A conferência era uma propaganda de si mesma. Era impressionante”, comentou.   

2001 

A conferência de 2001 aconteceu na recém-inaugurada igreja Verbo da Vida do bairro José Pinheiro, a conhecida congregação Zona Leste. Dessa vez, o evento contou com um número mais expressivo de mulheres. Cerca de mil pessoas participaram da conferência, que teve como preletoras Rosângela Aquino, Marina Souza, Graça Moreira e Jan Wright

Algo interessante foi observado com o passar do tempo. A cada ano, mais mulheres de outras cidades e estados participavam da conferência. Muitas delas aceitaram Jesus como seu salvador. Sylvia Lima comentou que “Não tem preço que pague isso. Tantas pessoas que vieram e receberam um refrigério, um fortalecimento, uma cura, uma resposta de Deus naquilo que foi falado. E, quando eu penso em tudo isso, eu me alegro demais, eu me regozijo, eu encontro forças para trabalhar muito mais e servir muito mais, porque não tem preço que pague o que Deus faz na vida dessas pessoas que são tão preciosas para Ele”

“Quando Deus junta mulheres acontecem ensino, ajustes, consolo, libertação, fortalecimento. É um ambiente em que mulheres podem ser tratadas por Ele em detalhes na vida delas.” (Jan Wright – vice-presidente do Ministério Verbo da Vida)

2002

A quarta conferência, realizada em 2002, continuou a escalada de crescimento. Como foi previsto, o evento contou com mais participantes, cerca de 1500 mulheres em caravanas de muitos lugares. Para isso, foi necessário um local maior. Assim, o Clube do Trabalhador de Campina Grande acolheu a conferência desse ano. Entre as ministrantes, Mama Jan e Sylvia Lima

Com o crescimento do evento, o número de pessoas que servem também aumentou. “Têm mulheres que trabalharam em todas as conferências, assim como eu, que serviram em todas, em vários lugares. Eu vejo o quanto elas são dedicadas. O quanto é importante reconhecer essas mulheres que servem, que trabalham, tantas vezes se sacrificando tanto, tendo que cuidar da família, muitas vezes estando com a casa cheia de hóspedes”, observou Sylvia Lima.

2003

A quinta edição, de 2003, teve um marco especial. Devido à proporção que o evento tomou, a Conferência de Mulheres deixou de ser realizada pela Igreja Verbo da Vida Sede e passou a ser produzida pelo Ministério Verbo da Vida. Essa edição contou com quase 2 mil participantes e foi realizada também no Clube do Trabalhador de Campina Grande. Os cinco anos de conferência foram comemorados com um time de preletoras americanas: Elia Nicholas, Tommi Groom e Jan Wright

Jannayna Albuquerque afirmou que “Toda a conferência é remédio e vacina. Ela é remédio para quem já está contaminado. E é vacina de prevenção. Então, o que a gente recebe durante a conferência como um todo sustenta durante o resto do ano, se a gente ruminar a palavra recebida”. Assim aconteceu nos cinco primeiros anos de realização do evento. Assim continuou pelos anos seguintes. 

Sylvia Lima dá todo o crédito do sucesso do evento ao Senhor. “Só Deus podia ter feito com que avançássemos o tanto que avançamos e crescemos, na experiência que adquirimos. Só Ele podia ter semeado essa semente no coração de Mamma Jan e de tantas outras mulheres que têm corrido e espalhado essa visão”, expressou a coordenadora da Conferência de Mulheres. 

 

Testemunho pessoal

Dione Alexsandra, escritora e colaboradora no Ministério Verbo da Vida, participou de todas as conferências já realizadas. Ela deu um testemunho sobre como o evento influenciou no seu trabalho e o impacto causado na vida das participantes. 

“Me sinto muito feliz, extremamente honrada e abençoada por ter o privilégio de ter participado de todas as edições da Conferência de Mulheres. Alegro-me muito em perceber o inexplicável crescimento que esse evento teve ao longo desses 19 anos. Lembro da primeira com 300 mulheres lá na FIEP, mas a memória está bem atenta à última com proporções gigantescas. Já vi edições com mais de 3 mil mulheres juntas e reunidas na Igreja Sede, com tanta fome e sede da Palavra. Quantos relatos de cura, libertação e transformações já pude ouvir e ver diante de mim. Esse evento é tão importante para mim que, ao escrever meu primeiro livro, ‘Jornada para a liberdade’ decidi lançá-lo na Conferência de Mulheres por saber a importância que as mulheres costumam dar à leitura e ao conhecimento. Meu livro foi lançado em 2017 e, até hoje, recebo testemunhos tremendos do que Deus tem feito na vida delas. Juntar mulheres no mesmo lugar, com o mesmo propósito, é divino. Existe uma unção específica para tratar com a gente e os resultados estão aí diante de nós de forma inconteste, para mostrar que esse é um dos maiores eventos do Ministério Verbo da Vida conhecido na cidade, por lotar os hotéis, mas bem mais conhecido nos céus pelas centenas de vidas alcançadas.”

 

Confira o convite de Mama Jan para que você, mulher, participe da edição especial de 20 anos:

Conheça as preletoras da Conferência de Mulheres de 2019 clicando aqui.

Acompanhe o especial “Conferência de Mulheres 20 anos – duas décadas, muitas histórias”, clicando abaixo: 
ESPECIAL: Variedade temática da Conferência de Mulheres é um de seus grandes diferenciais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!