Série: Erros fatais ao estudar as Escrituras – 3 Pressa e falta de tempo

tonnTonn Nunes

Graduado do Rhema

Certamente todos nós temos a experiência de que um dia parece acabar muito rápido e que quase não dá para realizar todas as nossas atividades nas 24 horas que dispomos.

A pressa é caracterizada pela falta de calma e paciência bem como pela afobação e precipitação ao realizar qualquer atividade.

Nós vivemos em uma geração sem tempo e que vive apressadamente.

Trabalho, estudo, família, compromissos, reuniões, trânsito e muitas outras coisas ocupam nosso tempo que cada dia parece mais escasso.

Assim, fazer tudo com pressa tornou-se quase uma regra.

Porém, para se estudar a Palavra de Deus é preciso dispor de tempo suficiente e com qualidade para poder aprender de fato.

Estudar a Bíblia afobadamente, de maneira apressada e precipitada é um erro grave, pois compromete significativamente sua produtividade nos estudos e atrapalha demais sua concentração e entendimento.

Assim, é absolutamente imperativo que ao estudar as Escrituras nós reservemos o tempo necessário para isso, pois como diz o ditado popular: “A pressa é inimiga da perfeição”.

Eu já tive muitos problemas com a falta de tempo, mas resolvi planejar melhor meu dia-a-dia para poder separar um momento específico para me dedicar as Escrituras. Não foi fácil, demorou, mas consegui.

O que fazer para arrumar tempo para Palavra?

Segundo Albert Einsten a falta de tempo é uma desculpa daqueles que perdem tempo por falta de planejamento.

Assim…

  1. Organize suas atividades do dia em uma agenda ou lista.

Muitos de nós temos muita dificuldade em criar uma rotina eficaz para nossas atividades e existem aqueles que odeiam horários, mas sem um mínimo de organização fica impossível dar conta de tantas coisas que temos que fazer em nosso dia a dia. Por isso, busque uma forma para organizar o seu dia, seja por meio de um aplicativo para celular, um programa de computador ou simplesmente em uma folha de papel.

  1. Separe um horário específico para estudar as Escrituras.

Ao definir suas atividades reserve tempo para a Palavra e um tempo de qualidade, pois esse negócio de 5 minutos por dia para ler e estudar a Bíblia e orar é insuficiente e não produz resultados espirituais na vida de ninguém. Você faz uma refeição para se alimentar fisicamente em 10 minutos? Creio que não. E porque será que muitos acreditam que com pouco tempo podem se alimentar espiritualmente? Estabeleça um tempo bom para dedicar a Deus mesmo que isso signifique acordar mais cedo, dormir mais tarde ou abrir não de atividades supérfluas.

  1. Controle o uso da tecnologia.

Hoje a tecnologia tem prendido nossa atenção e tomado muito de nosso tempo, mas devemos ter certo controle sobre esse aspecto da vida moderna. Claro que devemos fazer uso da tecnologia e ela é uma ótima ferramenta para nos auxiliar a viver bem, porém, não permita que as ferramentas tecnológicas te roubem a concentração no estudo das Escrituras, pois isso pode arruinar todo o seu planejamento para conhecer mais a Bíblia.

  1. Aprenda a dizer “não” para que não fique sobrecarregado.

Dizem NÃO é um dos mais necessários aprendizados na vida, pois somos limitados em nosso tempo e por isso se concordarmos em fazer tudo que nos pedem, jamais satisfaremos todas as demandas. Assim, delegue quando puder e rejeite assumir compromissos que não estão de acordo com seu projeto de vida.

Nunca permita que a pressa e a falta de tempo atrapalhe sua vida espiritual e seu aprendizado da Palavra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NewsLetter

Cadastre-se em nossa lista para receber atualizações de nosso portal. 

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!