Verbo FM

Em defesa da família

em defesa da família - Tassos Lycurgo
Tassos Lycurgo
Pastor presidente do Ministério Defesa da Fé

Vamos falar sobre educação e precisamos estar em defesa da família. É interessante como as pessoas se submetem às técnicas de manipulação. As pessoas tendem a seguir um comportamento de um grupo, quando uma pessoa começa a reclamar isso leva a outras pessoas agirem da mesma forma. Um ato mínimo abre espaço para um ato mais gravoso. 

Vou aprofundar esse princípio de linguagem, pensamento e ação, que é uma linha de mão dupla. Quando uma criança é induzida a agir de uma determinada forma, diferente do que ela aprendeu em casa, isso se chama uma dissonância cognitiva. Isso é muito perigoso. Não tendo mais esse senso do que é certo e errado.

Isso cria um caminho para a manipulação da personalidade da criança e a forma que ela deve agir. Quando uma pessoa força a criança a fazer algo de forma sutil. Ela fica internamente sem entender, para resolver o porquê dela estar agindo de forma diferente do que ela faria em casa, acaba por justificar essa ação.

Se ela aprendeu que em casa o casamento é entre homem e mulher e na prova pergunta sobre isso e tem várias alternativas. Se você disser para seu filho para ele marcar de acordo com o que a professora dele ensinou como correto na prova, você está sustentando ele agir da forma diferente daquilo que você ensina para ele. Você estará criando uma dissonância cognitiva, o padrão de moral está sendo deslocado para aquilo que é diferente do que é ensinado em casa. 

Em defesa da família

Aquilo que a criança pensar, ela começa a agir. Devemos instruir os nossos filhos a agir da forma correta, independente dela tirar zero na prova. Você quer perder seu filho? Ele tem que entender que vale a pena pagar o preço para agradar ao Senhor.

Tenha cuidado com os “teatrinhos” que seu filho vai participar na escola. Com certeza não é uma obra de Shakespeare, ele pode agir diferente da forma de ser do que é correto, o centro de moralidade muda e começa a dar justificativa para a forma que ele está agindo. 

Existem técnicas em materiais pedagógicos para que isso aconteça. Está havendo uma onda nas escolas – gestão socioemocional. A escola não é feita para educar seu filho. Ela deve ensiná-lo matemática, física, etc. Quem educa sobre sexualidade é você, pai. A escola está querendo o poder de gerir a sua criança. O poder da família impede esses ataques tiranos.

Estão sendo criados homens mais frágeis, a vida é dura e precisamos superar os obstáculos. Se inspire nos apóstolos, temos uma geração fragilizada, homens que não se posicionam, por causa do comunismo ideológico.

Tempo para a família

Você precisa deixar seu filho desbravar, saber que as coisas são difíceis, como você quer que ele seja forte? Temos que ter percepção de tudo que está acontecendo e saber criar bem os nossos filhos.

Crie tempo para educar o seu filho. Existem vários deuses no mundo e se não cuidarmos dele, estaremos entregando nossos filhos a eles. Aquilo que mais dedica o seu tempo e recursos, se você não tem tempo para seu filho, é como se estivesse sacrificando aos deuses, como se fazia antigamente.

Eu fico entristecido quando vejo líderes se dedicando ao ministério em primeiro lugar e colocando em segundo plano a sua família. Somente Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossas vidas. Deus nos confia vidas – os nossos filhos. Eles têm livre-arbítrio, mas como pai e mãe deve fazer o melhor que puder. Você deve estar em defesa da família!

Fases da criação

Quantos maridos teriam coragem de entregar a sua vida pela a da sua mulher? Temos que nos posicionar e eu vou dar uma ideias para ajudar na criação dos filhos. São 3 fases de criação: 1 – maravilhamento, 2 – o amor e 3 – a segurança.

O primeiro momento de construção do sentido da vida, do momento que a criança nasce – capacidade de maravilhamento com o mundo, ela se encanta com a existência e com o mundo. Como pais devemos dar o melhor na música, arte, levá-los à igreja, fazemos se apaixonar pelas Escrituras, pelos personagens bíblicos, dar uma overdose do que é bom, belo e verdadeiro. 

Cuidado com o que seus filhos são expostos. Tire eles das telas, como a televisão e celular. O grande erro nessa fase é dizer para eles não questionarem, você vai abafar o que vai eclodir mais à frente, conhecer a Deus intelectualmente é importante. Torne seu filho especialista nas dúvidas que ele traz.

O segundo elemento quando a criança cresce um pouco mais, deixamos essa perspectiva de se maravilhar e começamos a nos questionar, buscando pela verdade. Na terceira fase já buscamos o sentimento da segurança.

Deus nos chamou para uma missão

Somos chamados a nos posicionar. Fazendo a diferença nessa guerra cultural. Onde vai um exército com pessoas frouxas? Nós temos uma missão a realizar, essencialmente propagar o Evangelho do Reino de Deus e isso envolve cuidar da sua família. Por que você acha que quando nos convertemos não somos arrebatados de imediato? Temos algo a fazer, somos o Corpo de Cristo.

Temos uma missão como Igreja do Senhor. As Escrituras dizem que somos um sacerdócio santo. Se uma pessoa acha difícil criar uma criança, saiba que você não está só não. Deus vai caminhar com você. Somos o sal da terra. Somos chamados para fazer a diferença. Devemos entender que sofreremos oposição por conta disso.

Se você não sofre algum tipo de perseguição por causa da sua fé, tem algo errado. Nossa batalha é manter a fé, não podemos ficar murmurando, sem querer enfrentar as coisas.

Precisamos entender a responsabilidade que temos. Temos que nos posicionar em defesa da família e do Corpo de Cristo.

*Trechos da mensagem do dia 13 de maio, de 2023, no “Seminário Em defesa da fé”

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!